TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 7 Desperdícios

Por:   •  7/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho Manufatura Enxuta

Ricardo Vieira Ventura – 1403787 – Universidade Positivo

  1. 7 Desperdícios

Um dos maiores objetivos das organizações que aplicam o Lean Manufacturing é combater e eliminar os 7 desperdícios, que podem ocorrer na produção e/ou em produtos. Os desperdícios ocultos devem ser descobertos e eliminados antes que possam se tornar grandes demais, causando um problema maior para a organização. Alguns exemplos de desperdícios ocultos são: custos de urgência nas entregas, procedimentos desnecessários, falhas de equipamentos, tempo perdido em função de acidentes, excesso de inventário, etc. Os desperdícios visíveis têm uma identificação mais facilitada, alguns exemplos são:  defeitos, retrabalhos, excesso, refugos ou atividades de inspeções.

Figura 01: Desperdícios visíveis e ocultos que podem ser encontrados na indústria.

[pic 1]

Fonte: Citisystems (2018)

  1. Processos Desnecessários

Em uma linha de produção analisada, 40% dos produtos sofrem retrabalho no acabamento, devido a rebarbas ou defeitos do processo anterior envolvendo poliuretano, excesso de poliéster ou cola.

No processo administrativo, perde-se muito tempo na coleta de assinaturas, o responsável pelo documento precisa se deslocar pela fábrica inteira para coletar as assinaturas dos envolvidos.

  1. Movimentos

O deslocamento da produção é muito alto devido ao layout. O almoxarifado está instalado em um barracão que contém apenas 2 linhas de produção, portanto as outras 7 linhas necessitam de um deslocamento muito grande, visto que é um processo que não agrega valor ao produto e muitas vezes duas pessoas precisam se deslocar simultaneamente para levar um determinado produto.

No processo administrativo, o fluxo de informações e a necessidade de comunicação gerava uma perda muito grande de tempo. A solução simples e barata foi o investimento em walkie talks para os líderes de linha e pessoas específicas dos setores administrativos.

  1. Inventário

Uma gama de produtos muito grande pode afetar o controle do estoque caso o responsável não seja organizado. Um problema muito grande são peças e/ou produtos sem baixa no sistema ou sem identificação, pois isto pode gerar uma ordem de produção para produtos que já constam em estoque, ou seja, será uma produção desnecessária.

Outro problema da variedade dos produtos, é que muitos deles trazem prejuízos, pois a demanda é muito baixa, fazendo com que os custos operacionais de setup por exemplo, não sejam dissolvidos e por consequência causando prejuízo na venda. Um levantamento realizado pela rentabilidade por produto, mostrou que de X itens vendidos, apenas 30% era viável realizar as vendas. Esse era um desperdício oculto, pois os prejuízos dos outros 70% eram encobertos pelos 30% rentáveis.

  1. Transporte

Problemas de layout podem gerar os grandes problemas de transporte. Um exemplo é para chegar ao produto acabado do setor de líquidos. Alguns itens específicos são compostos por peças injetadas, extrusadas e por matérias primas como carvão ativado para eliminar impurezas da água.

O polipropileno específico para peças injetadas chega do fornecedor e vai para o almoxarifado. O responsável pelo transporte vai até o almoxarifado e leva o polipropileno para as injetoras. As peças injetadas retornam ao estoque para prosseguir para o setor de líquidos.

Outros dois polipropilenos específicos são utilizados para fazer a extrusão dos elementos filtrantes e chegam de outro fornecedor e vão para o almoxarifado. O responsável pelo transporte vai até o almoxarifado e leva o polipropileno para o setor das extrusoras. Das extrusoras, os elementos semiacabados vão para o setor de líquidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (54.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com