TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORÇAMENTO CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  22/9/2016  •  Artigo  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

A construção civil representa uma parcela importante do produto interno bruto através de sua atividade econômica, representando um grande investimento, tanto para as empresas quanto para seus clientes. Na construção civil há a característica da rapidez das transformações tecnológicas e técnicas, exigindo do mercado profissionais aptos e capazes de atender de forma rápida as demandas do setor. (AZEVEDO; ENSSLIN, 2011).

As empresas exigem qualidade associando produtividade e rapidez com cronogramas. A satisfação do cliente tornou-se uma prioridade, sendo assim, os processos de execução de um projeto, obra, e planejamento devem ser elaborados dentro desta realidade atual.

Nos dias de hoje pode-se considerar como a melhor e mais eficiente ferramenta para construir bem e aproveitar as qualidades do projeto e evitar desperdícios o planejamento, por isso à preparação do orçamento de qualquer obra é um item fundamental para que possa ser estabelecido, com segurança, o cronograma da obra.

O orçamento detalhado deve discriminar os possíveis custos diretos e indiretos BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) aplicados numa obra, com a utilização de composições de custos analíticas. (XAVIER, 2011).

Como objetivo este trabalho irá apresentar o orçamento de uma construção residencial, para determinar o valor de investimento a ser feito, atentando-se para todas as normas e procurando valores compatíveis no mercado.

Como objetivos mais específicos temos:

• Levantamento de quantitativos;

• Composição de custos;

• Curva ABC;

• Especificações Técnicas dos materiais e serviços utilizados;

• Analisar o tipo de solo assim como as fundações mais indicadas ao tipo de obra/solo;

Este trabalho se justifica pela necessidade de saber previamente o custo total que a obra deverá resultar e assim podermos identificar se o empreendimento será viável ou não e buscar estratégias técnicas e financeiras que possibilitem menos atrasos no andamento do empreendimento e haja contudo um melhor aproveitamento dos materiais e serviços.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Xavier (2008) uma obra deve ser planejada, programada e operada com organização, utilizando sempre o melhor método para a execução de cada atividade. A organização determina e estabelece a melhor forma de compor os recursos: físicos, humanos e financeiros, para obter o melhor desempenho da obra e durante todas as fases da sua execução.

Este trabalho apresentará os quantitativos dos projetos de uma construção residencial situada em Belo Horizonte, para a obtenção de custos e especificação de insumos.

Em um projeto de uma obra civil, é necessário ter um planejamento da construção, a organização para a execução, o orçamento e a programação da mesma. O orçamento contribui para a compreensão das questões econômicas e a programação é relacionada com a distribuição das atividades no tempo. Em função da variabilidade do setor, é importante realizar o planejamento do empreendimento em níveis de detalhamento diferentes, considerando horizontes de longo, médio e curto prazo (Aurélio, 2010).

Cordeiro (2007) afirma que para a elaboração de um orçamento é necessário um planejamento que assimile as possibilidades e limitações técnicas. É preciso realizar o cálculo de custos dos serviços a serem executados através das informações captadas para o desenvolvimento do orçamento. Ao estudar um determinado projeto é de grande interesse do empreendedor obter esclarecimentos sobre o orçamento.

Em geral, um orçamento é determinado somando-se os custos diretos – mão de obra de operários, material, equipamento – e os custos indiretos – equipes de supervisão e apoio, despesas gerais de canteiro de obras, taxas etc – e por fim adicionando-se impostos e lucro para se chegar ao preço de venda. Para participar de uma concorrência, o preço proposto pelo construtor não deve ser tão baixo a ponto de não permitir lucro, nem tão alto a ponto de não ser competitivo na disputa com os demais proponentes. (MATTOS, 2006, p. 22-23).

A cotação de preços consiste na análise dos preços de mercado dos diversos insumos utilizados em obra, sendo necessário a comparação com diferentes fornecedores a fim de selecionar o um mais viável (Mattos, 2006).

De acordo com Mattos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com