TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL ANHANGUERA INDUSTRIA DE BEBIDAS PIRA

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ADMINISTRAÇÃO

LEONARDO MAURICIO NUNES

DESAFIO PROFISSIONAL

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

 ECONOMIA

JUIZ DE FORA

2015

INTRODUÇÃO

O trabalho desenvolvido tem como objetivo apresentar a situação da Indústria de bebidas Pira, que passa por uma crise de gestão após a decisão do Diretor geral da Indústria Doutor João em se aposentar.
O principal problema encontrado pela empresa foi a falta de sucessores capacitados e com habilidades de gestão para assumir a direção da indústria.

1. DESENVOLVIMENTO

Segue abaixo a tabela estabelecida de cada uma das competências e habilidades de Paulo e Iran.

[pic 2]

                   Legenda: (x) Competências e habilidades. (-) Deficiência de competência.

2. HABILIDADES E COMPETENCIAS QUE SÃO DEFICITÁRIAS E PRECISAM SER APRIMORADAS OS FUTUROS GESTORES DA EMPRESA.


[pic 3] Legenda: (x) Competências e habilidades. (-) Deficiência de competência.

3. ANÁLISE E JUSTIFICATIVA DE MUDANÇA DA EMPRESA.

A Indústria de bebidas Pira sempre foi administrada pelo dono o Dr. João, que com o passar dos anos, se viu na necessidade de aposentar devido a idade. Ambos os filhos não possuem conhecimentos técnicos em administração, sendo necessário contratar um escritório de consultoria empresarial para apresentar um plano de sucessão para a empresa.


No que diz respeito à empresa, seu maquinário é novo, com boa manutenção e os colaboradores contam com ótimas instalações e ambiente de trabalho.

Visando o perfil dos novos gestores Paulo e Iran, devemos encarar da seguinte forma a sucessão da empresa. Ambos devem buscar se aprimorar e adquirir conhecimentos técnicos para gerir a empresa. Paulo, por sua natureza passional, sabe liderar a equipe e maior capacidade de assumir riscos e ter uma visão mais global do negócio deverá assumir um posto de liderança para manter essa cultura de coleguismo entre todos. Já Iran, por sua natureza de agir mais racionalmente, tender a ser especialista e não generalista buscar novos processos de melhorias tanto na produção quanto no aumento de produtividade da empresa. Paulo porem precisa ser treinado para saber lidar com sua passionalidade e direcionar isso para uma maior racionalidade e aprender a ouvir conselhos de outros diretores. Já Iran com seu tédio recorrente deverá saber canalizar todo essa sede de conhecimento para aplicar em novas oportunidades de ganhos para a empresa tendo em vista a lucratividade e desempenho de cada setor subordinado, para garantir a melhoria contínua da empresa.

Portanto Paulo seria o sucessor do Dr. João tendo em vista que o mesmo é mais preparado para assumir o cargo.

4. DEFINIÇÃO DAS FUNÇÕES DE PAULO E IRAN.


Para que ocorra um processo sucessório eficaz é preciso que haja planejamento, o Dr. João deverá antes a sua saída da empresa dar um suporte junto com consultoria externa, esta mesma sugerida para facilitar uma melhor análise de escolha de um futuro sucessor para empresa de Bebidas Pira, deixando de forma bem clara se o futuro sucessor tem mesmo foco e prioridade à continuidade de atuação e desenvolvimento daquilo à que trabalha a empresa visto ao fato de que Paulo e Iran já apresentam inclusive conhecimento dos setores da empresa em geral, mas que se mostra necessário a esse processo aprimoramento e capacitação pra continuidade dos negócios da indústria de Bebidas Pira

O processo de sucessão em uma empresa familiar pode ser muito complexo e confuso na vida de seu fundador ou até mesmo daquele que está sendo sucedido na geração seguinte tendo influência tanto a parte financeira dos negócios quanto lado emocional.

Devido às habilidades e competências tanto de Paulo quanto de Iran, ficou decidido que Paulo tem competências e habilidades para administrar a empresa. Conforme vimos Paulo apresenta o perfil de um Gestor com características de liderança, precisando melhorar a forma de se expressar com os colaboradores, mas tem planejamento, organização, execução, responsabilidade e capacidade de gerenciamento, e relacionamento interpessoal para exercer está a função.

Iran ficará na função da gerência financeira, pois apresenta um ótimo grau em finanças, pelo desempenho e entendimento sobre ciências contábeis e cálculos matemáticos. Iram tem responsabilidades em assumir essa função e se dedicou para ter um bom trabalho em equipe, capacidade de gerenciamento, planejamento, aprender novos conceito e tecnologia e irá se especializar na área de finanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (71.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com