TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REALIDADE DO USO DA INTERNET NO BRASIL

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

A REALIDADE DO USO DA INTERNET NO BRASIL

Introdução

As primeiras discussões sobre a informática e telecomunicações deu-se início em 1975 durante o VIII Congresso Nacional de Processamento de Dados (CNPD), organizado pela SUCESU-SP no Centro de convenções do Anhembi, São Paulo, onde aconteceu o I seminário Latino-Americano de comunicação de Dados, no qual foi demonstrado pela primeira vez no Brasil, o acesso à ARPANET nos estados Unidos (SUCESU, 1987).

Segundo o SUCESU, 1987 o evento realizado no Centro de Convenções do Anhembi contou com as seguintes etapas: foram ligados os terminais do Anhembi via Embratel aos terminais da rede americana. Onde foram feitas várias demonstrações através de televisores e de um telão, para que todos pudessem participar da conversa com os norte-americanos. Na época foi uma grande novidade para os brasileiros, tanto que foi convidado o Ministro das Comunicações, Quandt de Oliveira para fazer a abertura do evento.

A partir de diversas discussões sobre o tema o cenário internacional mostrava que a aproximação entre Telecomunicações e informática estava se acentuando em vários países. No Brasil as discussões sobre a sociedade e a informação passaram a estar na ordem do dia do governo e dos setores de informática e telecomunicações. (TIGRE, 1987)

Em 1979 foi criada a Secretaria especial de Informática (SEI), subordinada ao conselho de segurança nacional do governo do presidente, após assumir as redes do setor de informática no Brasil, a (SEI) também passou a cuidar das diretrizes relacionadas com fluxo internacional de dados, tendo como sua responsabilidade a autorização de comunicações de dados do Brasil com o exterior (TIGRE,1987).

Em 1984 foi aprovado a “lei de informática” que deu os princípios básicos de capacitação tecnológica e reserva de mercado, no mesmo ano a Embratel lançou a Rede Nacional de Comunicação de Dados por Comutação de Pacotes (RENPAC), uma rede pública de transmissão de dados distribuída em todo o território nacional, porém menos de 8% estavam disponíveis para acesso público (CARVALHO, 2006)

Segundo Carvalho, 2006 em 1990 no início do governo de Fernando Collor começou o desmonte da Política Nacional de Informática, que resultou no fim da reserva de mercado de computadores e com isso o atraso na conectividade entre as pessoas e o mundo. Porém a pressão ao acesso a informação cada vez era maior, em São Paulo também havia pressão pelo uso da Internet, que resultaram no primeiro acesso acadêmico à Internet no Brasil em fevereiro de 1991.

A estrutura do acesso à internet no Brasil até o final de 1991 era apenas cooperativa, sendo que, cada instituição participante custeava sua ligação para São Paulo. Após a criação da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) foi possível realizar novas conexões entre localidades no território nacional (CARVALHO, 2006).

Mesmo com a demora da chegada da internet no Brasil e todo o trabalho já realizado para o acesso a informação, ainda podemos observar que muitas pessoas no Brasil ainda não têm acesso à internet.  Pesquisa revelada pelo Centro de Estudo sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), aponta que o Brasil tem 80,9 milhões de usuários que têm acesso à internet no país. Mesmo com o crescimento iminente da tecnologia e o aumento de 15 pontos percentuais na proporção de pessoas que utilizam a rede mundial de computadores no país, metade dos brasileiros ainda não têm como utilizar essa ferramenta que hoje podemos dizer que é o nosso maior aliado em nosso meio de vivência (Agência Brasil,2013).

Apesar da elevação no número de usuários saltar de 34% para 49% em 5 anos, estudos revelam dificuldades para a expansão da internet em especial nas classes sociais mais baixas e nas zonas rurais. Nas classes sociais mais baixas há pessoas que nunca tiveram se quer algum contato com a internet devido as condições financeiras e por se tratar ainda para um grande número de pessoas um recurso muito caro (Agência Brasil,2013).

Conclusão 

Sem dúvida a internet foi uma grande invenção humana permitindo o trabalhar, estudar, além de entreter e construir outras ferramentas para o meio virtual. Porém nos dias atuais observamos uma grande discrepância em relação ao número de pessoas que têm acesso a internet, conforme vimos no texto “Quase​ ​81​ ​milhões​ ​de​ ​pessoas​ ​e​ ​40%​ ​das​ ​residências​ ​acessam​ ​a​ ​Internet​ ​no​ ​Brasil”. Descobri que mesmo com o avanço contínuo da tecnologia no mundo observamos um grande percentual de pessoas que ainda não acessam ou têm pouco acesso à internet no Brasil. A maior parte dos usuários se encontram nas regiões urbanas, sendo que a maior concentração desses usuários fica nas regiões Sul e Sudeste do país.

Hoje também observamos que a internet impulsionou as pesquisas e o avanço tecnológico no nosso país, consequentemente surgiu a medicina diagnostica com excelência em tecnologia, além do avanço da ciência em diversas áreas do conhecimento. Em razão do grande avanço tecnológico o Brasil pôde dar um salto econômico, mas infelizmente não igualitário em todas as regiões do país, como demostrado nas pesquisas acima citadas.

Em relação ao convívio social a internet é de extrema importância para o nosso cotidiano, pois nela encontramos notícias, livros, vídeos, blogs, redes sociais e etc...., a internet se tornou o meio mais rápido de comunicação que podemos possuir no momento, antigamente foram o rádio e a TV, mas com o passar dos anos a internet se tornou o meio comunicativo mais rápido de se encontrar ou difundir alguma informação ou notícia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com