TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O programa

Seminário: O programa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2015  •  Seminário  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

A programação pode desempenhar um papel importante na aprendizagem da Matemática, pois as acções inerentes à programação contribuem para o desenvolvimento de um raciocínio estruturado e lógico, para uma melhor compreensão da importância da linguagem simbólica e do formalismo. A identificação de rotinas e algoritmos em temas diversos, quando se cria e/ou aperfeiçoa um programa, é uma tarefa eminentemente matemática e a linguagem simbólica necessária ao acto de programar ganha significado nesse acto de programar, criando um contexto para o aumento de empatia com o formalismo. Além disso, quando se está envolvido num processo de criação de um programa, é natural que se queira obter um produto final que funcione, podendo isso ser um incentivo ao melhoramento do programa.

Nos últimos anos, as potencialidades da programação na educação matemática no ensino secundário não têm sido evidenciadas. Alguns factores podem ter-se conjugado para a ausência de programação na aula de Matemática: a não referência explícita nos programas, a falta de formação de professores nesta área e a pouca divulgação das experiências positivas já existentes, a que se associa a pouca evidência das vantagens de trabalhar a programação.

A grande divulgação alcançada pelas calculadoras gráficas e o crescente domínio desta tecnologia por parte dos professores permitem um novo contacto com programas nas aulas de Matemática. Com as calculadoras gráficas, os problemas relativos ao acesso de professores e alunos à tecnologia são ultrapassados, algo que nunca foi conseguido quando apenas estavam envolvidos computadores. E se a presença na sala de aula de calculadoras programáveis torna possível um novo olhar sobre a programação, as potencialidades desta para a aprendizagem da Matemática, bem como o número crescente de alunos que traz nas suas máquinas programas para dentro da sala de aula, motivam-nos a que lhe dediquemos atenção.

Embora com conhecimentos e experiências diferentes ao nível da programação, o reconhecimento da sua importância e o interesse em desenvolver a sua realização nas aulas de Matemática é comum a ambas as autoras desta comunicação, pelo que decidimos desenvolver algumas actividades envolvendo programação com os alunos do 11º ano das turmas de Manuela. Tendo em conta a riqueza pedagógica do trabalho de projecto, optámos por propor a realização de um projecto envolvendo programação, concentrado no 2º e 3º períodos do ano lectivo 2003/2004, criando condições para o seu desenvolvimento.

Neste contexto, propomo-nos analisar quais os contributos que a programação pode dar para a aprendizagem da Matemática. Procuramos perceber de que modo o recurso à programação pode contribuir para tornar mais clara, junto dos alunos, a importância do rigor da linguagem e, em particular, da linguagem matemática, bem como a importância da lógica e do carácter abstracto da Matemática. Damos ainda atenção ao contributo que a realização de projectos de programação pode dar para a motivação dos alunos e para a sua percepção da importância e da utilidade da Matemática.

Programação na aprendizagem da Matemática

A utilização da programação nas aulas de Matemática é considerada vantajosa por diversos autores que lhe atribuem várias potencialidades. No entanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com