TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ESCRITO DESCRITIVO DE GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  31/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE DE RIBEIRÃO PRETO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

TRABALHO ESCRITO DESCRITIVO DE GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Nome do aluno: Henrique de Queiroz

RIBEIRÃO PRETO – SP

Junho de 2020

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

A informação é o bem mais precioso e estratégico do século XXI. A era da informação disponibiliza este bem em um volume significativo e sem precedentes na história. A preocupação com as ameaças à confidencialidade, integridade e disponibilidade também é crescente e o assunto tem sido tratado nas reuniões dos CIOs e CSOs  das grandes corporações.

CONCEITOS E TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

O sistema de informação tornou-se um componente vital ao sucesso de empresas e organizações. Assim, constituem um campo de estudo essencial em administração e gerenciamento de empresas. Quando se busca um crescimento profissional e formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é importante possuir uma compreensão básica de sistemas de informação para entender qualquer outra área funcional nos negócios bem como auxilia-las nas áreas: de inovação, planejamento e gerenciamento da infraestrutura de informação e coordenação dos recursos de informação nas organizações; e no desenvolvimento e evolução de sistemas de informação e infraestrutura de informação para uso em processos organizacionais ou individuais.

Os sistemas de informações utilizados podem ser caracterizados por serem manuais, como utilização de telefonemas, cartas, oficio, entre outros, ou automatizados através de auxilio de ferramentas tecnológicas como computadores e sistemas inteligentes pré-programados para executar alguma ação mediante a informação.

DIMENSÕES DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:

Tecnológica: Gera informações que são uteis e oportunas por meio de recursos computacionais, fornecendo atualização e integração sobre as informações, potencializando processos, disseminação e transferência de informações. Dentre seus componentes estão os softwares, sistemas de telecomunicações, gestão de dados, e informações que interagem entre si e necessitam de recursos humanos.

Organizacional: São integrados os aspectos políticos e culturais da empresa, controle de fluxos de informação e organização dos recursos na empresa.

Humana: são abordadas as relações com as pessoas que utilizam os sistemas bem como aqueles que os desenvolvem e os processos de aprendizagem a eles relacionados.

ABORDAGENS DE ESTUDO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Os sistemas de informações são uma solução organizacional e administrativa para desafios e problemas criados num ambiente, instituições públicas e privadas, das mais diversas áreas e tamanhos, possuem sistemas de informação para auxiliar na gerência dos processos. Em ambientes corporativos, é comum encontrar um cenário com tipos diferentes de sistemas, tanto nos níveis operacional e gerencial, quanto no nível estratégico. Com isso, os dados são compartilhados mesmo entre sistemas que não estão no mesmo nível administrativo.

ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS DA ATUALIZAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

A ética da informação diz respeito às questões éticas e morais decorrentes do desenvolvimento e utilização das tecnologias da informação, bem como a criação, coleta, duplicação, distribuição e processamento da informação em si com ou sem o auxílio das tecnologias de informática. Os indivíduos determinam como utilizar essa informação e como ela os afeta. Como os indivíduos se comportam em relação aos outros e como lidam com a informação e a tecnologia são questões amplamente influenciadas pela ética de cada um deles. Os dilemas éticos geralmente não surgem em situações simples e bem definidas, mas de um confronto de metas concorrentes, responsabilidades e lealdades. Inevitavelmente, o processo de decisão tem mais de uma decisão correta socialmente aceitável.

        A privacidade é um dos maiores problemas éticos enfrentados pelas empresas. A privacidade é o direito de ser deixado sozinho quando você quiser, de ter controle sobre seus próprios bens pessoais e não ser observado sem o seu consentimento. A privacidade está relacionada à confidencialidade, que é a garantia de que as mensagens e informações estão disponíveis apenas para aqueles que estão autorizados a vê-las. Algumas das decisões mais problemáticas enfrentadas pelas organizações estão situadas nas águas turvas e turbulentas da privacidade. A carga vem do conhecimento de que a cada vez que um funcionário toma uma decisão sobre questões de privacidade, o resultado poderia afundar a empresa.

        

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TRANSACIONAIS

        O sistema de informação transacional é mais simples e os mais comuns nas organizações, dando apoio às funções operacionais da organização.

        CONCEITO E FINALIDADE DOS SISTEMAS TRANSACIONAIS

        São sistemas de fácil implantação com um menos custo nas organizações, e tem por objetivo processar dados, isto é, fazer cálculos, armazenar e recuperar dados, ordenar e apresentar de forma simples dados para os usuários. Seu benefício principal é a agilização nas rotinas e tarefas, incluindo documentação rápida e eficiente, busca acelerada de informações e cálculos rápidos e precisos. Entretanto, outros benefícios podem ser conseguidos com este tipo de sistema, como por exemplo confiabilidade, redução de pessoal e custos e melhor comunicação (interna entre setores ou externa com clientes e fornecedores).

Entre os Rotineiros, incluem-se: sistemas de cadastro em geral (inclusão, exclusão, alteração e consulta), como de clientes, produtos e fornecedores; os sistemas de contabilidade (contas a pagar e a receber, balanços, fluxo de caixa, etc); sistemas de vendas e distribuição (pedidos, entregas), folha de pagamento, controle de estoque.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE SUPORTE AO PROCESSO DECISÓRIO, TÁTICO E ESTRATÉGICO

Sistemas de informação de suporte ao processo decisório tático e estratégico (SAD, SIG, EIS). Tecnologias de informação aplicadas à sistemas de informação de suporte ao processo decisório estratégico e tático. Desenvolvimento de sistemas de informação de suporte ao processo decisório tático e estratégico. Características e funcionalidades de sistemas de informação de nível tático e estratégico nas organizações. Sistemas cooperativos: conceitos e terminologia, processo de cooperação, características de CSCW, suporte à cooperação, classificação de groupware, arquitetura para sistemas de groupware.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com