TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONTRAS DOS REFRIGERANTES: OS MALEFÍCIOS NA SAÚDE HUMANA.

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

                                                Faculdade Horizontina -RS

FACULDADE HORIZONTINA

Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação.

OS CONTRAS DOS REFRIGERANTES: OS MALEFÍCIOS NA SAÚDE HUMANA.

Nome do aluno: Tiago Gabriel Röglin; Clereu Soares Petry.

Professora Disciplina Ma. Marlene Bieger

HORIZONTINA-RS

2016

[pic 3]

Tiago Gabriel Röglin; Clereu Soares Petry.[pic 4]

OS CONTRAS DOS

REFRIGERANTES.

Projeto de pesquisa apresentado na disciplina de metodologia da pesquisa, para o curso de Engenharia e Controle de Automação.

Orientador:  Professora Marelene Bieger

Horizontina-RS

2016

SUMÁRIO[pic 5]

1 introdução         4

2 justificativa        5

3 Objetivos        5

4 Metodologia        7

5 Fundamentação Teórica        7

6 Cronograma        8

7 Referências         ?


INTRODUÇÃO

Foi no século XVI que a fabricação de refrigerantes teve início. Nesta época, eles eram feitos por farmacêuticos que, devido aos conhecimentos avançados em química, sabiam como fazer o processo. Desde então, o consumo de refrigerantes só tem aumentado. No Brasil, durante o ano de 2009, mais de 14.339.322 milhões de litros de refrigerantes foram consumidos. Esta bebida gaseificada possui em sua maioria um altíssimo teor calórico, o que provoca inúmeros males à saúde.

Os refrigerantes têm um grande poder de imagem, somado ao seu marketing poderoso, assim ficando ao alcance de toda e qualquer pessoa. Porém, em contrapartida, eles têm uma grande carência nutricional. Mesmo podendo ser o causador de vários problemas a saúde humana, não damos muita importância.

        Eles tem sido, um dos grandes males silenciosos, trata-se de um inimigo que caminha a passos lentos, mas firmes. Porém, se não fosse pelos poderes econômicos e os claros interesses do setor, os refrigerantes deveriam levar um selo de advertência, igual ao dos cigarros.

Neste contexto, o objetivo do artigo é de alertar e levar informações a pessoas que não conhecendo seus efeitos faz do consumo excessivo um problema para sua saúde no futuro

Assim, podendo mostrar que os malefícios a que estamos expostos ao consumir não moderadamente os refrigerantes. Pois, se o mesmo for consumido com moderação, e associado a uma dieta balanceada, com práticas de exercícios, podemos sim continuar tomando os nossos refrigerantes sem medo.

1.1 TEMA

        Os malefícios causados a nossa saúde devido o consumo de refrigerantes (bebidas com cafeína, açucares e cola) e seus efeitos no nosso organismo. Refrigerantes contém estes ingredientes em sua formula, os quais consumidos em excesso podem vir a causar vários problemas de saúde, assim como doenças crônicas que podem levar a morte.

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Os efeitos sofridos pelo organismo humano pelo o consumo de refrigerantes, por pessoas das mais diversas faixas etárias, sem distinção de classes sociais e nem de poder aquisitivo. Será feita uma pesquisa a nível mundial, com um foco maior na cidade de Horizontina-RS.

1.3 O PROBLEMA

        O hábito de tomar refrigerante diariamente, sem nenhum cuidado faz muito mal à saúde, e isto não é brincadeira. Estas bebidas não alcóolicas e também não fermentadas são em sua maioria produzidas basicamente com água mineral e açúcar. Corantes são incluídos, assim como extratos de frutas, vegetais e gás carbônico. Quais seriam as desvantagens do consumo excessivo somado a uma dieta não balanceada, para a saúde humana?

2 JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa não é da área especifica da Engenharia, porem vem com o intuito de alertar sobre o que estamos expostos devido ao consumo de refrigerantes. A mesma sera efetuada na cidade de Horizontina, abrangendo pessoas de todas as idades, classes econômicas e sociais. Sendo realizada num período máximo de 06 meses.

        Mostrando assim vários sintomas e doenças que atingem nosso organismo, se não nos regrarmos no consumo dos mesmos. E assim levar as pessoas a refletir sobre seus modos de vida, seus hábitos alimentares e a pratica de atividades físicas, para ter uma vida mais saudável.

3 OBJETIVOS

        

        Mostrar a todos, os efeitos que nós sofremos com o consumo de refrigerantes, deixando a critério de cada um, o seu consumo ou não.

3.1 Objetivo geral

- Alertar e levar informações as pessoas que não conhecendo os efeitos e faz do consumo excessivo um problema para sua saúde no futuro.

3.2 Objetivos específicos

- Demonstrar segundo o blog Truth Teory, os efeitos que ocorrem apartir de dez minutos, até duas horas após o consumo de uma lata de refrigerante:

  • 10 minutos: 10 colheres de chá de açúcar atingem seu sistema (100% de sua ingestão diária recomendada). Você não vomita imediatamente, devido à doçura esmagadora, porque o ácido fosfórico corta o sabor.
  • 20 minutos: O açúcar no sangue tem um pico, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde a isso transformando todo o açúcar que pode obter em gordura.
  • 45 minutos: O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Essa é fisicamente a mesma maneira que a heroína funciona.
  • 60 Minutos: O ácido fosfórico prende o cálcio, magnésio e zinco no intestino grosso, provocando mais um aumento no metabolismo. Essa situação é agravada por doses elevadas de açúcar e adoçantes artificiais também aumentando a excreção urinária de cálcio.
  • Mais de 60 minutos: Como o delírio dentro de você morre, vai começar a ter um choque de açúcar. Pode tornar-se irritado e/ou lento. Você também terá, literalmente, urinado a água que estava no refrigerante. Mas não antes de levar junto alguns nutrientes que seu corpo poderia ter usado para até mesmo ter a capacidade de hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.

- Demonstrar as doenças que podem ser adquiridas pelo uso cotidiano e de forma não moderada:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (239.7 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com