TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - O Leitor No Ato De Ler

Ensaios: Resenha - O Leitor No Ato De Ler. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  1.882 Visualizações

Página 1 de 2

LUCKESI, Cipriano. et al. O leitor no ato de estudar a palavra escrita. In: Fazer Universidade: Uma proposta metodológica. 17 ed. São Paulo. Cortez, 2012, p. 136-143

RESENHA

Trata-se do terceiro capítulo do livro: “Fazer Universidade: Uma proposta metodológica” escrito por Cipriano Carlos Luckesi, professor de Filosofia, entre outros autores. É um texto cientifico que adota procedimentos metodológicos para trabalhos acadêmicos.

Luckesi traz neste capitulo uma reflexão sobre a conduta do leitor ao ler. Há uma preocupação nos tempos atuais sobre a posição “passiva” de quem lê, que se conduz a reter o texto e encerrar a atividade por ai, sem ao menos criticar ou formular ideias sobre o texto lido. É preciso estudar o que se lê.

Estudar é enfrentar a realidade para compreendê-la. Podemos executar esse enfrentamento de uma forma direta, em que o sujeito cognoscente entra em contato com o objeto para conhece-lo, compreendendo a sua forma de ser, obtendo uma certeza das características próprias da realidade, sendo assim uma forma critica da objetividade da expressão. Por outro lado, há a forma indireta de se estudar, em que o conhecimento da realidade vem por meio de outra pessoa que já possui o estudo. No ato indireto, enfrentamos o real através da compreensão da expressão de outra pessoa, sem ter certeza da veracidade do conhecimento tendo sempre que verificar a validade do autor. Quando a pessoa aceita a mensagem recebida de outro mesmo não sabendo sua origem e abdica a capacidade de investigar o autor da informação, o sujeito se torna o que Cipriano denomina de a-critíco.

O leitor tem duas escolhas tendo em vista os modos de estudar: ser sujeito ou objeto da leitura. É objeto o leitor que retém a informação e que a verbaliza, ou seja, não se refere à compreensão da própria realidade, mas uma postura alienante que memoriza a mensagem para reproduzi-la depois. Já o leitor-sujeito é aquele que quer compreender a informação, que vai além de simplesmente retê-la, que avalia e questiona o que lê. Este tipo de leitor tem capacidade de usar a imaginação para criar novas idéias a partir da informação adquirida, diferente do leitor-objeto que esta preso a aquilo que memorizou e tem como limitação apenas passar a informação a diante.

O autor representa suas ideias de forma clara e objetiva, explorando dois lados da leitura que não se percebe com facilidade, expondo argumentos válidos para justificar a importância dos princípios colocados ao longo do texto, ao mesmo tempo que não procura ser tendencioso em sua abordagem. Portanto, pode-se concluir que a leitura do texto será de grande valor para a vida intelectual e moral de quem lê. É um texto fácil de se compreender e de forte argumentação.

Palavras-chave: ESTUDAR; LEITOR; DIRETO; INDIRETO; CRÍTICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com