TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS LUBRIFICANTES - VISCOSÍMETRO SAYBOLT UNIVERSAL

Por:   •  18/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

LUBRIFICANTES- VISCOSÍMETRO SAYBOLT UNIVERSAL

NOME: Andressa Aparecida Firmino Da Silva

RA: N3113G-0

TURMA: EP5P13

SUMÁRIO

1. OBJETIVO

2. INTRODUÇÃO

3. MATERIAIS

4. RESULTADOS E ANÁLISES

5. EXERCÍCIO PROPOSTO

6. CONCLUSÃO

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. OBJETIVO

Na operação do experimento utilizar dois termômetros, um para o banho e outro para o óleo e um controlador do banho que sera devidamente configurado para a temperatura capaz de aquecer a amostra sem causar danos ao fluido. Sendo assim, tendo o objetivo de através do equipamento,  calcular o índice de viscosidade do óleo, para determinar sua qualidade.

2. INTRODUÇÃO

LUBRIFICAÇÃO

Os óleos lubrificantes estão sujeitos a largas faixas de temperaturas quanto em serviço. Nas temperaturas altas, a viscosidade de um óleo pode diminuir à tal ponto que a película lubrificante pode ser rompida, resultando em contato de metal com metal e ocasionando o desgaste . No caso de baixas temperaturas, o óleo pode tornar-se demasiadamente espesso ou viscoso, dificultando a circulação ou escoamento, ou mesmo impedindo que o mecanismo funcione. Portanto, em certas aplicações de lubrificação é necessário um óleo com alto índice  de viscosidade. Em um motor de automóvel, por exemplo, o óleo de cárter não deve ser tão viscoso a ponto de na partida em tempo frio, impor carga excessiva para a movimentação do motor. Por outro lado, em tempo quente, o óleo deve fluir livremente para lubrificar as partes do motor. Atingindo a temperatura adequada durante o funcionamento do motor, o óleo também não deve afinar  (diminuir de viscosidade) ao ponto de resultar em grande consumo ou mesmo de enfraquecer a película que não terá condições de lubrificar perfeitamente. O sistema de índice de viscosidade como idealizado originalmente, apresenta certo número delimitações:

1- O sistema é falho para óleos muito finos, tendo viscosidade abaixo de cerca de 8 centistokes a100°C

2-O sistema de IV é baseado em padrões arbitrários não mais adequados atualmente.

3-Na faixa acima do IV 125 são possíveis resultados anómalos, pois, dois óleos com a mesma viscosidade a 40°C, mas, com diferentes viscosidades a 100°C, podem ter o mesmo IV o que evidentemente não acontece.    

        Classificação SAE de óleos para cárter de motores. Os números de viscosidade SAE (ver tabela abaixo) constituem uma classificação de óleos lubrificantes  de cárter, somente com base na viscosidade. As demais características de um óleonão são consideradas. Os óleos mais finos são classificados a baixas temperaturas de acordo corn as normas ASTM(American Society for Testing Materials) D 5283 e ASTM D 4684 específicas para classificação de óleos  para climas frios. Para estes óleos o grau SAE é acompanhado da letra W ( Winter =Inverno). Os de maior viscosidade são classificados a 100°C. Um óleo designado como SAE 10W—30 é um óleo de multiviscoso, isto é, apresenta um IV suficientemente alto para se enquadrar numa especificação SAE para temperaturas baixas de partida e também se enquadra num grau SAE em temperaturas de trabalho. O óleo SAE 10W-30 é um óleo que se comporta como SAE 10W a baixa temperatura e comum óleo SAE 30 a 100 °C. Da mesma forma, um óleo SAE 10W-40 é um óleo que se comporta como SAE 10W a baixa temperatura e como um óleo SAE 40 a 100 °C.

 A viscosidade do óleo diminui com o aumento da temperatura o que faz com que o óleo escoe com mais facilidade à medida que a temperatura aumenta. A baixa temperatura ocorre o inverso.A importância da viscosidade está em duas situações opostas, de um lado quando você dá a partida em baixa temperatura, quando um óleo muito espesso impedirá a correta lubrificação, por demorar mais a chegar ã todas as partes do motor, aumentando o atrito das partes móveis e o seu consequente desgaste.Por outro lado, em alta temperatura, um óleo de baixa viscosidade pode se revelar muito fino e provocar queda na pressão de óleo e vazamento para a câmara de combustão, entre outras situações.

3. MATERIAIS

Durante o experimento utilizamos os seguintes materiais

  . Viscosímetro de Saybolt

  . Termômetro

  . Cronômetro

  . Frasco de 60 ML

  . Oléo Lubrax Essencial SL[pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

4. RESULTADOS E ANÁLISES

4.1 COLETA DE DADOS E CÁLCULOS PRELIMINARES.

1. Aferir a temperatura do banho, quando a água circunda indiretamente os locais em que o óleo é preenchido.

2. Determinar os tempos de escoamentos que serão dados em SSU, para 4 temperaturas.

3. Converter os valores de SSU para VCC.

          Para as faixas de tempo SSU entre 34 a 115, teremos a seguinte fórmula que é dada pelo método Saybolt Universal:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (513.4 Kb)   docx (326.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com