TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias de baixo custo para tratamento de água: o uso da filtração direta em múltiplas camadas para remoção de turbidez

Por:   •  19/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS

CÂMPUS ÁGUAS LINDAS

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

VITOR DE MORAES ALVES

RESUMO DO PIBIC: “TECNOLOGIAS DE BAIXO CUSTO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA: O USO DA FILTRAÇÃO DIRETA EM MÚLTIPLAS CAMADAS PARA REMOÇÃO DE TURBIDEZ”

Águas Lindas - GO

 (deixar a data para colocar no momento da impressão)

        O projeto foi produzido por dois alunos do curso de meio ambiente. Para a concretização do projeto foi pesquisado e estudado diversos textos, projetos, artigos, (entre outros) relacionados ao tema de “filtro de baixo custo”, com isso se tornou possível a obtenção de um melhor conhecimento sobre o tema, onde incumbiu a ideia de melhoramento e desenvolvimento de um filtro de múltiplas camadas de baixo custo. Porém esse filtro não realiza o tratamento de microrganismos. Então a partir de ter todas as ideias consolidadas foi possível a criação do filtro planejado, onde ele recebe este nome (filtro de múltiplas camadas) pelo fato de haver dentro de um tubo de PVC de 150m, camadas de brita, areia, brita, carvão ativado (entre cada camada há uma manta Geotêxtil), sendo uma camada sobrepondo a outra, e repetindo várias vezes.

        Além do filtro também foi desenvolvida uma cartilha sobre “o consumo consciente da água”, que teve como objetivo a conscientização sobre o uso d`água, tendo também uma parte de como pode ser reutilizada, onde continha uma rápida explicação sobre o filtro de múltiplas camadas, a parte.

        Para análise da funcionalidade do filtro de múltiplas camadas, foram coletados 33 litro de água (estação seca) e 45 litros de água (estação chuvosa), com isso ao se processada a através do filtro realizou-se a sua análise, que por sua vez gerou alguns gráfico que foram divididos pelo diversos parâmetros, sendo eles, Turbidez, pH, Sólidos totais dissolvidos e condutividade elétrica. Em relação a cartilha foram distribuídas para realizar a sua função de conscientiza o público infantil.

        Ao finalizar essas tarefas os 2 dois alunos que desenvolveram o projeto junto com o orientador, se juntaram par estudar e debater os dados dos gráficos que foram gerados através da análise do filtro, e sobre a respostas das pessoas (foi feita de forma informal) que receberam a cartilha. Onde foi possível observar, 1° que o filtro de múltiplas camadas tem uma alta eficiência chegando até 98,1% de filtração, porém ele sofre perda da capacidade de filtração ao ser utilizado repetidas vezes, e 2° a cartilha teve o resultado esperado, onde conseguiu passa um conhecimento para as pessoas que a recebeu, além de acordo com elas ter se conscientizado um pouco.

        Ao fim dessa análise tornou-se possível o desenvolvimento concreto desse tipo de filtro de múltiplas camadas, onde pela alta capacidade de filtração e seu baixo custo pode ser implementadas em comunidades carentes e/ou fazendas, onde o consumo de água filtrada pode ser atendida pelo filtro, claro que e possível a instalação de outras unidades de filtro para ajudar no abastecimento. Tendo em mente que a cartilha se mostrou eficiente, seria interessante uma maior disseminação delas para a conscientização de uma parcela maior da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com