TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O histórico das práticas de marketing da Microsoft em relação aos seus concorrentes

Artigo: O histórico das práticas de marketing da Microsoft em relação aos seus concorrentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

A Microsoft e os seus adeptos têm uma longa história de práticas de marketing contra seus concorrentes de software de código aberto. O objetivo é confundir o público e desacreditar as outras marcas - técnica conhecida como Fear, Uncertainty and Doubt (FUD), em português, Medo, Incerteza e Dúvida.

Seja Linux ou qualquer outra alternativa, parece que nenhuma conversa pode ser realizada sem as inevitáveis insinuações da Microsoft sobre o maior custo e a falta de suporte técnico. Tais afirmações são, obviamente, apenas mitos para disseminar dúvidas e assustar os consumidores, como também seus próprios clientes.

Porém, esta semana, nós temos um novo exemplo desta típica prática da Microsoft: Um vídeo (veja abaixo) no YouTube produzido especificamente para atacar a suíte de aplicativos OpenOffice.org.

Intitulado como "A Few Perspectives on OpenOffice.org" (em português, Algumas Perspectivas sobre o OpenOffice.org), o vídeo exibe depoimentos de consumidores que tentaram migrar para a solução de código aberto – principalmente clientes corporativos – mas que depois se arrependeram da mudança.

Poderia ser mais evidente o medo de Steve Ballmer, CEO da Microsoft?

Medo da concorrência

Há algum tempo, já é evidente que softwares de código aberto assustam a Microsoft. No ano passado, por exemplo, a empresa deixou clara sua preocupação sobre a popularidade crescente do Linux e do seu prejudicial efeito sobre o império do Windows. Portanto, a companhia tem muito a temer, principalmente, se relacionarmos os altos preços com os conhecidos casos de ataques de malwares, por exemplo.

Tradicionais críticas

"Nós instalamos o OpenOffice em sistemas com Linux para economizar", diz uma voz anônima no vídeo. "Então logo descobrimos que o alto custo e a disponibilidade limitada de suporte nos deixou em situação ainda pior", completa.

É claro, tais preocupações estão diretamente ligadas a cartilha padrão de ataques da Microsoft. Além disso, eles também estão, principalmente, direcionados ao fato do OpenOffice.org ter obtido recordes de downloads de suas mais recentes versões, e por, provavelmente, contribuir com cerca de 10% do mercado global de aplicativos para escritório.

Provavelmente, todos estes milhões de usuários ao redor do mundo estão sofrendo em silêncio ao utilizar o OpenOffice.org!

Melhor alternativa

Hoje, é claro, não há apenas OpenOffice.org, mas também o LibreOffice, bem como uma série de outras alternativas. Então, com o aumento da concorrência surge uma pergunta:

- Se o Microsoft Office é tão superior, mais barato e com melhor suporte, então por que lançar um vídeo como esse? Por que o desespero? Por que atacar um concorrente assim?

A resposta é simples: A verdade é que os produtos da Microsoft não são superiores ou melhores em termos de suporte e custo. Além de serem cheios de falhas e repletos de vulnerabilidades.

- See more at: http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2010/10/15/opiniao-por-que-a-microsoft-esta-tao-assustada-com-o-openoffice/#sthash.qbQv2La8.dpuf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com