TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RESIDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  19/9/2020  •  Artigo  •  2.638 Palavras (11 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 11

GESTÃO RCC: RESIDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

RESUMO

A indústria da construção civil é grande geradora de empregos, em contrapartida é um dos setores que gera grandes impactos ambientais pela alta geração de resíduos. O presente estudo apresenta uma abordagem sobre a caracterização dos resíduos sólidos caracterizando os principais resíduos gerados, propondo alternativas e equipamentos que facilita ás práticas de reciclagem dos resíduos por classe . Conclui-se que é viável reciclar os resíduos gerados dentro do canteiro da obra, apresentando uma ótima alternativa para a minimização dos impactos ambientais do setor.

INTRODUÇÃO

A natureza trabalha em um ciclo – “nada se perde tudo se transforma”, mas com o passar do tempo a sociedade tem rompido esse ciclo da natureza, por um lado extraindo mais matérias-primas e por outro faz-se crescer montanhas de lixos .

A construção civil é um aliado de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico, porém responsável pelos surgimentos de grandes impactos ao meio ambiente pelo consumo de recursos minerais e com geração de resíduos.

Os resíduos da construção civil (rcc) são vistos como e baixa periculosidade, os impactos são causados pelo grande volume gerados. São encontrados materiais orgânicos, produtos perigosos e embalagens diversas que podem acumular água e favorecer a proliferação de insetos e de outros vetores.

Em virtudes da grande quantidade de resíduos sólidos da construção civil, e se impacto ambiental, esta atividade é regulamentada em diversos países. A gestão de resíduos no Brasil é regulamentada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) em acordo e parcerias de órgãos estaduais e municipais.

Os geradores de resíduos, são responsáveis pela gestão de seus resíduo, certificando que sejam quantificados, armazenados e transportados para os lugares apropriados, onde possam ser reutilizados ou descartados corretamente segundo as normas.

O cuidado com o gerenciamento de resíduos da Construção Civil, vem se solidificando segundo a proposta de desenvolvimento sustentável, portanto, reduzir , reutilizar e reciclar resíduos são praticas importantes para serem efetivadas em canteiros de obras, pois o descarte incorreto causa danos irremediáveis ao meio ambiente e a qualidade de vida.

OBJETIVO

Por fim, esse artigo tem como objetivo estudar e justificar profundamente  sobre o tema, para obter informações que possibilite a aplicação de alguns métodos, visando a redução de desperdício de materias e reduzir impactos no ambiente .

Promover orientações para as empresas da construção civil para a implantação de Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil , conforme resolução do Artigo 307/2002 descrito no CONAMA.

METODOLOGIA

Para a caracterização do RCC gerados em canteiros de obras, estuda-se literaturas de metodologias referenciadas por Dalto filho (2006), seguindo os passos de cada fase da obra: fase inicial , em andamento e fase final , dessa forma conseguindo distinguir, valores obtidos para cada material, por meio de comparação de volume .

O levantamento é utilizado através de controle de nota fiscal de locação das caçambas utilizadas em obra , consultando o cronograma com as etapas da obra, identificando o total de caçambas e quantificando volumetricamente os resíduos gerado, permitindo identificar a quantidade gerada mensalmente e em qual etapa a obra estava .

A quantificação é utilizada pelo número de caçambas utilizadas pela obra e sua capacidade máxima, obtendo assim, ter uma estimativa de resíduos gerados.

Fonte:

http://revistapensar.com.br/engenharia/pasta_upload/artigos/a140.pdf

http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2745

DALTRO FILHO, J.; BANDEIRA, A. A.; BARRETO, I. N. B. N.; AGRA, L. G. S.

Avaliação da composição e quantidade dos resíduos sólidos da construção civil de....

PALAVRA CHAVE: Gestão de resíduos; Construção Civil; Meio ambiente.

Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (RCC)

De acordo com a Resolução CONAMA n° 307 de 2002, os RCC são aqueles provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos. São exemplos: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados,  forros,  argamassa,  gesso,  telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica e etc., comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha.

O gerenciamento de resíduos da  construção civil deve abranger o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada  dos  resíduos  sólidos. Os geradores de resíduos devem visar em primeiro lugar a não geração de RCC e, na ordem de prioridade, a redução, a reutilização, a reciclagem, o tratamento dos resíduos e  a  disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Desta forma, os resíduos da construção civil não poderão ser dispostos em aterros de resíduos sólidos urbanos, ou em áreas de vazadouros, em encostas, corpos d'água, lotes vagos e em áreas protegidas por lei.

Para se propor um apropriado gerenciamento dos RCC é necessário a prévia caracterização dos resíduos a serem gerados. Esse conhecimento norteia a definição das demais etapas do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), como segregação, acondicionamento, transporte, incluindo o tratamento dos resíduos e a disposição final dos rejeitos, sendo a necessária apresentação deste plano para adequação à legislação vigente.

A etapa de tratamento dos resíduos envolve as ações destinadas a reduzir a quantidade ou o potencial poluidor dos resíduos sólidos, seja impedindo descarte de rejeito em local inadequado, seja transformando-o em material inerte ou biologicamente estável. Por meio da Resolução CONAMA n° 307 de 2002, os resíduos possuem tratamentos e destinações ou disposições finais de acordo com a classe a que pertencem, se classificam em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (990.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com