TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Técnico em Automação Industrial

Por:   •  16/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.970 Palavras (12 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 12

EFICIÊNCIA HÍDRICA: INDÚSTRIAS AS VILÃS DE CONSUMO D’ÁGUA


WATER EFFICIENCY: WATER CONSUMPTION INDUSTRIES 

OLIVEIRA, Antonio Cantanhede Da Silva [1]

CASTRO, João Da Costa[2]

ARAGUAÍNA

2019[a][b]

EFICIÊNCIA HÍDRICA: INDÚSTRIAS AS VILÃS DE CONSUMO D’ÁGUA


WATER EFFICIENCY: WATER CONSUMPTION INDUSTRIES 

RESUMO

Este protótipo visa criar um sistema automático baseado no desperdício de água onde há uma preocupação mundial com o consumo de água que não para de crescer. [c]Um dos problemas que pode ser solucionado para reduzir o consumo é o consumo consciente racional em cada casa e principalmente pelas indústrias, que são as maiores consumidoras deste recuso hídrico.[d]

Decorrente de alguns estudos, [e]o problema de escassez da água está ligado a diversos fatores, sendo algumas delas: a distribuição geográfica desigual, o aumento da população, deterioração dos rios, lagos e oceanos, e o caso principal, o mau uso deste recurso natural.

A eficiência hídrica e a sustentabilidade na utilização deste recurso tão escasso são fundamentais à vida. A conscientização da escassez de água desperta-nos para a urgência da nossa gestão responsável. Sendo a água um recurso essencial para nossas vidas, consumi-la de forma racional é a premissa para assegurar um futuro digno e com qualidade para todos, sendo este um desafio global que requer a tenção e iniciativa de todos, cidadãos, empresas, governos, organizações do terceiro setor.

PALAVRAS-CHAVES: Água, Consciência, Consumo, Indústrias.

RESUME

This prototype aims to create an automatic system based on water waste where there is a worldwide concern with water consumption that keeps growing. One of the problems that can be solved to reduce consumption is the rational conscious consumption in each house and mainly by the industries, which are the biggest consumers of this water refusal.

Due to some studies, the problem of water scarcity is linked to several factors, including: unequal geographical distribution, population increase, deterioration of rivers, lakes and oceans, and the main case, the misuse of this natural resource.

Water efficiency and sustainability in the use of this scarce resource are fundamental to life. Awareness of water scarcity awakens us to the urgency of our responsible management. Water being an essential resource for our lives, drinking it rationally is the premise to ensure a decent and quality future for all, a global challenge that requires the attention and initiative of all citizens, businesses, governments, third sector organizations.

KEYWORDS: Water, Consciousness, Consumption, Industries.

  1. INTRODUÇÃO

A água é um recurso natural sustentável com bastante abundância, que aproximadamente ocupa 70% da superfície do t[f]errestre, sendo 95% dela salgada [g]e mesmo com estudos para torná-la própria para o consumo a mesma ainda é considerada impropria para o consumo humano. Menos de 3% da água do planeta é doce, sendo que 2,5% estão presas em geleiras. Dos 0,5% de água que restam no mundo, a maior parte está presa em aquíferos subterrâneos, colocando em dificuldade o acesso do ser humano. Apenas 0,04% da água do planeta está disponível na superfície, em rios, lagos, mangues etc.

De acordo com a CNI, a demanda global por água no setor deve aumentar até o ano 2050, em cerca de 400%. No brasil, a cada segundo, são retirados dos rios cerca de 2,3 milhões de litros para uso industrial.

O gigantesco problema com o desperdício da água nas indústrias está em vazamentos e nos métodos obsoletos. Segundo pesquisas, [h]é possível reduzir esse desperdício em 90% no setor industrial e na agricultura cerca de 50%.

Com esse intuito de reduzir o desperdício da água nas indústrias principalmente, a apresentação do protótipo visa minimizar o descaso do desperdício desse recurso natural, onde terá a ideia de controle de nível de um reservatório para evitar o desperdício da água.[i]


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Hoje[j] a conscientização que os recursos hídricos são limitados e seu desperdício tem consequências que por sua vez pode não ser agradável a população. Cada setor da economia, cada ser vivo racional, tem a responsabilidade nessa história. De acordo com o Banco Mundial o total de 25% a 30% da água distribuída no mundo é desperdiçada.

No Brasil o consumo médio por pessoa pode chegar até 187 litros diários, tendo em considerações os gatos excessivos da água como: banhos demorados, lavagens de quintal e/ou calçadas e carros com mangueiras.

  1. Desperdício de água na Agricultura

A agricultura é um setor que mais consome água, tendo um consumo equivalente a 69% de todo consumo nacional, sendo seguida das indústrias que tem um consumo de 17%, a criação de animais tem uma efetividade de consumo em 12% e o consumo doméstico vem em 4º lugar com média de 10% de consumo deste recurso natural. Segundo senso sobre agricultura de 2006 o país tem 4,6 milhões de hectares de terra irrigadas, se for comparar com a totalidade de hectares de área de plantio esse número é equivalentemente pouco. Dependendo da região os sistemas de irrigação é totalmente diferente onde são diferenciados os tipos de grãos ou plantas a serem irrigadas podendo ser mais ou menos pendularias. Muitos dos agricultores chegam a construir canais de água paralelos aos seus canteiros, investem em tecnologias de primeira linha, onde o desperdício pode-se tornar-se cada vez maior.[k]

 Muitos comuns no [l]Brasil encontram-se os sistemas de aspersão que não são muito mais eficientes, entre estes sistemas estão os pivôs central e/ou lineares, com uma haste aspersora que gira em torno do próprio eixo, molhando uma grande área circular ou linear. Com tudo isso as plantas só chegam a absorver uma pequena parte de toda essa água, o resto evapora ou escorre para rios ou riachos as proximidades onde muitas vezes acabam ocorrendo erosões, salinização da água ou até quando são usados produtos químicos provocando a contaminação com agroquímicos, sendo que os aspersores tem um desperdício de 25% a 50% da água. Mesmo com esse método automático existe técnicas mais eficientes em termos de a redução desse consumo como a de gotejamento a qual a irrigação da planta é em quantidade de água adequada para as plantas, este método restringe a perda de 5% a 15% da água, podendo ter um aumento de produtividade de 20% a 90% tendo em dependência o tipo de cultura e planta, mais com o alto custo deste método para ser implantado, a técnica ainda é pouco empregado no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (230.3 Kb)   docx (81.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com