TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONES TRUFADOS

Por:   •  2/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

PESQUISA OPERACIONAL, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.  

 “Utilização dos Conceitos e Ferramentas da Pesquisa Operacional.”

                Itajubá, Minas Gerais, Brasil, 24 a 31 de março de 2021.

[pic 1]

Maximização de Lucro de uma Empresa de Produção Artesanal de Cones Trufados

Daniel Alberto Guimarães (FEPI)

daniguima892@gmail.com

Francislene Lopes Rodrigues (FEPI)

lopesfrancislene@yahoo.com

O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de programação linear a fim de maximizar o lucro de uma empresa de fabricação de cones trufados, localizada em Itajubá -MG. Para isto, foi utilizado um estudo de caso como metodologia que proporcionou um acompanhamento diário da demanda dos produtos no empreendimento durante 15 dias. Com os dados acerca da demanda e das quantidades dos principais ingredientes necessários em cada tipo de cone foi utilizado a ferramenta Solver do Microsoft Excel para solucionar o modelo matemático em busca da maximização do lucro da empresa.

Palavras-chave: Programação Linear, Maximização de Lucro, Cones Trufados.

 


[pic 2]

1. Introdução

        

O atual cenário causado pela pandemia do covid-19 gerou um aumento do preço dos ingredientes utilizados em uma Empresa de Produção artesanal de cones trufados.

Diante da não possibilidade de aumento no preço de venda do produto final, se fez necessário a utilização das ferramentas de programação linear através do Solver do Microsoft Excel dentro dos conceitos da pesquisa operacional, afim de se obter bons resultados na lucratividade da empresa sem que sofra impacto da perca de clientes devido ao preço final do produto.

O objetivo do trabalho é maximizar o lucro de uma empresa de fabricação de cones trufados.

Através de um modelo de programação linear foi possível encontrar o melhor Mix de Produtos, que utiliza os ingredientes que apresentam o menor custo, afim de não alterar a qualidade do produto e manter os preços de venda atuais e dessa forma não perder a carteira de clientes e aumentar o Market Share.

2. Referencial Teórico

2.1 Pesquisa Operacional

A Pesquisa Operacional no mundo, foi utilizada para descrever métodos entre grupos de cientistas para solucionarem problemas táticos, estratégicos e operacionais de administração militar. E isso se espalhou pelo mundo empresarial, porém sua popularidade se desenvolveu após a utilização das ferramentas computacionais. Isso deve-se, ao desenvolvimento de máquinas de computadores que foram desenvolvidas no ano de 1980.

No Brasil, a Pesquisa Operacional é aplicada em vários profissionais e alunos, mais destacam-se principalmente os Engenheiros de Produção. (ARENALES; ARMENTANO; MORABITO, 2007; COLIN, 2007; HILLIER; LIEBERMAN, 2006; LACHTERMACHER, 2002; TAHA, 2008)

Segundo GOLDBARG (2005) a “Pesquisa Operacional” é um método analítico utilizado na busca da eficiência organizacional em todos níveis da gestão. A área de sistemas de apoio à decisão vem se expandindo em suas estações de trabalho, possuindo um baixo custo, e uma maior capacidade de cálculo, armazenamento e recursos gráficos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com