TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FENÔMENOS DE TRANSPORTE

Por:   •  13/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Metodista de São Paulo

Cultura e sociedade

Nome: Juliana Gonçalves Ferraz

Matrícula: 321227

Pólo: Macaé – RJ

A perspectiva do pensamento grego antigo, o qual Hanna Arendt se referenciava, tinha a política como uma relação entre as pessoas, ou seja, em que as pessoas tivessem participação na comunidade e em um espaço particular: o espaço público, Hanna Arendt, defendia a questão relacional entre os indivíduos, ainda que fosse de maneira conflitiva, mas que isso colaborasse para o bem comum dessa comunidade.

Tendo a liberdade como o sentido da política e não o controle do indivíduo. Ou seja, ela defendia a ideia de pluralidade, onde os indivíduos se relacionavam e era criado um exercício livre e democrático da palavra. Com isso, ela defendia também o poder da palavra, pois esta havia sido instaurada para sanar a violência e, através da palavra, a democracia grega minimizava os conflitos e violência. Então, nesse espaço público, os indivíduos ao se relacionarem entre si, era fundamentado a política, na visão de Anna Arendt, criando uma relação de alteridade, onde a política impõe uma relação com o outro.

Uma vez, que esse espaço compartilhado, foi sendo tomado pelo espaço privado, o meio de convivência e interlocução entre as pessoas, ficou restrito, pois já não era capaz de somente com a palavra, deter a violência, pois a medida que o espaço privado foi crescendo, com ele também, a violência, sendo ela também, da imposição. Onde não havia mais relacionamentos entre pessoas, política e comunidade, mas, imposições. Ou seja, a política passou a ser o meio de administração das necessidades em uma perspectiva individual, particular, fazendo com que a comunidade devesse um favor. Tornando para Arendt, uma política que perdeu a dignidade, pois Hanna tinha como ponto de vista, o pensamento que o interesse da comunidade era resultado dos interesses honestos de todas as pessoas.

 De acordo com o tema em questão, concluímos que a democracia nunca existiu de verdade. Hoje, temos uma política voltada mais para o âmbito material, do que social. Uma vez que a democracia não seja um ponto principal ou de maior cuidado em meio a política, teremos uma sociedade que terá como déficit, a construção relacional entre as pessoas, nas suas mais variadas classes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com