TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Cluster

Artigo: O que é Cluster. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Artigo  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Cluster?

Cluster tem um significado em poucas palavras,é um nome dado a um sistema que relaciona dois ou mais computadores. Por tanto para estes trabalharem de forma conjunta no intuito de processar uma tarefa. As maquinas dividem entre si as atividades de processamento e executando o trabalho de maneira semultanea, e cada computador que recebe e faz parte de cluster é dado o nome de nó (ou node). Idependente de limites de nós e quantidade de máquinas que compoe. Cluster deve ser transparente, ou seja deve ser visto pelo usuario ou por outro sistema que necessita deste procedimento como um unico computador.

Tipos de Clusters.

Existem varios tipos de cluster,porém os mais importantes sao esses:

* Clusters de alto desempenho.

* Clusters de alta disponibilidade

* Clusters de balanceamento de carga

Cluster de alto desempenho,é direcionado a aplicaçao que fornece resultados satisfatorios em pouco tempo,(tempo hábil), mesmo que haja centenas de milhares de gigaflops. Sendo que 1 gigaflop corresponde a 1 bilhao de instrucaoes de pontofluante executadas por segundo.

Cluster de alta disponibilidade, esse é o foco. O foco esta sempre para manter a aplicaçao em funcionamento,e nao é aceitavel que o sistema para de funcionar,mas se acontecer a paralizaçao deve ser a menor possivel. Esse cluster de alta disponibilidade conta com diversos recursos como a ferramenta de monitoramernto que identificam os nós defeituosos ou com falha na conexao.

Cluster para balanceamento de cargas,as tarefas deste cluster é de processamento e sao ditribuídas o mais uníformunente possivel enter os nós. O foco é fazer com que cada computador receba a atenda a uma requisicao e nao necessariamente que divida uma tarefa com outras maquinas.

Vantagens e Desvantadens de Clusters

*O sistema cluster pode obter resultados tao bom quanto ou até superiores que um servidor sofisticado.

* Cluster nao depende de um unico fornecedor ou prestador de serviço para reposiçao de componentes.

*A tecnologia de comunicaçao utilizada pode nao oferecer a velocidade de transferencia de dados ou o tempo de respostas necessario.

A origem da denominaçao de cluster nao é clara mas podemos saber que as primeiras solucoes de processamento paralelo remontam a década de 1960.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com