TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FENÔMENOS DE TRANSPORTE

Por:   •  25/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4
  1. O que é um fluido?

É uma substância que se deforma continuamente, isto é, escoa, sob a aplicação de uma tensão de cisalhamento (força tangencial), não importa sua intensidade. Os fluidos podem ser divididos em líquidos e gases.

  1. O que representa a viscosidade de um fluido? Em quais situações práticas é importante avaliar esta propriedade?

É a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento. Em outras palavras, é a propriedade associada à resistência que um fluido oferece à deformação por cisalhamento, tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos opostos, porém, em direções semelhantes no material analisado. Como um exemplo simples, xarope tem uma viscosidade muito maior do que a água: mais força é necessária para mover uma colher através de um frasco de xarope do que em um frasco de água porque o xarope é mais resistente ao fluxo em torno da colher.

  1. Como se comporta um fluido (liquido, no caso) em escoamento, quando o mesmo sofre um aumento de temperatura? Por que isso ocorre?

Quanto maior a temperatura, menor será o efeito das forças de atração intermoleculares, mais soltas ficam as moléculas do líquido em relação as outras e mais fácil será movimentar duas camadas do líquido, uma em relação a outra, em outras palavras a viscosidade nos líquidos, diminui com temperatura, como pode ser visto se o xarope ou mel é aquecido. Isso ocorre porque as moléculas estão se movendo mais e, portanto, passam menos tempo em contato um com o outro.

  1. Como é possível medir a viscosidade?

A viscosidade é medida em viscosímetros, que consiste basicamente em instrumento que é capaz de medir a viscosidade de um fluido. Os quais podem ser classificados em dois grupos de acordo com a medida de: taxa de escoamento de líquidos através de tubos capilares e taxa ou tensão de cisalhamento de líquidos movendo-se entre placas planas paralelas, disco, cone-disco ou cilindro rotativo. Ex.: viscosímetros capilares, viscosímetro de Stokes, viscosímetro de orifício (copo-Ford) e viscosímetro rotacional.

  1. Cite valores de viscosidade para fluidos muito viscosos e para fluidos com baixa viscosidade.

Fluidos muito viscosos: Piche 107, Glicerol 1,485. Fluidos com baixa viscosidade: Álcool Etílico 0,248x10-3, Acetona 0,326x10-3.

  1. Qual a diferença entre Viscosidade Dinâmica e Viscosidade Cinemática?

A viscosidade dinâmica, também conhecida como viscosidade absoluta é a propriedade que determina o grau de resistência do fluido à força de cisalhamento, ou seja, a dificuldade do fluido escoar. Viscosidade cinemática é a razão entre a viscosidade dinâmica e a massa especifica ou densidade.

  1. Quais são as principais características de um fluido não Newtoniano Pseudoplastico? Ex.

São substâncias que, em repouso, apresentam suas moléculas em um estado desordenado, e quando submetidas a uma tensão de cisalhamento, suas moléculas tendem a se orientar na direção da força aplicada. E quanto maior esta força, maior será a ordenação e, consequentemente, menor será a viscosidade aparente. Ex.: polpa de frutas, caldos de fermentação, melaço de cana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com