TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maneira simples e convincente de testar o teste cone e pressométrico

Trabalho acadêmico: Maneira simples e convincente de testar o teste cone e pressométrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.104 Palavras (13 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 13

Sumário

1. RESUMO 2

2. ABSTRACT 2

3. PALAVRA-CHAVE 2

4. INTRODUÇÃO 2

5. OBJETIVO GERAL 3

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3

7. JUSTIFICATIVA 3

8. ENSAIO DE CONE 3

8.1. NORMALIZAÇÃO TÉCNICA – TIPOS DE ENSAIOS CPT 3

8.2. EXECUÇÃO COMERCIAL DO CPT MECÂNICO 4

9. ENSAIO PRESSIOMÉTRICO 6

10. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PRESSIÓMETRO 8

11. OS DIVERSOS TIPOS DE EQUIPAMENTO 10

11.1. - PRESSIÓMETRO DO TIPO PBPMT 10

11.2. PRESSIÓMETRO DO TIPO SBPMT 12

11.3. PRESSIÓMETROS DO TIPO CPMT 13

11.4. PRESSIOMETROS PARA PAVIMENTOS 14

12. CONCLUSÃO 15

13. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 16

1. RESUMO

A pretensão deste trabalho é descrever de forma simples e contundente o que são o ensaio de cone e o ensaio pressiométrico. Nesta monografia abordamos desde a parte histórica até os principais tipos de cada ensaio.

2. ABSTRACT

The intention of this paper is to describe a simple and compelling way what are the test cone and pressiométrico test. This monograph from the historical approach to the main types of each test.

3. PALAVRA-CHAVE

Engenharia de fundações, ensaios de campo, ensaio pressiométrico e ensaio de cone.

4. INTRODUÇÃO

O ensaio de cone e o ensaio pressiométrico realizados em campos são amplamente usados em obras de engenharia, sendo trabalhandas na área de fundações.

O trabalho tem como objetivos de descrever os principais modelos de ensaios de cone e pressiométrico e entender como eles funcionam e suas especificações Com base na norma e na experiência brasileira os dois ensaios de cone comercializados podem assim ser definidos (ABNT, 1991).

Está organizado em pesquisas e ensaios realizados para os dois assuntos, sendo que será principalmente abordado no ensaio de Cone ô ensaio CPT mecânico e elétrico, consistindo esses dois em um ensaio geotécnico de campo realizado com um equipamento de cravação operado hidraulicamente, claro que tendo suas particularidades e o ensaio pressiométrico será abordado explicações de ensaio efetuado in situ¨, tendo maior aplicação nos solos e rochas brandas ou solos duros., sendo atualmente o um parelho conhecido e que possui uma vasta aplicação, especialmente em projetos de fundações. Será comentado uma parte da evolução histórica do pressiométrico, os seus diversos tipos de equipamentos, tendo tipo PBPMT, SBPMT, CPMT e para pavimentos.

5. OBJETIVO GERAL

Mostrar a importância da analise em ensaios de cone e pressiométrico para execução de projetos de fundações de pequeno e grande porte na engenharia civil

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Descrever os principais modelos dos ensaios de cone e pressiométrico;

2. Entender como eles funcionam e suas especificações;

7. JUSTIFICATIVA

Essa pesquisa é de suma importância para o social, pessoal e cientifico.

Social: garantindo uma melhor segurança para empreendimentos futuros de grande e pequeno porte.

Pessoal: é de mais importante o conhecimento adquirido através dessa pesquisa, pois acrescenta em nós uma certeza, que se deve tomar uma grande importância dos estudos em analises do solo.

Cientifico: Ter maior preocupação e incentivar os maiores estudos na área de fundações, possibilitando futuramente maior precisão nas analises dos solos graças às futuras invenções maquinarias mais do que já existem.

8. ENSAIO DE CONE

8.1. NORMALIZAÇÃO TÉCNICA – TIPOS DE ENSAIOS CPT

O ensaio CPT foi normalizado pela ABNT através do MB 3406/ 1991 (ABNT, 1991). São apresentados pela norma quatro tipos de ensaios CPT: (a) Ponteira mecânica de cone; (b) Ponteira mecânica de cone-atrito; (c) Ponteira elétrica de cone; e (d) Ponteira elétrica de cone-atrito. Na prática comercial de ensaios CPT, apenas dois estão disponíveis: (a) Ensaio de cone - CPT Mecânico; e (b) Ensaio de cone – CPT Elétrico.

Existe ainda comercialmente o ensaio de cone dinâmico leve e pesado. Ambos utilizam uma ponteira cônica diferente daquelas especificadas pelo MB 3406 /1991 e utilizam golpes de martelo para a sua cravação. Além destes ainda existe o cone africano utilizado na área rodoviária.

Com base na norma e na experiência brasileira os dois ensaios de cone comercializados podem assim ser definidos (ABNT, 1991) e (Rocha Filho e Schnaid, 1996):

- Ensaio CPT Mecânico: É um ensaio geotécnico de campo realizado com um equipamento de cravação operado hidraulicamente, que permite a colocação de hastes de 1m de comprimento, marcadas de 20 em 20 cm, nas quais está acoplada uma ponteira mecânica cone-atrito que possibilita à leitura independente da resistência a penetração da ponta cônica denominada de resistência de ponta em MPa e a resistência à penetração total denominada de resistência de cone-atrito, da qual por subtração se obtém a resistência da luva cilíndrica de atrito, denominada de resistência de atrito lateral fs em KPa

Ensaio CPT Elétrico: É um ensaio geotécnico de campo realizado com um equipamento de cravação operado hidraulicamente, que permite a colocação de hastes de 1m de comprimento nas quais está acoplada uma ponteira elétrica cone-atrito contendo um elemento poroso localizado na parte cilíndrica da ponteira, justaposta a base da ponta cônica e seguida da luva de atrito, que possibilita a leitura independente da resistência de ponta qc em MPa da resistência de atrito lateral fs em Kpa e da poropressão durante a penetração da ponteira, denominada de pressão neutra u em Kpa. As dimensões para a fabricação das ponteiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com