TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O homem que calculava

Por:   •  27/9/2015  •  Resenha  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do livro “ O homem que calculava”

O homem que calculava, narra a história de Beremiz Samir em passagem por Bagdá, onde se encontra diante de vários desafios matemáticos. Sob forma de romance, o livro traz alguns problemas, curiosidade e a história da matemática. O autor um professor de matemática e escritor Julio Cesar de melo, mais conhecido como Malba Tahan,é também um grande estudioso da cultura Islan, faz sempre referencia a essa cultura no livro, nos passando uma impressão real de que tudo aconteceu entre beduínos do deserto, xeques, vizires, magos princesa e sultões.

A história de Beremiz é contada por Hank - tade - Maiá, que primeiramente fica admirado com a habilidade de Beremiz com os números e se aproxima oferecendo carona em seu camelo para Bagdá, e com sua esperteza logo o alerta para os lucros que o conhecimento poderia lhe trazer. Seguindo viagem, Hank e Beremiz encontram no caminho um grupo de irmãos , que discutem partilha de uma herança de camelos. Beremiz com tamanha habilidade faz a divisão de 35 camelos por 3 irmãos, o que causa admiração e gratidão ao grupo. Beremiz então conta a historia de sua vida, um pastor de ovelhas, humilde até conhecer Nhô – Elin ( seu mestre) ignorava os caminhos da matemática. De forma incrível ele aprende desde a história ate áreas mais complexas da matemática usando em seu aprendizado a própria natureza, contando ovelhas, galhos de árvores e pássaros dia após dia, e com instrução do seu mestre foi desenvolvendo habilidade de calcular qualquer montante a partir da observação e da lógica.

A história do livro fala basicamente das proezas matemáticas do homen que calculava e resolve antigos enigmas matemáticos e histórias, como por exemplo o surgimento do Xadrez, as pérolas de Rafá, o “X” da questão entre outras, tem por base os costumes e tradições árabes que marcam os 34 capitulos contidos no livro. A história vai se passando por vários e por varias situações até quando o poeta Iezid pede pra que Beremiz ensine matemática a sua filha uma jovem chamada Telassim que fora amaldiçoada , não seria feliz se não aprendesse matemática até seus 18 anos.

Beremiz se apaixona da garota e ao receber uma proposta de Al-Matacém um califra que propõe Beremiz a resolver 7 problemas e se os resolvesse poderia pedir um prémio, logo então o premio escolhido por Beremiz foi a mão da jovem Telassim que também é apaixonada por ele... Depois se casam vão para Turquia e acabam tendo 3 filhos.

O interessante deste livro, além do romance bem planejado em torno de lendas, costumes árabes e problemas matemáticos, é a ligação que faz entre as ciências e a vida cotidiana. Com explanações simples, Malba Tahan deu vida a um brilhante protagonista que mostra que a matemática apresenta-se interessante, resolvendo e criando problemas matemáticos com uma facilidade que faz com que nós leitores passamos a ver a álgebra como algo menos complexo do que de costume parece ser.

Durante a narrativa, o autor cita grandes nomes da historia da matemática, como Al – Kharismi, Aristoteles, Euclides, Hipatia, Pitágoras e Platão. O livro fala de muitos fatos históricos e mitológicos da matemática, podendo ser utilizado a trazer aos leitores gosto pela matemática. Todos os problemas encontrados são de resolução sem formulas que nos obriga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com