TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  26/4/2017  •  Monografia  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA: RECICLAGEM DE RESIDUOS SOLIDOS NA CONTRUÇÃO CIVIL

 

1.1 O Problema

O problema dos resíduos sólidos aumenta ainda mais quando a ela se soma algo muito alarmante: grande quantidade não é destinada de forma correta, e acabam por ser jogadas ilegalmente em terrenos baldios, áreas de preservação permanente (APP), vias públicas, etc. Desta maneira, a difusão de uma cultura de tratamento, reciclagem e reutilização no setor se apresenta como um tema cada vez mais urgente em nosso tempo atual, em que a sustentabilidade ambiental deve ser vista como aliada vital do desenvolvimento econômico. Vale lembrar, que o atual momento do Brasil esquenta ainda mais o debate sobre os impactos da construção civil: aqui no Brasil a questão da reciclagem e reutilização destes resíduos ainda está começando quando se comparado à Europa.

A criação desses resíduos tornou-se um grande problema a ser resolvido pelo setor da construção civil, que se encontra em meio a um desafio de conciliar seus meios de fabricação com um avanço consciente, a alternativa da reciclagem e do reaproveitamento se apresenta como uma ótima solução na construção civil.

     


2. OBJETIVOS

2.1 Objetivos Geral ou Primário

O principal objetivo deste TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO é mostrar a importância da reciclagem de resíduos sólidos na construção civil, uma vez que a construção civil é a maior geradora de resíduos sólidos da sociedade.

  1. Objetivos Específicos ou Secundários

  • Realizar uma pesquisa sobre reciclagem dos resíduos sólidos da construção civil;
  • Fazer o levantamento sobre os efeitos em todo meio ambiente;
  • Identificar as melhores maneiras de reciclagem e reutilização dos resíduos.

3. JUSTIFICATIVA

O TCC esta diretamente considerando que os problemas causados pelo gerenciamento improprio dos resíduos sólidos ou até mesmo falta de planejamento apresentam impactos prejudiciais à sociedade, ao meio ambiente e às indústrias em modo geral.

A reciclagem e reutilização dos resíduos é o melhor caminho para o desenvolvimento sustentável, tão esperado atualmente.

Uma vez que a prática é vantajosa em vários aspectos: reduz as chances de deposição em locais clandestinos e contribui para aliviar a pressão sobre aterros de inertes, cada vez mais saturados. Para o gerador, representa custos menores com a destinação, além da possibilidade de reaproveitamento de materiais antes descartados e do emprego, na própria obra, de agregados reciclados, em substituição a novas matérias-primas extraídas do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com