TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é fundação?

Por:   •  14/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 2

1) O que é fundação?

A capacidade de carga de uma fundação, num dado terreno, é a carga a que a mesma resiste, seja no limite (ou limiar) da ruptura, seja em condições adequadas de deformação, sem afetar a superestrutura nela apoiada. Essa definição deixa implícito que, na determinação da capacidade de carga, deve-se considerar duas condições (ou restrições): a ruptura e a deformação.

O termo fundação é usado para designar parte de uma estrutura que transmite ao terreno subjacente seu próprio peso, o peso da estrutura e qualquer força que atue sobre ela. A fundação é, portanto, o elemento de ligação entre a superestrutura e o solo.

Chama-se fundação à parte de uma estrutura que transmite ao terreno subjacente a carga da obra. Seu estudo compreende, preliminarmente, em duas partes distintas: o cálculo de cargas atuantes sobre a fundação e o estudo do terreno.

Definição pessoal sobre o que é fundação?

Fundação é a etapa principal de uma obra civil destinada a suportação do peso de casas, edifícios, pontes e viadutos, sendo responsável pela distribuição das cargas de uma estrutura enterrada no solo, podendo ser feita de diversos tipos de materiais. Conforme a situação do terreno encontrado no local das obras, adota-se alguns tipos diferentes de fundações: tubulão, estaca, baldrame, sapata, etc.

2) A pirâmide indicada abaixo necessita de sistema de fundação?

(  X  ) sim                          (      ) não.

Referências Bibliográficas:

BARATA, F. E. “Propriedades Mecânicas dos Solos” – Uma Introdução ao Projeto de Fundações. Livros Técnicos e Científicos Editora S. A.

COELHO, H. P. – “Mecânica dos Solos e suas Aplicações” – 6ª Edição. Livros Técnicos e Científicos Editora S. A.

TSCHEBOTARIOFF, G. P. (1.978) – “Fundações, Estruturas de Arrimo e Obras de Terra – Ed. Mcgran – Hill do Brasil Ltda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com