TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações De Terminais E Armazéns

Casos: Operações De Terminais E Armazéns. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  3.489 Palavras (14 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – Operações de Terminais e Armazéns

Lucinea da S. Nazarito – RA 5731153717

Lucimar da S. Pereira – RA 6315193057

BELO HORIZONTE / UFMG

2013

Lucinea da S. Nazarito – RA 5731153717

Lucimar da S. Pereira – RA 6315193057

Professor tutor presencial: Roberto Dias Gomes

Professor tutor à distância: Felipe Rossi.

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera/UNIDERP, como exigência parcial da Disciplina Operações de Terminais e Armazéns para a obtenção de nota, sob orientação do Professor Tutor Lead Felipe Rossi.

BELO HORIZONTE /UFMG

2013

SUMÁRIO

Introdução 04

Princípios e elementos da armazenagem (etapa 1) 05

Embalagem de materiais (etapa 2) 08

Gestão da Armazenagem (etapa 3) 12

Planejamento da Armazenagem (etapa 4)..................................14

Referências Bibliográficas 18

INTRODUÇÃO

Ao longo de toda a cadeia produtiva, o objetivo final e supremo do processo é a consumidora definição pela armazenagem é uma decisão estratégica que passa por um amplo planejamento, considerando as necessidades e o nível de serviço que se deseja oferecer ao cliente. A escolha desta empresa foi feita decorrente da perspectiva de seu crescimento no setor, como também, ao efeito potencial que as mudanças propostas trariam para a mesma. As atividades básicas da armazenagem consistem em receber materiais de um fornecedor, estocá-los até que seja solicitado para reposição, retirá-los do estoque quando solicitados e expedi-los aos consumidores.

ETAPA 1 - PRINCÍPIOS E ELEMENTOS DA ARMAZENAGEM

A empresa selecionada foi escolhida por está crescendo a cada ano e tendo seu publico alvo crescendo. Vamos trabalhar no ramo de distribuição que é: a empresa RL Distribuidora e Logística Ltda. A localização é privilegiada e está próxima da Rodovia 381, que ligam as cidades de São Paulo e nos permite distribuir na grande SP e Interior. Setor de atuação: transporte e armazenamentos.

Seu tamanho é de Grande porte.

Armazenagem das linhas brancas, marrom, informática, escritório, livros, utilidades domésticas etc. Campanhas publicitárias, material promocional e de PDV, embalagens, rótulos, revistas, jornais, documentos, alimentos, etc. Insumos não químicos e não perecíveis e produtos finais pronto para venda. Sua missão é oferecer soluções voltadas às operações logísticas (armazenagem, distribuição e logística reversa) com total confiabilidade, eficiência e transparência, atuando de forma integrada, entre os clientes, colaboradores internos, parceiros e intermediários.

Seus valores é participar ativamente no controle de integração entre todos os participantes envolvidos - clientes, funcionários, parceiros e colaboradores - para que os nossos princípios éticos sejam efetivos e o ambiente de trabalho saudável e harmônico. Atuando sempre com total transparência e respeito por todas as partes envolvidas. Seu publico alvo é o comercio de eletroeletrônicos em geral. O gerente que contribuiu foi o Senhor Messias Santos.

A grande maioria dos custos de armazenagem – aluguel, mão de obra, depreciação de instalações e equipamentos de movimentação - são fixos e indiretos. Normalmente, esses custos são agrupados a um único centro de custos e alocados aos produtos, ou mesmo aos clientes, com base no faturamento ou no volume de vendas. Até mesmo as empresas que utilizam o sistema de custeio ABC (Activity Based Costing) tendem a alocar seus custos de armazenagem com base nos critérios de faturamento ou volume. No varejo, os custos de armazenagem também são bastante representativos.

Cálculo dos itens de custos – Alguns itens, como salários, benefícios, manutenção, aluguel e outros, são obtidos com facilidade através da contabilidade. Outros itens como a depreciação e o custo de oportunidade, precisam ser calculados de fato.

O Lote Econômico de Compras é a quantidade a ser comprada que vai minimizar os custos de estocagem e de aquisição. O desafio diante do qual está o administrador logístico é que os custos das atividades a ele subordinadas não caminham todas no mesmo sentido, ou seja, à medida que os custos correspondentes a uma atividade crescem, há uma compensação, de modo que os custos de outra operação, vinculada à mesma atividade logística, caem. À medida que aumenta o número de depósitos, os custos de transporte caem e o custo de manutenção dos estoques aumenta devido ao incremento dos estoques. O lote econômico é o ponto de equilíbrio entre o custo de estocagem (Cem) e o custo de pedido(Cp) de material.

Os pedidos de compra devem ser emitidos quando as quantidades estocadas atingirem níveis suficientes apenas para cobrir o estoque de segurança (que corresponde à quantidade mínima que deve existir em estoque, destinada a cobrir eventuais atrasos no ressurgimento, mantendo o fluxo regular de produção) e os de consumo previstos para o período correspondente ao prazo de entrega dos fornecedores. Os pedidos são realizados através de pré-venda pelos vendedores. O controle de materiais é realizado por um sistema próprio desenvolvido para as necessidades da empresa, no qual são processadas as vendas e atualizado o estoque.

O galpão onde a empresa está instalada conta com uma infraestrutura adequada. Apresenta prateleira metálica em dois níveis (armazenamento de linha branca) nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com