TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO ENSINO FUNDA

Por:   •  29/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.526 Palavras (11 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

TATIANE DA SILVA

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II- ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TATIANE DA SILVA

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II- ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia para a disciplina: Estágio Curricular em Pedagogia II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Tutora a Distância: Silmara Valerio

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        04

2        A INTERDISCIPLINARIDADE COMO MOVIMENTO ARTICULADOR DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM        05

3        CONHECER A FUNÇÃO E A ESTRUTURA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)...........................................................................................06,07

4 CONHECER A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA, ASSIM COMO A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA...........................................................................................................08,09

5 CONHECER A ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC (MEIO AMBIENTE, ECONOMIA, SAÚDE, CIDADANIA E CIVISMO, MULTICULTURALISMO E CIÊNCIA E TECNOLOGIA)...................09,10

6 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, CONFORME RESPECTIVO ESTÁGIO...............................................11

7        PLANOS DE AULA        12,13,14,15

8     CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

9      REFERÊNCIAS        

17

  1. INTRODUÇÃO

Neste estágio obrigatório de ensino fundamental será necessário trabalhar os temas do dia a dia escolar. A teoria que estudamos durante a graduação nos ensina algumas práticas pedagógicas que só conseguimos entendê-las de verdade se praticamos. Neste momento que estamos vivendo, um período ainda de pandemia se tornam um pouco restrita algumas atividades; lembrando também do período em casa o que danificou muito nos estudos da educação fundamental, assim como outras.

Faremos então uma análise do que precisamos realmente saber para que sejamos bons profissionais. Sabemos que alguns documentos são exigidos e será necessário o estudo e conhecimento a fundo destes documentos. Estes são Projeto Político Pedagógico, Currículo pedagógico, eles são à base da formação do conteúdo.

As metodologias ativas também agregam em todo nosso contexto educacional proporcionando aos alunos uma vivencia diferentes, os recursos novos e que acompanham o avanço das tecnologias, essas que estão inseridas no nosso dia a dia e tem grande valor pedagógico dentro da sala de aula e utilizado de maneira correta. No ensino fundamental é que se inicia a alfabetização e o letramento e estes recursos vêm auxiliar essa demanda.

  1. LEITURA OBRIGATÓRIA: A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem.

Discute a interdisciplinaridade como um movimento contemporâneo presente nas
dimensões da epistemologia e da pedagogia, que vem marcando o rompimento com uma visão cartesiana e mecanicista de mundo e de educação e, ao mesmo tempo, assumindo uma concepção mais integradora, dialética e totalizadora na construção do conhecimento e da prática pedagógica. Inicialmente, faz-se uma breve apresentação da origem histórica desse movimento, discutem-se aspectos de sua conceituação e suas implicações no campo.

A argumentação apresentada no texto busca destacar que o movimento da interdisciplinaridade pode transformar profundamente a qualidade da educação escolar por intermédio de seus processos de ensino. 

A interdisciplinaridade, como um enfoque teórico-metodológico ou gnosiológico, como a denomina Gadotti (2004), surge na segunda metade do século passado, em resposta a uma necessidade verificada principalmente nos campos das ciências humanas e da educação: superar a fragmentação e o caráter de especialização do conhecimento, causados por uma epistemologia de tendência positivista em cujas raízes estão o empirismo, o naturalismo e o mecanicismo científico do início da modernidade.

  1. CONHECER A FUNÇÃO E A ESTRUTURA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP).
  1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

R: PPP é o instrumento balizador para a atuação da instituição de ensino e, por conseqüência, expressa a prática pedagógica de uma escola ou universidade e de seus cursos, dando direção à gestão e às atividades educacionais.

PPP vai além do currículo escolar, trazendo os valores, a cultura, as crenças e as diretrizes de ação que devem orientar toda a comunidade escolar. Por isso, é fundamental que ele seja bem elaborado e sempre sirva como orientação para o cotidiano da instituição.

  1. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

R: A BNCC definiu as 10 competências que englobam habilidades, conhecimentos, atitudes e valores que visam à promoção e desenvolvimento dos alunos, que inter-relacionam e perpassam todos os componentes curriculares ao longo da educação básica, sobrepondo-se e interligando na construção do conhecimento e habilidades. O PPP deve nortear as instituições escolares estando em conformidade com a BNCC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (360.5 Kb)   docx (400.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com