TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

Por:   •  30/5/2018  •  Monografia  •  4.731 Palavras (19 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

 

[pic 3]

[pic 4]

Santo Andre

2017


CAIO PROSPERO FERREIRA[pic 5]

[pic 6]

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

CICLO OTTO

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica do Centro Educacional Anhanguera.

Orientador: Lucas Niro

SANTO ANDRE

2017


CAIO PROSPERO FERREIRA

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

CICLO OTTO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Centro Educacional Anhanguera, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Engenharia Mecanica.

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Santo Andre, 18 de setembro de 2017

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, por ter me dado sabedoria e força para estar finalizando mais esta etapa na minha vida acadêmica e profissional. Gostaria de agradecer a minha família que em todo o momento esteve ao meu lado durante longos anos de esforço e conquistas.


AGRADECIMENTOS

Meus agradecimentos se dirigem primeiramente a Deus, que em tudo vem me dado sabedoria e força para estar passando por longos anos de estudo e vitorias, sem sua ajuda não teria conseguido combater os momentos difíceis e desgastantes da faculdade.

Gostaria de agradecer a um membro que amo de minha família. Meu pai Genivaldo Vicente Ferreira, que em todo o momento me apoiou e me sustentou nos momentos difíceis, nas decisões complexas e nas situações tensas do dia a dia.

Também agradeço a minha mãe Ilza Prospero da Silva Ferreira, que nunca deixou de acreditar que eu seria capaz de conquistar essa vitória. Por todas as noites em que esperava chegar em casa para poder ir dormir, pelas a jantas que sempre estavam no fogão, pelo total apoio ao meu emprego e curso a ser estudado.

Não posso deixar de citar meus irmãos Thiago Prospero Ferreira e Ana Julia Prospero Ferreira, que mesmo não sendo da área, sempre se interessavam em saber como estava o andamento do curso e em tudo me ajudavam e suportavam. Apesar de todas as brincadeiras no fundo sempre queriam o melhor.

Claro que não posso esquecer os amigos e colegas que sempre estiveram ao meu lado durante esses anos de estudo, dedicação e em alguns momentos brincadeiras e descontração.


FERREIRA, Caio Próspero. Motores a Combustão Interna, Ciclo Otto: 2017.34. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) – Centro Educacional Anhanguera, Santo Andre, 2017.

RESUMO

Projeto com o objetivo de exemplificar o funcionamento de motores de combustão interna com ciclo Otto, demonstrando suas partes principais e tipo de funcionamento, trazendo para o leitor uma base solida de conhecimento para consultas acadêmicas e profissionais. O conteúdo retirado de livros e arquivos digitais trazem ao leitor entendimento do funcionamento do ciclo Otto em motores a combustão interna, desde a sua construção, fabricação e desenvolvimento. Os motores ao decorrer da história nos trouxeram um avanço tecnológico inimaginável nos tempos antigos, com a tecnologia de ponta que chegamos, podemos transferir pequenas e grandes cargas em questões de dias ou horas, devido ao desenvolvimento da área de combustão e o estudo químico de suas composições temos motores com rendimentos muito elevados e com performance avançadas.

Palavras-chave: Motores; Combustão; Ciclo Otto; Componentes; Funcionamento.


FERREIRA, Caio Próspero. Internal Combustion Engines, Otto Cycle. 2017.34. Course Completion Work (Mechanical Engineering) - Anhanguera Educational Center, Santo André, 2017.

ABSTRACT

Project with the aim of exemplifying the operation of internal combustion engines with Otto cycle, demonstrating its main parts and the type of operation, bringing to the reader a knowledge base for academic and professional consultations. Content from digital books and archives brings to the reader an understanding of the operation of the Otto cycle in internal combustion engines since its construction, manufacturing and development. The engines for the development of history have brought us an unimaginable technological advance in ancient times, with the latest technology, we can transfer small and large loads in questions of days or hours, due to the development of the train area and chemical study of its high performance engines and performance.

Keywords: Engines; Combustion; Otto cycle; Components; Operation.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        9

1.1 O Problema        10

1.1.1 OBJETIVOS        10

1.1.1.1 Objetivo Geral ou Primário        10

1.1.1.2 Objetivos Específicos ou Secundários        10

1.1.2 JUSTIFICATIVA        11

2 CAPITULO 1: MOTORES A COMBUSTÃO, O INICIO        12

2.1.1 História dos Motores de Combustão        13

2.1.2 Nikolas Otto        19

2.1 METODOLOGIA        23

2.2 MOTORES A COMBUSTÃO, A BASE DOS AVANÇOS        24

2.3 COMPREENDENDO UM MOTOR A COMBUSTÃO.        26

2.3.1. Bloco de Motor        26

2.3.2 Pistões        27

2.3.3 Bielas        28

2.3.4 Virabrequins        28

2.3.5 Carter        29

2.3.6 Cabeçotes        30

3 REFERÊNCIAS        32


1 INTRODUÇÃO

Este projeto de conclusão de curso será estudado o princípio de funcionamento de motores de combustão interna. O motor é um dispositivo que converte outras formas em energia em energia mecânica, tem por objetivo impelir movimento a alguma máquina ou também veículos.

 O termo motor em filosofia se refere a músculos e habilidade de movimentos, desde os tempos antigos já se havia utilização de motores, como por exemplo, a tração animal utilizada em carroças ou até mesmo uma alavanca, esteiras ou cordas utilizadas para gerar movimentos diversos, que ao decorrer da historias foi surgindo os primeiros guindastes e moinhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (758.5 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com