TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO DE PROTOZOÁRIOS

Por:   •  30/5/2017  •  Ensaio  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 4

OBSERVAÇÃO DE PROTOZOÁRIOS

ALUNAS: ALEXANDRA LAPOT

ANA AUGUSTA COELHO

 

PROFA DRA NORA KATIA SAAVEDRA DEL AGUILA

INTRODUÇÃO

        Os protozoários são microorganismos unicelulares agrupados no Reino Protista junto às algas. Todos são seres eucariontes ou seja, possuem núcleo celular organizado dentro de uma carioteca, são heterótrofos. São organismos com ampla dispersão em ambientes úmidos e aquáticos, com espécies de vida livre e outras parasitárias de invertebrados e vertebrados.

        São classificados em 16 filos que podem ser agrupados em 4 grupos: protozoários amebóides: deslocam-se ou capturam alimento por meio de pseudópodes, que compreender cerca de 5 filos; os protozoários flagelados: deslocam-se ou obtêm alimento por meio de flagelos, são cerca de 8 filos; os protozoários ciliados: que se deslocam ou obtêm alimento por meio de cílios, que compreende apenas um filo (Ciliophora); e os protozoários esporozoários: não possuem estrutura especiais para o deslocamento, mas podem se deslocar no meio por flexões do corpo ou por deslizamento, obtêm o alimento por absorção ou pinocitose, compreende dois filos.

Podem causar doenças, por exemplo: Tricomonas vaginales, parasita da vagina das mulheres; e a doença de Chagas, transmitida pelas fezes do inseto chamado barbeiro ou chupança (Triatoma infestans), defecando nas proximidades do local onde picou o hospedeiro, permitindo que o agente etiológico (protozoário da espécie Tripanosoma cruzi) penetre na corrente sanguínea através do orifício causado pela picada.

O principal objetivo da observação de protozoários em laboratório é de poder classificá-los e identificá-los de acordo com a sua estrutura de locomoção (pseudópodes, flagelos,cílios ou a falta de estrutura de locomoção).

        

MATERIAL E MÉTODOS        

No experimento foram utilizados os seguintes materiais:

1-Uma lamínula

2- Uma lamina

3- Amostra de protozoários

4- Microscópio com lentes objetivas 4x, 10x, 40x e 100x.

5- Óleo Imersion

Primeiro pegou-se uma pequena quantidade da amostra de protozoários e pingou-a na lâmina, para espalhar a amostra na lâmina, colocou-se a lamínula na parte de cima e com isto a amostra ja está pronta para ser analisada no microscopio.

        No microscópio óptico começamos observando pela lente objetiva de 4x. Coloque a lâmina preparada no orifício da platina, em seguida ajuste a intensidade de luminosidade do microscópio, girando o botão que está no pé do mesmo. Olhando a olho nú aproxime a lâmina da lente objetiva, ajustando pelo parafuso macrométrico. Com o olhar já na objetiva gire o macrometrico no sentido inverso, até ver o material no campo com certa nitidez. Com o micrométrico ajuste ate ver a imagem melhor. Depois de analisado com a objetiva de menor ampliação passamos para uma de maior a 10x, com o micrométrico ajustamos novamente o foco. E assim sucessivamente até analisar com todas as lentes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Antes de começarmos as analises em cada uma das lentes, temos que nos lembrar que a lente ocular já apresenta um aumento de 10x, ou seja, além do aumento da lente ocular tempos que multiplicar por 10 pra termos o tamanho real que estamos analisando.

      A partir dos materiais utilizados e os métodos realizados pudemos observamos diversas algas presentes na amostra analizada. Com a observação detalhada através do microscópio obtemos os seguintes desenhos:

AUMENTO DE 40X

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com