TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obras de Contenção - Gabiões

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 7

OBRAS DE CONTENÇÃO: GABIÕES

Autor: Nathan Saldanha da Silva ¹; Professor Orientador: Giovani Santos ²

¹ Discente no curso de Engenharia Civil com ênfase em Meio Ambiente - 8º Período UEMG Unidade Divinópolis

² Docente no curso de Engenharia Civil com Ênfase em Meio Ambiente - UEMG Unidade Divinópolis

E-mail: ¹ nathanssaldanha@gmail.com / ² ms.giovanis@gmail.com

Resumo: Este trabalho apresenta informações sobre estruturas de contenção a gravidade, tendo como enfoque os gabiões, bem como discorrer sobre suas principais vantagens, viabilidade e características construtivas.

Palavras-chave: contenção, gabiões, construtivas.

1 Introdução

        Segundo o Prof. Dr. Pérsio Leister de Almeida Barros, estruturas de contenção ou de arrimo são obras civis construídas com a finalidade de prover estabilidade contra a ruptura de maciços de terra ou rocha. São estruturas que fornecem suporte a estes maciços e evitam o escorregamento causado pelo seu peso próprio ou por carregamentos externos. Exemplos típicos de estruturas de contenção são os muros de arrimo, as cortinas de estacas prancha e as paredes diafragma. Embora a geometria, o processo construtivo e os materiais utilizados nas estruturas citadas sejam muito diferentes entre si, todas elas são construídas para conter a possível ruptura do maciço, suportando as pressões laterais exercidas por ele.

        A análise de uma estrutura de contenção consiste na análise do equilíbrio do conjunto formado pelo maciço de solo e a própria estrutura. Este equilíbrio é afetado pelas características de resistência, deformabilidade, permeabilidade e pelo peso próprio desses dois elementos, além das condições que regem a interação entre eles. Estas condições tornam o sistema bastante complexo e há, portanto, a necessidade de se adotarem modelos teóricos simplificados que tornem a análise possível. Estes modelos devem levar em conta as características dos materiais que influenciam o

comportamento global, além da geometria e das condições locais.

        Segundo Camuzzi (1978), deve-se aos geotécnicos a mais importante contribuição ao estudo dos mecanismos dos movimentos de terra, genericamente chamados de escorregamentos. Esses, por sua vez, tem sido comumente utilizados no sentido de abranger todo e qualquer movimento coletivo de materiais terrosos e rochosos, independente da diversidade de processos, causas, velocidades, formas e demais características.

        Devido sua extrema importância no âmbito da construção civil, existem atualmente  diversos tipos de processos para a estabilização ou contenção de escorregamentos, como por exemplo muros de arrimo de pedra seca ou argamassada, gabiões, contenção de solo cimento ensacado, solo grampeado, dentre outros.

        Para este trabalho será apresentado o processo de contenção inspirado nos muros de gravidade, conhecidos como gabiões. Tratam-se de caixas de arame galvanizado, preenchidos com pedra britada ou seixos, colocadas e costuradas umas as outras por arame, formando muros com diversos formatos possíveis. Seu uso torna-se comum pela característica de fácil execução, com baixo custo e grande durabilidade e resistência.

2 Metodologia

        Para o presente trabalho foram realizadas pesquisas baseadas em artigos e trabalhos relativos a obras de contenção, de modo a buscar informações sobre a metodologia executiva e os cuidados da execução, alem de sites de empresas técnicas especializadas em contenções, conhecidas na área por seus serviços e produtos, no intuito de saber mais sobre os materiais usualmente empregados e exemplos de aplicação.        

        

3 Discussão

3.1 Estruturas de Contenção a gravidade

        De acordo com o Prof. Dr. Pérsio Leister de Almeida Barros, as estruturas à gravidade utilizam seu peso próprio e muitas vezes o peso de uma parte do bloco de solo incorporado a ela para sua estabilidade. Os materiais utilizados e o formato da estrutura de contenção à gravidade são muito variados. A estrutura (muro) é formada por um corpo maciço que pode ser construído em concreto ciclópico, pedras argamassadas, gabiões ou até a combinação de vários tipos de materiais.

[pic 1]

Figura 01: Representação básica de um muro de contenção a gravidade em gabiões. MACCAFERRI, Manual Técnico de Obras de Contenção.

        

        O Prof. Dr. ainda cita que uma das características mais importantes das estruturas à gravidade é o lançamento e compactação do solo de aterro depois ou, no caso das estruturas em gabiões, durante a construção do muro, reconstituindo ou formando um novo maciço. Isto significa que para a execução da estrutura é muitas vezes necessária a escavação do terreno natural. Desta forma, o bloco de solo contido é quase sempre composto por uma parte de solo natural e uma parte de material de aterro. Isto confere ao bloco de solo uma heterogeneidade inevitável, e a superfície de contato entre o solo natural e o aterro poderá constituir uma possível superfície de deslizamento.

        Os muros de gravidade possuem alta simplicidade de execução, além de não exigirem mão de obra especializada para sua construção. Vale lembrar que para vencer desníveis muito elevados torna-se inviável o consumo de material para execução, restringindo sua utilização em estruturas de pequeno e médio porte.

                

3.2 Estruturas de contenção em gabiões

        De origem italiana, as estruturas de gravidade em gabiões já integram um tradicional sistema de contenção, sendo utilizada no Brasil pela primeira vez no inicio dos anos 70, abrangendo varias obras de diversas regiões do pais.

        São constituídas por elementos metálicos confeccionados com telas de malha hexagonal de dupla torção, preenchidos com pedras. Essas estruturas são extremamente vantajosas, do ponto de vista técnico e econômico, na construção de estruturas de contenção, pois possuem um conjunto de características funcionais que inexistem em outros tipos de estruturas.

        Conforme consta no Manual Técnico de Obras de Contenção da MACCAFERRI, a escolha do material a ser usado, seja no que se refere as características da malha e ao material de enchimento são de fundamental importância para a obtenção de uma estrutura eficaz. A malha deve possuir características como: elevada resistência mecânica e resistência a corrosão, boa flexibilidade e não se desfiar com facilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (617 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com