TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre O vídeo "galileu, O Mensageiro Das Estrelas"

Monografias: Trabalho Sobre O vídeo "galileu, O Mensageiro Das Estrelas". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

A reportagem “Galileu, o mensageiro das estrelas” gira em torno da vida e dos feitos do renomado cientista Galileu Galilei e começa narrando sobre as teorias que estavam sendo discutidas na época em que ele viveu.

A primeira teoria registrada na reportagem é a teoria do “heliocentrismo” (a Terra e os outros planetas giravam em torno do Sol) , defendida primeiramente pelo cônego polonês Nicolau Copérnico, que contrariava as ideologias da tão poderosa Igreja Católica. As idéias aceitas pela Igreja eram as de Aristóteles, que baseava suas teorias na argumentação e não na observação da natureza.

Aristóteles defendia que é da natureza dos objetos mais pesados caírem mais rápido do que os objetos mais leves. Mas, Galileu foi além. Galileu sabia que deveria se considerar a resistência do ar. E, através de várias experiências, concluiu que quaisquer objetos que estejam em queda livre (no vácuo) a partir de um mesmo ponto, independentemente da sua massa, caem com a mesma velocidade. Tal teoria é a aceita até os dias atuais e foi mencionada e comprovada quando o homem conseguiu chegar até a Lua.

Galileu também descobriu as bases do movimento uniformemente acelerado e a lei da queda em proporção ao quadrado do tempo, através de experimentos com materiais rústicos que ele mesmo inventava. A partir disso, relacionou a altura da queda com o tempo da queda. E também descobriu que num plano inclinado, um objeto percorre um arco de parábola até cair no solo, o que explicava a trajetória de uma bala de canhão.

Além de descobertas na área da Mecânica dos Corpos, Galileu também se aprofundou nos estudos da Astronomia e da Óptica. Ele criou um poderoso telescópio e, através do mesmo, ele fez várias descobertas astronômicas. Uma dessas descobertas foi das “crateras” lunares, que contrariavam a idéia de Aristóteles de que o mundo celestial é perfeito e liso. Outra descoberta que Galileu fez é que Júpiter, assim como a Terra, é um centro de rotação e que o mesmo girava em torno do Sol. O que o fez aderir ao modelo copernicano e ser considerado um herege.

Galileu foi pego e julgado pelo tribunal da Santa Inquisição e optou por negar as idéias que anteriormente defendeu, para permanecer vivo. Dedicou o resto de sua vida à escrita e publicou a sua obra prima “Discurso de duas ciências”. Atualmente, Galileu é considerado o pai da ciência moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com