TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é resistência de materiais

Por:   •  6/12/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

Define-se por resistência dos materiais o estudo das relações entre as cargas externas que agem sobre um corpo e as cargas internas no interior desse mesmo corpo. A resistência dos materiais é também chamada de mecânica dos materiais, e é definida por Hibbeler, em seu livro Resistência dos Materiais, como um ramo da mecânica que estuda as relações entre cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas que agem no interior do corpo. Por esse motivo, ao estudar a resistência dos materiais, faz-se possível realizar o cálculo das deformações sofridas por um corpo que é submetido a uma força externa. De forma simplória, pode-se determinar que um dos principais objetivos do estudo da resistência dos materiais é garantir que as estruturas permaneçam em equilíbrio quando expostas a esforços, mantendo-se, assim, a integridade do corpo em questão.

Dessa forma, em se tratando do ramo da construção civil, o estudo da resistência dos materiais é de extrema importância, servindo até como base para a análise das estruturas, no que diz respeito à seleção dos materiais, proporção e dimensão dos elementos em questão. A fim de que eles sejam capazes de exercer suas finalidades, garantindo uma margem de segurança confiável.

Quanto ao setor de produção industrial em geral, a resistência dos materiais permite a confecção e utilização de peças e produtos que cumpram o papel que lhes foram determinados de forma segura e econômica. Ou seja, ao conhecer os limites de cada tipo de material, faz-se possível designar quais são mais viáveis para cada caso, de maneira que, os objetivos sejam atingidos de forma econômica, porém, também eficiente. Garantindo então, a efetividade dos produtos.

Em resumo, a aplicação da resistência dos materiais deve propiciar a obtenção de estruturas e produtos otimizados. E, isso só é possível através do uso racional dos materiais, que permite economia e segurança ao mesmo tempo.

Durante o estudo das resistências dos materiais é realizado o cálculo das tensões a qual o corpo está submetido. Esse cálculo é feito através da divisão da força aplicada pela área do corpo em questão.

[pic 1]

Assim, o conceito de tensão pode ser considerado como a intensidade da força interna em um ponto do corpo, já que a carga externa aplicada é distribuída por toda a área, conforme a fórmula. Em se tratando de carga axial, as forças são aplicadas ao longo da área do corpo, por esse motivo, para efeito de cálculos, a força será dissipada simetricamente à área, ou seja, a somatória das cargas passa a ser aplicada exatamente ao meio, dessa forma, a força total se dissipa ao longo do corpo por um eixo central.

São tratados dois tipos de tensões, são elas: tensão normal e tensão de cisalhamento. Explicadas a seguir.

A tensão normal ocorre quando a força aplicada ao corpo se dá perpendicularmente à sua área. Ela pode ser dividida em tensão de tração e de compressão. Durante a tensão de tração, a força normal irá tracionar o corpo. E, por outro lado, durante a tensão de compressão, a força normal irá comprimir o corpo. Já na tensão de cisalhamento a intensidade da força aplicada age na tangente da área do corpo.

Como dito anteriormente, faz-se necessário conhecer os limites elásticos dos materiais, para que seja garantida a segurança da utilização de produtos e estruturas. Já que, quando determinados, é possível estabelecer a quantidade de carga que lhe é suportada sem haver prejuízos.

Levando em consideração os conceitos de tensão apresentados, entende-se que quando um corpo é submetido a uma força ele sofre deformações, que podem ser permanentes ou não, dependendo da intensidade da força e/ou limite elástico do corpo. Dessa forma, a Lei de Hooke é dada pela multiplicação da deformação pelo módulo da elasticidade, como está apresentado abaixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com