TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos Sólidos da Construção Civil

Por:   •  30/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.163 Palavras (25 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 25

Centro Paula Souza - Etec Aristóteles Ferreira

Resíduos Sólidos da Construção Civil: Reciclagem do Gesso

SANTOS

2015

RESUMO

A construção civil é um dos setores que mais geram riquezas e oportunidades de emprego, no entanto é a principal produtora de resíduos. Em decorrência disso, os impactos são extremos, em vista que nem sempre há gestão correta desses resíduos, sendo o entulho disposto de maneira irregular em margens de rodovias, beiras de córrego e terrenos baldios.

O gesso em especifico, com base nas suas características físicas e químicas , pode se tornar tóxico em contato com o solo, ocasionando a contaminação do lençol freático

A possibilidade de reduzir os impactos ambientais, portando, encontra-se no caminho da reciclagem, considerando que esse processo trás inúmeros benefícios econômicos e ambientais, minimizando a extração de recursos naturais e reduzindo a grande poluição atmosférica elevada em função da extração, processamento e transporte. .

Neste trabalho de conclusão de curso, de Desenho da Construção Civil, pesquisou-se a Legislação para o tratamento e destino final dos resíduos sólidos da construção civil – RCC, com ênfase nos resíduos do Gesso, tal como os matérias divulgado com relação a este tema.

Palavras Chave: Construção Civil, resíduos, impactos, Construção Civil, Legislação, gesso.

ABSTRACT

The construction industry is one of the sectors that generate wealth and employment opportunities, however is the leading producer of waste. As a result, the impacts are extreme, given that there is not always correct management of such waste, and the debris disposed irregularly on highways margins, stream edges and wastelands.

Gypsum in specific, based on their physical and chemical characteristics, can become toxic in contact with the ground, causing contamination of the water table

The possibility of reducing environmental impacts, carrying, lies in the way of recycling, considering that this process behind numerous economic and environmental benefits by minimizing the extraction of natural resources and reducing the severe air pollution high due to the extraction, processing and transport . .

In this work of course completion, Design Construction, looked up the legislation for the treatment and disposal of solid waste construction - RCC, focusing on the plaster waste, such as the materials disclosed with regard to this topic.

Keywords: Construction, waste, impacts, Construction, Law, plaster.

1  INTRODUÇÃO        

A construção civil é um dos setores de produção que mais desperdiçam recursos naturais, chamados de entulhos: milhares de toneladas são descartadas de forma irregular, na maioria das vezes esses entulhos são misturados ao lixo doméstico comum, ocupando espaço nos aterros sem utilidade e serventia.        

 Os resíduos gerados pela construção civil pode causar distúrbios sócio ambientais, como poluição do solo, do ar e da água. Ao invés de causar tantos problemas, o mesmos devem ser visto como fonte de materiais de grande utilidade para a construção civil através da reciclagem.

 A escolha desse tema tem a finalidade de diminuir o desperdício desses materiais e reduzir os custos.

 A destinação que se pode dar aos restos de uma construção ou reforma, pode ser mais ampla que se imagina.

A tal resolução é em prol do benefício da sociedade que arca com os recursos ambientais.

Assim o presente trabalho visa informar e esclarecer sobre a coleta, transporte, triagem, reciclagem e reutilização dos resíduos de gesso provenientes da construção civil, apresentando as normas técnicas e a legislação vigente aplicáveis a esses resíduos após a saída do canteiro de obras.

A escolha do gesso vem da crescente utilização das últimas décadas e os resíduos gerados por ele podem ser utilizados de diferentes formas conforme mostra a monografia a seguir.

O gesso é um material oriundo do mineral gipsita abundante na natureza. Existem jazidas de gipsita espalhadas em todo o Brasil e em muitos países do mundo. A gipsita é um sulfato de cálcio hidratado (CaSO4.2H2O), composto em média por 32,5% de CaO, 46,6% de SO3 e 20,9% de H2O. Suas principais propriedades físicas são: alta solubilidade, dureza 2 na escala de Mohs, densidade 2,35g/cm3, índice de refração 1,53 e cor variada entre as cores branca, cinza, amarronzada e até incolor, de acordo com as impurezas contidas nos cristais. (LYRA, 2007).

O gesso comercialmente conhecido é um material hemi-hidratado, produzido através do processo de calcinação da gipsita, a uma temperatura de aproximadamente 160°C. O termo gipsita é empregado para se referir ao mineral em estado natural, enquanto gesso é o termo utilizado para designar o produto calcinado. A gipsita é adicionada ao clínquer para a fabricação do cimento portland, na proporção de 3 a 5% em peso, a gipsita tem a função de retardar o tempo de pega do cimento (LYRA, 2007).

O gesso é mais utilizado na indústria da construção civil, como material de revestimento, aplicado diretamente em paredes e tetos, e como material de fundição, utilizado na produção de placas de forro, sancas, molduras e outras peças de acabamento. Por ser um material de pega rápida é comum ocorrer desperdícios nos canteiros de obra, o que contribui para a geração dos resíduos de gesso nas obras.

 Segundo Pucci, os Resíduos de Construção e Demolição (RCD) são um problema econômico e principalmente ambiental, visto que sua disposição em locais inadequados contribui para a degradação ambiental. O volume de RCD gerados nas obras pode chegar a representar aproximadamente 67% dos resíduos sólidos urbanos (PUCCI, 2006). A gestão do RCD, sempre foi de responsabilidade pública, sendo que a maior parte desses resíduos sempre foi utilizada em aterros sanitários. No entanto, desde 5 de julho de 2002 a Resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA, 2002), transfere a responsabilidade pela destinação dos resíduos para os geradores, sendo que estes devem separar e encaminhar os resíduos para reciclagem ou destinação final, conforme as diretrizes e classes de materiais determinadas.

A Resolução 307 do CONAMA trata não somente da responsabilidade dos geradores quanto à destinação final dos resíduos, como também da necessidade da redução da geração de resíduos e principalmente da reutilização e/ou reciclagem dos mesmos. A reciclagem ou reaproveitamento desses resíduos podem ser também uma alternativa econômica para introduzir no mercado materiais transformados novamente em matéria-prima.

Os problemas causados ao meio ambiente pelos resíduos de gesso, estão relacionados com a geração de gás sulfídrico (H2S), substância que apresenta odor desagradável, semelhante ao de ovo podre. Além do odor, o gás é inflamável e em concentrações acima de 8ppm provoca irritação nos olhos, podendo ser letal em concentrações da ordem de 500ppm. A intoxicação por gás sulfídrico, pode causar danos respiratórios, paralisando o sistema nervoso que controla a respiração e provocando asfixia (Engessul, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)   pdf (276.7 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com