TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVO É SEPARAR UM LÍQUIDO DE UM SÓLIDO NÃO DISSOLVIDO

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Filtração: Objetivo é separar um líquido de um sólido não dissolvido. Exemplo disso é a água e a areia. Através de um filtro, passamos a água e retemos a areia. Filtração é qualquer esquema que se arme para a retenção de um sólido. Exemplo disso, é a estação de tratamento de esgoto. À água passa por um gradeamento para separar sólidos maiores e deixar a água passar. Após isso, a água passa por caixa de areia para separar sólidos menores. Qualquer meio de separação de sólidos de líquidos é chamada de filtração. Aspirador de pó, também é uma filtração, retemos as partículas de poeira e dispersamos o ar atmosférico.

Outra maneira é a decantação: Exemplo disso é embocar um recipiente a fim de separar um líquido de um sólido. Emboco o copo até quando o sólido se aproximar a beira do copo. È um tipo de separação, meia boca por assim dizer.

Mistura heterogênea de líquidos:  Exemplo a água e a gasolina. À água não dissolve a gasolina, a gasolina é menos densa que a água. E uma maneira de separá-la é através da decantação. E temos alguns instrumentos para isso, exemplo  funil de decantação ou funil de bromo. È um funil que tem uma torneira na parte inferior. Como a água fica na parte inferior, abrimos a torneira e retiramos a água. Quando observarmos que a água esta quase acabando fechamos a torneira e deixamos ela pingando, quando o primeiro pingo de gasolina cair fechamos a torneira, Desta forma separamos a água da gasolina.

Outro método é  a sifonação: similar ao sistema de retirar gasolina do tanque atavés de uma mangueira. Succionamos  a água até que ela se acabe. Não é acadêmico, por que toda vez, que fazemos isso, na maioria das vezes, tomamos um pouco de gasolina. Se essa substância for tóxica, corremos o risco de morrer. Não serve pra qualquer tipo de substância.

Mistura heterogênea entre sólidos: Um exemplo, areia e limalha de ferro. O ferro é atraído por um imã, então podemos usar  um imã e fazer a separação desses dois componentes. Nesse caso, temos a separação magnética.

Agora se temos areia e serragem:  Podemos usar á água. A areia não se dissolve na água, porém ela é mais densa que a água e fica no fundo. A Serragem é menos densa que a água e se deposita na superfície. Dessa maneira fizemos a separação, através de um líquido. Quando uso um líquido a fim de separar  um líquido de um sólido esse processo se chama, flutuação ou flotação.

Agora uma separação em entre areia e sal. O sal ele se dissolve 100% na água. Quando eu uso um líquido a fim de dissolver um dos sólidos e por fim, separá-los, essa separação se chama, dissolução fracionada. Como? Primeiro eu faço uma filtração da água com o sal e separo da areia. Agora basta retirar o sal da água separando ele, aquecendo um sistema. Como o ponto de ebulição do sal é muito alto, a água evapora e o sal fica no fundo desse sistema, separando-os. Esse é o método do qual conseguimos separar a água do mar e transformá- la em sal de cozinha, método chamado de Vaporização ou cristalização.

Prova que as vezes se exige mais de um método, para se fazer a separação de uma mistura.

Nesse método, temos que fazer uma dissolução fracionada, uma filtração e após isso uma vaporização, para fazer a separação por completo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com