TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA MODERNIZAÇÃO DE PRODUTIVIDADE NA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Por:   •  7/10/2016  •  Resenha  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

ADALBERTO OLIVEIRA DE CARVALHO NETO

OS DESAFIOS DA MODERNIZAÇÃO DE PRODUTIVIDADE NA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO

VITÓRIA – ES

2016

ADALBERTO OLIVEIRA DE CARVALHO NETO

OS DESAFIOS DA MODERNIZAÇÃO DE PRODUTIVIDADE NA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Trabalho apresentado a disciplina de Gestão de Recursos Humanos do curso de Graduação em Engenharia Civil da Faculdade Brasileira – Multivix, como requisito para avaliação.

VITÓRIA – ES

2016

Os desafios da modernização de produtividade na indústria da construção

ALVES, T.C.L., et al. Sistemas de Remuneração e Incentivos da Mão-de-obra na Construção Civil e a Implementação de Novas Filosofias de Produção: Um Estudo Exploratório. In: ENGPR2007: I Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Natal: ANPAD, 2007. Disponível em . Acesso: 29 set. 2016

  1. INTRODUÇÃO

A indústria da construção tem se fundamentado de maneira sólida dentre a economia do país, sendo responsável por uma grande fatia do PIB brasileiro. A necessidade de organização em sociedade se fez necessária desde a época das cavernas em que os homens já praticavam os primeiros métodos construtivos. Com o passar dos tempos, esses métodos foram se modernizando, agregando-se as novas práticas e as necessidades atuais. Contudo, houve uma estagnação na construção civil nos últimos anos principalmente em relação as remunerações e formas de apreciação de mão de obra do setor. As dificuldades técnicas, a falta de qualificação de trabalhadores e a grande vertente de projetos é um grande desafio na modelagem de novas soluções para o setor. Na contrapartida, existem empresas dispostas e remodelar a forma como a indústria da construção têm se difundido nos dias de hoje se tratando de remuneração e produtividade. Observa-se casos de sucesso quando levado em consideração a participação do maior interessado nesses novos rumos do setor: o trabalhador.

  1. DIGESTO

De um modo geral, o texto traz à tona um tema bastante peculiar e pouco discutido dentre as organizações corporativas do setor devido à dificuldade em se solucionar algumas variáveis que são, de certa forma, atreladas exclusivamente ao setor da indústria da construção. É possível e interessante destacar métodos abordados que foram de grande valia e importância para o desenvolvimento de ações para minimizar perdas e reestruturar a forma remuneratória e produtiva da construção, dentre eles, a grande valorização da importância do trabalhador no sucesso dos projetos. Os modelos apresentados de casos implementados no setor, deixa claro a importância de sua participação. Deve-se ressaltar ainda o efeito motivacional no que tange a psicologia aplicada nesses casos.

  1. INTERPRETAÇÃO

Em face das grandes inovações tecnológicas, a globalização, o avanço da tecnologia e demais consequências do capitalismo e da modernização da humanidade é de suma importância ressaltar que até mesmo a indústria da construção, nos percalços de suas dificuldades necessita de avanços e mudanças na conjuntura moderna da humanidade. A necessidade de práticas sustentáveis, economia de material (e de recursos naturais e financeiros) tem se tornado o grande problema na indústria da construção devido ao pouquíssimo avanço do setor nos últimos anos. Falar em avanço, economia e estratégias sem a participação dos maiores responsáveis pela indústria (trabalhadores) é, sem dúvida, um passo para trás.

O atual modelo econômico capitalista aplicado ao setor da construção tem deixado lacunas quanto a valorização dos funcionários nos moldes em que se encontra. Atualizar, modernizar e adequar a remuneração quanto à forma e a necessidade de empresários e colaboradores é um desafio a ser superado, porém, necessário.

Comparando o modelo remuneratório mais utilizado com o modelo tratado no artigo original podemos, sem dúvida, concluir que essa nova metodologia acrescentou uma variável de suma importância no mundo moderno: a motivação. Atrelar a remuneração a um processo de ganhos por produtividade eleva o subconsciente a repensar sob a perspectiva de um modelo moderno de ganhos atrelando não somente a um rendimento fixo, sem perspectiva de maiores ganhos, mas, a sua produtividade como forma de remuneração e incentivo a desempenhar um melhor papel dentro da organização. Incentivos podem ser desenvolvidos não se limitando apenas a remuneração como forma de pagamento. Viagens, auxílios, benefícios e reconhecimentos podem (e são), formas de elevar a motivação de um colaborador atraindo a sua satisfação pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com