TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO

Por:   •  7/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO

  1. O que é impermeabilização?

R = Técnica que consiste na aplicação de produtos específicos para conferir estanqueidades, isolar e proteger os materiais da ação indesejável de fluidos ou vapores, que podem ser provenientes de chuvas, banhos, lavagens, etc.

2. Quais as partes de um sistema de impermeabilização?

R = Inicia-se com a base, seguida pela camada de regularização, camada impermeável, proteção mecânica, camada de separação, proteção térmica, camada de berço e camada de amortecimento.

3. Como deve ser o nível ou o caimento de superfícies impermeabilizadas?

R = O caimento mínimo das superfícies impermeabilizadas deve ser de 1%.

4. Diferencie sistemas rígidos e flexíveis de impermeabilização. Onde cada um é aplicado?

R = Os sistemas rígidos são aqueles que possuem baixa capacidade de absorver deformações da base, principalmente deformações concentradas em fissuras e trincas; já os flexíveis são os que suportam deformações da base com amplitudes variadas, inclusive em fissuras e trincas.

5. Diferencie sistemas moldados in-loco de sistemas pré-moldados de Impermeabilização.

R = A impermeabilização moldada in loco consiste na aplicação de um produto impermeabilizante líquido, que depois de seco, se converte numa membrana flexível. É indicada, principalmente, para espaços pequenos ou locais de difícil acesso. Diferente da impermeabilização pré-fabricada, a moldada in loco exige maior atenção na execução, já que o bom resultado depende muito do uso de produto de qualidade, normalizado e de mão de obra capacitada. Os sistemas pré-fabricados, como a manta asfáltica, possuem espessuras definidas e controladas pelo processo industrial, podendo ser aplicados normalmente em uma única camada.

6. O que é um estruturante utilizado em sistemas de impermeabilização? Quais os tipos que podem ser utilizados?

R = São polímeros utilizados como preenchimento ou entre as camadas de um sistema de impermeabilização, para conferir resistência a tração ao sistema. Alguns dos tipos mais utilizados, são: Véus de fibra de vidro, telas de poliéster ou nylon e véus de polietileno.

7. O que é um projeto de impermeabilização?

R = É um projeto que tem por objetivo analisar, descriminar e especificar todas as metodologias         adequadas, visando o bom comportamento da impermeabilização. Também é necessário para definir o sistema de impermeabilização mais adequado para aplicar-se na situação em questão. Este projeto deve servir como base para a execução e fiscalização

8. Quais as partes das edificações que devem ser impermeabilizadas?

R = É importante que se impermeabilize todas as áreas de uma edificação que mantenham contato temporário ou permanente com água, seja ela em qualquer de suas formas; alguns exemplos são: banheiros, terraços, sacadas, piscinas, áreas de serviço, caixa d’agua, paredes em contato com solo, etc.

9. Como a impermeabilização interfere no projeto arquitetônico das edificações? Identifique 10 pontos em que ocorre a interferência da impermeabilização no projeto arquitetônico.

R = Interfere em relação aos detalhes arquitetônicos, onde pode ocorrer influência na execução da impermeabilização.

  1. Os pilares e elementos em cascas em concreto aparente que chegam até as lajes impermeabilizadas.
  2.  Nas paredes em concreto aparente onde a impermeabilização deverá ser arrematada nos rodapés.
  3.  Terraços e sacadas sem peitoril, onde não há como fazer a virada da impermeabilização.
  4. As lajes sem platibanda com queda livre das águas pluviais.
  5. Helipontos sem condições de arremates nas bordas.
  6. Platibandas com altura insuficiente para acomodar todas as camadas que compõe a impermeabilização.
  7. Paredes em ângulos fechados (< 45º ) de difícil execução de arremates.
  8. Bancos em áreas comuns, assentados sobre a impermeabilização.
  9. Jardineiras profundas e com abertura reduzida, onde não há condições operacionais adequadas à execução da impermeabilização.
  10. Fixações de elementos como gradis, postes, antenas, etc., sem ter sido prevista um a base adequada.

10. Como devem ser executadas as regiões de cantos entre parede e piso?  

R = Nos cantos entre parede e piso, a impermeabilização deve ser executada com uma virada mínima de 20 cm, arredondando a regularização para que se evite fissurações; deve-se arrematar as mantas de parede e piso e prever junta de sepração da camada de revestimento.

11. Como deve ser executada a impermeabilização em ralos? Qual a distância mínima prevista dos ralos em relação às paredes?

R = A impermeabilização em ralos deve ser feita de modo a prever o arremate do revestimento, com tratamentos específicos para reforços e selamento, um chumbamento sem falhas é essencial. A distância mínima prevista entre ralo e paredes deve ser de 10cm, com uma inclinação de no mínimo 1% em direção ao ralo.

12. Como deve ser executada a impermeabilização em platibandas?

R = Em platibandas, o topo precisa ser revestido de material impermeável com uma cada de alumínio, tendo como função de “pingadeira”, ou seja, rufo pingadeira.

13. Como deve ser executada a impermeabilização em juntas de dilatação de estruturas?

R = Deve-se utilizar as juntas como divisor de aguas, evitando empoçamento; prever camadas de reforço do sistema de impermeabilização; utilizar limitadores de profundidade, com selantes como acabamento; é importante também, a utilização de componentes específicos para o tipo de junta a ser impermeabilizada.

14. Nos banheiros, como deve ser executada a impermeabilização em piso e parede?

R = Antes de realizar qualquer impermeabilização de área úmida primeiro é preciso fazer uma regularização na superfície das áreas internas, além de subir os rodapés cerca de 20 cm em todo o perímetro do banheiro. Já na região do box é preciso realizar esse mesmo processo a aproximadamente 1,80m. Em áreas mais críticas como o entorno de ralos e tubulações devem ser calafetadas após a aplicação e secagem do revestimento impermeabilizante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (396.5 Kb)   docx (302.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com