TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O leitor no ato de estudar

Por:   •  30/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

O leitor no ato de estudar a palavra escrita

O texto relata que os leitores do nosso pais tem assumido uma posição “passiva” em relação à leitura. Porém o texto é uma espécie de intermédio entre o leitor e a realidade, com o propósito de nos auxiliar e entender melhor o mundo. Assim, o texto rem como finalidade fazer uma reflexão sobre a postura que deve assumir o leitor ao ler, tomando o ato de conhecimento e entendimento.

Existem duas formas de realizar o estudo. No primeiro não se tem uma pré-noção sobre o objeto a ser conhecido. O leitor estará compreendendo e explicando sua forma de ser e as possibilidades de ação sobre o mesmo. No segundo modo, acontece quando recebemos o conhecimento da realidade através de outra pessoa que já tenha realizado o estudo. Em ambas as situações o ato de estudar é realizado. Na primeira, estudamos a realidade como ela se manifesta em nossos sentimentos, nossa inteligência, podendo compreender as suas partes e os princípios de inter-relação entre elas. Na segunda, estudamos a realidade descobrindo o seu sentido através da compreensão realizada e expressa por outra pessoa, admitimos como verdadeiro o conhecimento por considerar que o autor da informação é autoridade suficiente para acreditarmos no que diz, sem questionarmos a validade objetiva da mensagem. As duas formas, podem ser classificadas como críticas ou a-criticas.

O ato de estudar diretamente a realidade será critico quando o critério de objetividade da expressão apresente as características da realidade sem tabus emocionais, ou seja, a descrição da realidade a partir de suas manifestações e não a parit de projeções psicossociologicas do sujeito. O ato de estudar indiretamente a realidade será critico na medida em que não seja atraído pela comunicação em si, sendo mais próximo da realidade. Ser a-critoca noa tp de estudar significa abdicação de capacidade pessoal de investir, alimentando-a a outra pessoa. Desta forma, podemos concluir que o ato de estudar indiretamente a realidade pertence ao leitor. O leitor poderá ser sujeito ou objeto da leitura, vai depender da postura crítica ou a-crítica que assume frente ao texto sobre o qual processa o seu ato de estudar. Ele será objeto quando o texto despertas uma alegria. Aqui ocorre o processo chamado de verbalismo, onde as informações são fixadas e reproduzidas, mas sem a compreensão da própria realidade. O leitor sera sujeito da leitura quando, ao invés de só prender a informação, fizer o esforço de compreender a mensagem. O leitor como sujeito da leitura deve estar atento a três pontos fundamentais: a) ter objetivo de compreender e não memorizar a mensagem. b) ter como atitude básica a postura de avaliar o que lê, tendo como julgamento se é compatível com a realidade. c) ter uma atitude de constante questionamento.

Conclusão

O leitor-objetivo não tem condições de ser compreendido para criação de uma nova mensagem e transmiti-la a outras pessoas. Ao contrário, o leitor-sujeito estará apto para criar e transmitir novas mensagens em cara de sua compreensão, avaliação e questionamento do texto lido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com