TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E OS PROCESSOS EDUCATIVOS

Por:   •  4/9/2018  •  Resenha  •  2.712 Palavras (11 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE

Fabiana

PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:

AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E OS PROCESSOS EDUCATIVOS

São Paulo 2018

[pic 1]


UNIVERSIDADE

Fabiana

PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:

AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E OS PROCESSOS EDUCATIVOS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade XXXX, para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia, sob a orientação da equipe de docentes.

São Paulo 2018


Sumário

  1. Introdução        4
  2. Resenhas        4
  1. Como usar Artes Visuais na sala de aula.        4
  2. Arte, Infância e Formação de Professores: Autoria e Transgressão        7
  3. Metodologia do Ensino de Arte        9
  1. Considerações finais: Reflexão e crítica        12


  1. Introdução

O presente trabalho de conclusão de curso trata do tema “Múltiplas Linguagens e os Processos Educativos”, que faz parte do Eixo temático II, cujo enfoque está nos Processos de Ensino-Aprendizagem. Ele foi elaborado no formato de resenha acadêmica das seguintes obras sugeridas:

  • OSTETTO, Luciana E.; LEITE, Maria I. Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão. Campinas: Papirus, 2011.
  • PEREIRA, Katia Helena. Como usar artes visuais na sala de aula. São Paulo, Contexto: 2009.
  • ZAGONEL, Bernadete (org.) Metodologia do ensino de arte. Curitiba: IBPEX, 2011.

Este TCC tem como objetivo proporcionar uma reflexão teórico-prática e estimular a pesquisa sobre a área educacional, principalmente sobre a educação básica, a fim de favorecer a compreensão sobre as diversas possibilidades do processo ensino-aprendizagem, seus eventuais problemas e inquietações.

O trabalho foi elaborado no formato de resenha está dividido em três partes: introdução, obras resenhadas e uma conclusão. A primeira parte faz uma breve apresentação da estrutura do trabalho e seu objetivo.

O segundo capítulo apresenta as obras resenhadas e o último traz as considerações finais, procurando relacionar as obras e apresentando reflexões críticas sobre os temas.

  1. RESENHAS
  1. Como usar Artes Visuais na sala de aula.

PEREIRA, Katia Helena. Como usar artes visuais na sala de aula. São Paulo,


Contexto: 2009.

A autora é doutora em Educação, possui experiência como artista plástica, docente da rede particular de ensino na cidade de São Paulo e pesquisadora sobre a cultura popular brasileira. Em sua obra, ela faz diversos questionamentos, dentre eles: “Arte pra quê?”, “Gosto ou não gosto?”, instigando o leitor a refletir sobre o tema.

A autora nos leva a pensar sobre a arte do cotidiano, sobre a mídia digital, televisão, banners, jornal, fotografias, vitrines, desenhos, esculturas, cinema, grafite, lugares, cultura, podem ser interpretadas artisticamente, e lidas subconscientemente, a fim de compreender a realidade, com múltiplas interpretações com criatividade e imaginação, trazendo sentido da arte.

“A sala de aula como espaço de criação”: (o processo criativo do aluno). Compreender que a interação com o meio social que vivemos, influencia na identidade do individuo, agregando valores e contribuindo para modificar relações sociais. A interação em sala de aula, e partilha de gostos, costumes, experiências, se denomina a arte dialogada que contribui para aprendizagem e conhecimento do social.

Gosto ou não gosto?” O dinamismo social, diferentes pontos de vista, trazem reflexões impulsionadas pelo professor de maneira dinâmica, onde todos possam se sentir a vontade para expressar suas experiências, proporcionar transformação da humanidade, seja em busca de soluções para igualdade classes sociais, visando a interação e reflexão do grupo.

A imagem na sala de aula”: A produção artística visual transforma imagens mentais, de acordo como o individuo observa o meio que vive em forma gráfica, sendo uma linguagem prazerosa para se comunicar com o meio sem palavras.

“Arte e conhecimento”: A arte se baseia na imaginação do artista, transformando um pensamento em uma linguagem visual, com intuito de criar, modificar, construir conhecimento cognitivo através do simbolismo, dar sentido a reflexão, para provocar transformações sociais, levando em consideração a poesia, a cultura, o individuo, o


grupo e o meio.

As linguagens retratadas na obra são: desenho, tridimensionalidade, a gravura. O desenho: É a primeira maneira de interação da criança, tornando o individuo mais consciente de sua cultura e realidade, dando liberdade de expressão de sentimentos,. Contornos, formas, cores e traços permitem a interpretação e reconhecimento de diferentes artistas e épocas. Baseando- se em artistas renomados com traços característicos, o professor pode propor atividades de identificação de obras de arte como inspiração para produzirem seus desenhos, seja através do grafite ou outras técnicas. Ou propor releituras, o importante é contribuir para conhecimento cultural, e desenvolvimento da imaginação, sem julgamentos de bonito ou feio, a arte é livre, podendo ensinar os traços e texturas, reais ou irreais mais deixar a criatividade fluir como desejarem.

A tridimensionalidade: Técnica utilizada por artistas modernos e contemporâneos são esculturas, que se diferenciam de desenhos, pois não se retrata em tela, mais com incorporação do espaço, sendo observada por diferentes ângulos. Com diferentes atividades que interajam com o ambiente. Ex: Tapetes, bonecos, colagens, produção de mascaras, modelagem de argila, maquetes, entre outras. A gravura: São copias baratas de obras originais, produzidas em diferentes matérias primas, ex: madeira, metal, ou digitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com