TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Homem Que Calculava

Trabalho Universitário: Resenha Homem Que Calculava. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do livro de Malba Tahan “O Homem que calculava”

“- Mesmo que aqui prospere – respondeu-me o calculista – e enriqueça,

pretendo voltar, mais tarde, à Pérsia, para rever o meu torrão natal. Ingrato é

aquele que esquece a pátria e os amigos de infância, quando tem a felicidade de

encontrar na vida, o oásis da prosperidade e da fortuna.” A minha resenha começa com essa passagem do livro, que ao meu ver, foi uma das mais importantes.

A história contada no livro é uma narrativa de Hank Tade-Maia, o Bagdáli, que caminhando com destino a Bagdá, encontrou um homem chamado Beremiz Samir – o homem que calculava–. Impressionado com a habilidade que Beremiz tinha Bagdáli o convidou para seguir em viajem rumo a Bagdá, onde o homem que calculava seria de grande importância e se transformaria em uma pessoa muito importante devido a sua habilidade com nuúmeros.

Ao passar da caminha Beremiz conta a sua história ao Bagdáli, e conta que antes ele era apenas um mero pastor, até conhecer o que ele chama de, mestre Nhô-Elin, antes disso Samir explica que não ligava para matemática, e não se importava com muito com os números e com a beleza nele existente. Após encontrar o sábio Nhô-Elin, Beremiz de forma humilde e espetacular aprende desde a história até os problemas mais complexos de matemática. A partir disso começou a contar suas ovelhas e com os conselhos do seu mestre conseguia calcular qualquer quantidade apenas olhando e usando basicamente a lógica matemática.

De pouco em pouco Samir conseguiu uma incrível habilidade de contar rebanhos, contar a quantidade pássaros que passavam a quantidade de asas, a quantidade de folhas em uma árvore, e mais impressionante a quantidade de palavras ditas em frases, quando esta acabava de ser dita.

O livro se divide em 34 capítulos, e logo no terceiro o homem que calculava faz uma grande demonstração do seu dom matemático, ao resolver o problema dos 35 camelos, que fascinou os 3 irmãos que não sabiam como definir uma divisão correta dos animais.

O conteúdo do livro fala das proezas matemáticas, de como a matemática vai ajudar a humanidade, exprime a habilidade do Homem que calcula de resolver grandes Enigmas, e de como é importante, independente de seu dom, ser humilde. E isso é o que acontece quando Bagdáli e Samir encontram com o Cheique no deserto, chamado Salem Nasair, daí surge a história dos 8 pães.

Após esse acontecimento o tempo foi passando e Samir foi se tornando cada vez mais conhecidos, ele foi desenvolvendo e resolvendo enigmas cada vez mais complexos, explicando o sumiço de 1 dinar, na resolução da divisão de vinhos, ao provar que a matemática e os números estão ligados em tudo no mundo, onde vemos e onde não vemos.

Mais tempo se passando Beremiz conhece Iezid-Abul-Hamid, o qual pede que Samir ensine a sua filha, Telassim, a arte da matemática e dos cálculos. No qual o homem que calculava faz com todo o respeito possível e por acaso acaba se casando com a bela moça.

O livro além de demonstrar como a matemática é linda e completamente importante na vida de toda uma população e todo um mundo ela esta presente em tudo, o livro também apresenta um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com