TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque Freud considera que a civilização se funda em uma renúncia pulsional?

Por:   •  13/11/2018  •  Ensaio  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Porque Freud considera que a civilização se funda em uma renúncia pulsional?

Freud em sua obra “o mal estar na civilização” fala sobre o mal estar produzido pela cultura sobre o homem, tendo visto que o homem se reúne em sociedade para sua sobrevivência e proteção contra a natureza, e sobre como o indivíduo sacrifica suas pulsões para que a civilização possa se desenvolver e perpetuar.

A renúncia dessas pulsões nos traz como consequência positiva a superioridade da espécie em questões adaptativas, porém traz também através da renúncia pulsional uma não-satisfação dos desejos pulsionais sexuais e de agressividade.

A primeira renúncia pulsional a que Freud trata no artigo, é o casamento. Onde a sexualidade é renunciada através dos laços tradicionais monogâmicos, heterossexuais e legitimados pelo casamento, e a agressividade pois não se deve ser agressivo com membros da família e assim se sentir membro de uma civilização.

A segunda renúncia pulsional é o trabalho, onde o indivíduo renuncia sua agressividade tendo que associar-se com outras pessoas para produzir bens materiais e intelectuais e sublimando a sexualidade.

No filme “O Homem que matou um facínora” um advogado chega a uma cidade que apesar de ter uma força de segurança (o xerife), havia certo coronelismo na região onde uma milícia comandava, este advogado se depara com problemas contra o vilão Liberty e o promete colocá-lo na cadeia.

O advogado então, começa a alfabetizar os moradores daquela vila em meio ao Velho Oeste americano, e se populariza por conhecer leis que tornam um espaço social para todos e não poucos.

No fim do filme, após longas ameaças do vilão, Ramson, o advogado, em uma cena clássica do velho oeste se vê em um duelo de vida ou morte com seu inimigo Liberty onde atira e o mata.

A partir desta observação, podemos concluir que sociedade democrática se funda a partir das renúncias sexuais e de agressividade, e forma de suprir essa não satisfação seria sublimação através da criação de grupos sociais que compartilham de mesmos ideais.

Segundo Freud, de que maneira a civilização consegue fazer com que os indivíduos não dirijam sua agressividade aos outros e qual o papel do SuperEu na vida social?

A principal maneira que Freud cita para que os indivíduos não sejam agressivos uns com os outros é a sublimação através de atividades artísticas, esportivas, religiosas etc. O papel do superEu na sociedade é regular toda a interiorização de valores morais aprendidos ao longo da vida e é produto do Eu.

Discorra sobre o processo de constituição do SuperEu tal como Freud descreve, e relaciona ao modo como a ordem da legalidade é instituída no filme “O homem que matou um facínora”.

O superEu é formado a partir do complexo de édipo, onde a criança renuncia um dos pais como objeto amoroso e busca outro objeto de prazer, ou seja, é uma herança edípica por estar relacionado a juízos e a interiorização moral dos comportamentos da vida em sociedade, além de ser individual também é coletivo.

O superEu está ligado as todas nossa ações, individuais ou coletivas, obedecendo uma certa forma de valores de juízos.

Ao buscar se organizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com