TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de processo

Artigo: O conceito de processo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Artigo  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  283 Visualizações

o espaço de endereçamento, tempo de processador e área em disco. O conceito de processo é importante, pois é através de processos, um programa pode alocar recursos, compartilhar dados, trocar informações e sincronizar sua execução. Nos sistemas multiprogramáveis os processos são executados concorrentemente, compartilhando o uso do processador, memória principal, dispositivos de E/S dentre outros recursos.

Como a eliminação de um processo utiliza o mecanismo de sinais?

Um processo no estado de terminado não poderá ter mais nenhum programa executado no seu contexto, porém o sistema operacional ainda mantém suas informações de controle presentes em memória. Em um sistema multiusuário, cada usuário é associado a um processo.

Ao executar um programa, o usuário tem a impressão de possuir o processador e todos os demais recursos reservados exclusivamente para seu uso. De fato isto não é verdade, visto que todos os recursos estão sendo compartilhados, inclusive a UCP. Nesse caso, o processador executa o programa de um usuário durante um intervalo de tempo e, no instante seguinte, poderá estar processando outro programa.

Para que a troca de programas ocorra sem problemas, é necessário que todas as informações do programa interrompido sejam guardadas para que, quando este retornar a ser executado, não lhe falte nenhuma informação necessária à continuação do processamento. Todas as informações importantes e necessárias à execução de um programa fazem parte do processo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com