TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mensageiro das estrelas

Por:   •  7/12/2015  •  Resenha  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  1.319 Visualizações

Página 1 de 4

GALILEI, Galileu. Sidereus Nuncius, O Mensageiro das Estrelas. Veneza, Tommaso Baglioni 1610.Tradução Fundação Caloute Gulbenkian, 3 ed. Lisboa 2010.

                José Almeida Marques Júnior[1]

Resenha Crítica[2]

Galileu Galilei, astrônomo e professor de matemática da Universidade de Pádua, publica a obra O mensageiro das Estrelas em 1610. A obra revela observações que deixaram em situação delicada toda Astronomia e filosofia natural da época. Entre outros, o livro descreve as crateras da Lua, alguns aglomerados de estrelas e as luas de Júpiter.

O Sidereus Nuncius foi a maior transformação de Galileu, as descobertas dele mudaram o mundo, e também ele próprio. Em primeiro lugar, o livro revela uma alteração nos principais interesses científicos de Galileu, quando ainda preocupava principalmente com assuntos relacionados à mecânica e muda drasticamente para a astronomia. De certa forma não havia abandonado os estudos das mecânicas, e foi estas que vieram a ter a sua consagração no final da sua vida, com a publicação de famosas fundamentais obras que contribuíram para os conhecimentos mecânicos e físicos, mas no momento a astronomia tomava um lugar central de suas reflexões. Em segundo lugar e considerável o mais importante, o Sidereus Nuncius anuncia Galileu como copernicano e apresenta-o para o mundo.

A notícia dos descobrimentos astronômicos que Galileu havia feito percorreu a Itália rapidamente e alcançou imediatamente as regiões mais distantes da Europa.

Na primeira década do século XVII vivia-se o quadro em que apenas o filósofo específico da área estudava as essências e era autorizado a dissertar sobre a realidade e origens. O astrônomo era apenas um matemático; a maioria dos filósofos seguia a filosofia aristotélica e não viam outro modo; a teologia cristã também, no que se refere ao sistema de mundo, se baseava na filosofia de Aristóteles; os sistemas geocêntricos eram dominantes na filosofia e na Igreja. O modelo de Copérnico, já era existente na época, mas pouco conhecido. Com esses acontecimentos, quando Galileu Galilei apontou seu telescópio para o céu, provocou uma verdadeira revolução científica.

Em sua obra, Galileu relata a existência dos aglomerados de estrelas, que passam despercebidos a olho nu, tão numerosas que era difícil de acreditar. Ele também constatou que as nebulosidades do céu, como a via láctea e outras nebulosas, eram constituídas de uma aglomeração de estrelas.

Aquilo que foi observado como nebulosidades no céu ou a própria Via Láctea que, com auxílio da luneta, pode ser observada com uma maior precisão. Galáxia não é outra coisa senão um aglomerado de estrelas em grande número reunidas em grupo. Para qualquer região do espaço que se aponte a luneta existe um enorme grupo de estrelas, muitas das quais parecem bastante grandes e notáveis, mas a multidão das pequenas não é possível analisá-las.

Com sua luneta, Galileu consegue desenhar as crateras da Lua com um nível de detalhe surpreendente. Refutando a filosofia Aristotélica, onde a Lua, em sua qualidade de corpo celeste, deveria ser perfeita. Mas, conforme os desenhos feitos por Galileu, a superfície lunar não era lisa, regular e de uma esfericidade perfeita como estimava os filósofos da época. Ela era irregular, semelhante à Terra. Com cavidades ainda maiores que por serem profundas não refletiam os raios solares. Surge a suposição de que esses vales escuros poderiam anteriormente serem cobertos de água assim como a terra. Galileu explica que na Lua nova e na cheia podemos enxergá-la com a circunferência perfeita, pois há uma camada de poeira na sua superfície que reflete o sol em seu contorno antes mesmo de atingi-la. Caso contrário, viríamos como se fosse uma engrenagem devido às crateras do seu solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com