TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE PEÇAS PLÁSTICAS, CARACTERÍSTICAS, TÉCNICAS E PROCESSOS EXISTENTES PRATICADOS NA INDÚSTRIA

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.273 Palavras (10 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA 3

PASSO 1

PESQUISA SOBRE OS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE PEÇAS PLÁSTICAS, CARACTERÍSTICAS, TÉCNICAS E PROCESSOS EXISTENTES PRATICADOS NA INDÚSTRIA.

Os processos que serão apresentados são utilizados apenas para os termoplásticos, materiais que podem ser moldados várias vezes.

Existem vários processos para moldar o plástico, citamos alguns exemplos como: moldagem por injeção, extrusão, por termoformação a vácuo, compressão e transferência.

PASSO 2

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PEÇAS PLÁSTICAS

Na preparação de uma mistura moldável de plástico, além das resinas plásticas, podem ser utilizados aditivos tais como: plastificantes, cargas, corantes e pigmentos, estabilizantes, modificadores de impacto e lubrificante.

Após o processo de produção, os plásticos que são gerados em forma de grãos são enviados para as indústrias transformadoras, que irão transformar a resina em produtos através dos seguintes processos:

EXTRUSÃO

Uma extrusora consiste essencialmente de um cilindro em cujo interior gira um parafuso de Arquimedes (rosca sem-fim), que promove o transporte do material plástico. Este é progressivamente aquecido, plastificado e comprimido, sendo forçado através do orifício de uma matriz montada no cabeçote existente na extremidade do cilindro. O aquecimento é promovido ao longo do cilindro e no cabeçote, geralmente por resistências elétricas, vapor ou óleo. O material assim amolecido e conformado é submetido a um resfriamento. Desta forma, o processo de extrusão pode ser utilizado para obtenção de filmes de PEBD, para uso como saco plástico, ou tubos de PVC ou PE

Segue abaixo ilustração do processo por extrusão para melhor entendimento.

[pic 1]

Figura 1: Fonte: www.damec.ct.utfpr.edu.br/automotiva/downloadsAutomot/d6matPolimMod2.pdf

Na figura abaixo mostra o produto sendo produzido.

[pic 2]

Figura 2: Fonte: www.damec.ct.utfpr.edu.br/automotiva/downloadsAutomot/d6matPolimMod2.pdf

As Principais características do processo de moldagem por extrusão estão explicitadas na tabela abaixo par melhor entendimento do processo.

[pic 3]

Figura 3: Fonte: www.damec.ct.utfpr.edu.br/automotiva/downloadsAutomot/d6matPolimMod2.pdf

SOPRO

A moldagem por sopro permite a confecção de peças ocas como bolsas, frascos ou garrafas.

O processo consiste na expansão de um tubo pré-conformado sobre a ação de aquecimento e ar comprimido no interior de um molde bipartido. Em contato com o molde, o material resfria e endurece, permitindo a abertura e a retirada do artefato. Pode-se observar no frasco plástico uma linha contínua que percorre toda a embalagem, resultante desse tipo de moldagem. 

O processo de moldagem por sopro é um processo de transformação, como já mencionado anteriormente, portanto, depende de outros processos de fabricação para se gerar um produto final.

Desta dependência surgem vários tipos de combinação de técnicas os quais são classificados da seguinte forma:

  • C-EBM (Moldagem por Extrusão e Sopro Contínua);
  • I-EBM (Moldagem por Extrusão e Sopro Intermitente);
  • ESBM (Moldagem por Extrusão e Sopro com Estiramento);
  • COEX (Moldagem por Coextrusão e Sopro);
  • IBM (Moldagem por Injeção e Sopro);
  • ISBM (Moldagem por Injeção e Sopro com Estiramento).

Portanto, todos os processos de moldagem por sopro consistem de 3 fases:

 

  • Plastificação do granulado de resina termoplástica, normalmente através de uma extrusora monorosca;
  •  Produção de uma pré-forma fundida – ou um tubo extrudado ou parison, no caso da chamada moldagem por extrusão-sopro, ou uma pré-forma moldada por injeção, no caso da chamada moldagem por injeçãp-sopro.
  • O sopro do parison ou pré-forma (normalmente com ar) no molde, seguido da extração e da operação de rebarbação da peça.

O primeiro passo é a produção da pré-forma (parison ou pré-forma injetada), depois a pré-forma aquecida é depositada dentro do molde de sopro que fecha sobre a mesma e em seguida é soprada (inflada) contra as paredes do molde, adquirindo a forma para ser refrigerada e expelida como produto final após o estágio de refrigeração. Em muitos casos o produto necessita de uma operação de acabamento posterior, como por exemplo, rebarbação, impressão, etiquetagem, enchimento, etc. Porém, com equipamento moderno, muitas dessas operações de acabamento podem ser executadas dentro do molde. Por exemplo, um robô pode ser utilizado para avançar os produtos para um processo de furação ou gravação.

As Principais características do processo de moldagem por extrusão estão explicitadas na tabela abaixo par melhor entendimento do processo.

[pic 4]

Figura 4: Fonte: www.damec.ct.utfpr.edu.br/automotiva/downloadsAutomot/d6matPolimMod2.pdf

Na figura abaixo mostra como é produzido a peça no processo de moldagem por sopro.

[pic 5]

Figura 5: Fonte: www.damec.ct.utfpr.edu.br/automotiva/downloadsAutomot/d6matPolimMod2.pdf

Moldes para Sopro Os moldes de sopro são usados para fabricação de peças plásticas ocas como: frascos, bonecas, carrinhos de brinquedo, reservatórios de água para automóveis e até tanques de gasolina. Eles consistem em duas metades praticamente idênticas, onde cada parte trabalha com um bom sistema de refrigeração por intermédio de água gelada. Devido serem moldes que não sofrem quase nenhuma força de atrito em seu funcionamento, somente tendo que suportar a pressão do ar injetado em suas cavidades, geralmente são feitos de ligas de zamak, alumínio, zinco e ligas de cobre berílio, que são materiais de fácil fundição, se comparados com cavidades inteiras de aço. (Injeção, Moldes – pág. 175) Os moldes de sopro podem ser feitos com uma ou mais cavidades, mas geralmente são projetados com duas ou mais, para dar uma maior produção (fig. 3). Logicamente que tudo isso depende do modelo da sopradora, sabendo-se que para cada cavidade a sopradora tem que permitir a adaptação de um cabeçote.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com