TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIGEM DO UNIVERSO E DO SISTEMA SOLAR

Por:   •  26/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.868 Palavras (24 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 24

  1. ORIGEM DO UNIVERSO E DO SISTEMA SOLAR

As ideias de eternidade e perfeição parecem fascinar o ser humano, talvez por isso nossos antepassados viam o universo como uma manifestação divina.

Com a prova de que o universo está em constante expansão, concluiu-se que houve um momento em que ele estava comprimido em um volume diminuto e em condições físicas inimagináveis, reunindo toda matéria e energia do universo. Retrocedendo no tempo com a mesma constante de expansão, o tempo necessário para que o universo retorne ao ponto de máxima concentração, situado pelas estimativas mais confiáveis entre 13 e 14 bilhões de anos.

Subitamente surgiu a grande expansão (Big Bang), processo que persiste até hoje. A dúvida é se esse processo persistirá para sempre ou cessará no futuro, podendo dar origem a um processo recessivo e novo colapso ao estado denso (Big Crunch).

Havendo massa suficiente a força gravitacional deverá diminuir a velocidade de expansão até anular-se, e em seguida ele devera implodir sobre si mesmo. Isso ocorrerá se o universo for fechado, ou seja, a densidade média for superior a 6,5.10-30 g/cm3, daqui a dezenas de bilhões de anos. Toda matéria estará reunida em um ponto pequeno de densidade extremamente alta, virtualmente infinita, onde matéria e energia seriam indistinguíveis, não haveria espaço em seu entorno e o tempo não teria sentido.

Se o universo for aberto, ou seja, a densidade média menor que 6,5.10-30 g/cm3, o universo expandirá eternamente. As observações indicam que a densidade da matéria visível é cerca de 100 vezes menor que o valor critico, indicando que o universo continuará em expansão indefinida. Entretanto, é difícil medir essa densidade em virtude da existência da chamada matéria escura, virtualmente invisível, composta por neutrinos e outras partículas desconhecidas que interagem com a matéria conhecida pela força da gravidade, podendo esta estar presente no universo em quantidade superior à da matéria visível, e nesse caso a densidade média poderia superar o valor critico, apontando para um universo fechado.

A expansão do universo não se dá através do aumento da distância entre as estrelas de uma galáxia, e nem a distância entre as galáxias de um aglomerado, visto que estas estão ligadas entre si pela ação da gravidade. A expansão do universo significa que está aumentando continuamente a distância entre os aglomerados de galáxias que não estão suficientemente ligados pela atração gravitacional.

Com pouco menos de 1 milhão de anos de vida, a temperatura do Universo encontrava-se em cerca de 2.727 °C transparente e constituído por 74% de H e 26% de He além de quantidades diminutas de Li e Be.

As estrelas e galáxias se formaram quando o resfriamento permitiu que a matéria se confinasse em imensas nuvens de gás (nebulosas). Estas entraram em colapso gravitacional e seus núcleos se aqueceram, levando à formação das primeiras estrelas.

  1. Origem do sistema solar e do planeta terra

De acordo com a teoria atualmente aceita sobre a origem do sistema solar, o material interestelar, situado nos braços espirais da Via Láctea entrou em colapso e foi condensado. O colapso gradual desse material, com cerca de 90% de sua massa concentrada na parte central da nuvem, sob influência da gravidade, foi achatado e começou a rodar em sentido anti-horário. A rotação e a concentração do material interestelar continuaram e, então deram origem ao Sol embrionário (protossol), mas ainda circundado por uma turbulenta e giratória nuvem de partículas chamada nebulosa solar.

A nebulosa solar, composta por gás e poeira cósmica, com composição química correspondente à abundancia solar dos elementos (Tabela 1), tinha formato de um disco achatado, em lenta rotação. Quando o Sol iniciou a fusão nuclear, a região interna mais quente iniciou um resfriamento gradativo e parte do gás incandescente condensou-se em partículas sólidas, iniciando o processo de acresção planetária, mediante colisões entre partículas, guiadas pela atração gravitacional.

Tabela 1. Abundancia solar dos elementos.

[pic 1][pic 15][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 16][pic 17][pic 18]

Valores em átomos/106 átomos de silício. Para cada átomo de silício existem 2.720 átomos de hidrogênio.

Enquanto os planetas estavam crescendo, o material atraído para o centro da nebulosa também aglutinou, colapsou e foi aquecido a vários milhões de graus pela compressão gravitacional. O resultado disso foi o nascimento de uma estrela, o nosso Sol.

Nas proximidades do protossol (Sol no início de sua formação) a temperatura elevada vaporizava até grãos sólidos, e apenas os elementos de elevado ponto de fusão teriam condições de resistir. Os sólidos de elementos menos densos, gelo, amônia, metano e outros, seriam vaporizados nas regiões próximas do protossol.

Provavelmente formaram-se anéis com concentração de maior material sólido, separados por espaços com menos concentração. À medida que ocorreu o resfriamento, o material dos anéis foi se concentrando em corpos com dimensões de 1 quilómetro (planetésimos), posteriormente se transformaram em corpos maiores (protoplanetas) e finalmente atraíram todo material sólido que girava nas proximidades, dando origem aos planetas.

Durante o processo de aglutinação, partículas sólidas, liquidas e gasosas começaram a se acumular em massas cada vez maiores (chamadas planetesimais) que eventualmente se tornaram planetas.

Quando o Sol se tornou uma estrela, gerando energia pela fusão nuclear, a radiação e o vento solar arrastaram a matéria gasosa remanescente para longe. Os planetas mais próximos se aqueceram e suas atmosferas primitivas foram dissipadas.

Segundo modelos teóricos, em cerca de 100 milhões de anos poderia ter-se acumulado 97-98% do material que constitui hoje o planeta Terra.

Todos os objetos que compõem o sistema solar foram formados da mesma matéria (nebulosa solar) e na mesma época. O sol representa 99,8% da massa do sistema solar, com os planetas girando ao seu redor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (281.3 Kb)   docx (115.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com