TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Carros Híbridos

Por:   •  19/11/2018  •  Monografia  •  5.433 Palavras (22 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 22

RESUMO

Veículos híbridos elétricos são veículos que utilizam dois sistemas de propulsão, o primeiro sistema tem como fonte de energia um combustível derivado do petróleo ou etano que são armazenados em um reservatório, e como conversor o motor a combustão interna e o segundo sistema tem como fonte de energia a energia elétrica nesse caso o armazenamento é feito em baterias,  e como conversor o motor elétrico. Este tipo de veículo visa utilizar o melhor de cada sistema fazendo com que o mesmo tenha um bom desempenho. Este trabalho tem como proposta a análise e viabilidade de conversão de veículos convencionais em veículos híbridos de configuração em paralelo aos sistemas originais, onde serão analisados os sistemas aplicados em veículos híbridos da atualidade, sugerindo uma possibilidade de atribuir tais sistemas aos veículos cujos proprietários preferem atualizar ao invés de substituir.

ABSTRACT

Hybrid electric vehicles are vehicles that use two propulsion systems, typically the first system has as a source of energy a petroleum-derived fuel or ethanol that are stored in a reservoir, and as the combustion engine converter internal and the second system has as a source of energy to electrical energy in that case is done in storage batteries, and how electrical motor converter. This type of vehicle aims to use the best of each system so that it has a good performance. This work has the proposal analysis and feasibility of converting conventional vehicles into hybrid vehicles in parallel with the original systems, where they will be analyzed the systems applied in hybrid vehicles today, suggesting a possibility of assigning such systems for vehicles whose owners prefer to update rather than replace.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        13

        1.1        OBJETIVO GERAL          14

        1.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS         15

2        HISTÓRIA DOS VEÍCULOS HÍBRIDOS         16

3        IMPACTOS AMBIENTAS GERADOS PELOS MCI         19

        3.1        QUESTÕES AMBIENTAS         20

4        CENÁRIO ATUAL DOS VEÍCULOS         23

        4.1 TOPOLOGIA         23

        4.2 BATERIAS         25

5        VEÍCULOS HÍBRIDOS ELETRÍCOS         27

        5.1 HÍBRIDOS SÉRIE         29

        5.2 HÍBRIDO PARELELO        00

        5.3 HÍBRIDO SÉRIE PARALELO        00        5.4 HÍBRIDO COMPLEXO        00

        CONCLUSÃO        00

        REFERÊNCIAS         39


1        INTRODUÇÃO

Com uma frota de veículos que em pouco tempo poderá estar ultrapassada a melhor solução seria o sucateamento ou a criação de dispositivos que permitam a hibridização?

Este trabalho pretende detalhar os dispositivos de hibridação com ênfase nos elétricos, comparando a viabilidade do ponto de vista econômico e ecológico desses equipamentos.

Segundo a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) em 2017 foram produzidos 728.691 veículos automotores de combustão interna no Brasil. Com a conscientização ambiental cada vez mais associada às inovações, aumentou a preocupação com a atual taxa de emissão de CO2 na atmosfera pelos veículos automotores. Desta forma, as montadoras, em cumprimento a determinados tratados ambientais, e já notando um despontamento transicional de mercado, cada vez mais investem em dispositivos que possivelmente substituirão os atuais motores veiculares de combustão interna.

Em face dos problemas ecológicos gerados pelos veículos automotores de combustão interna, os dispositivos de hibridação, e/ou carros elétricos representando o gênero dos ecologicamente corretos estão cada vez mais se consolidando como tendência de mercado.

Com maior aproveitamento do trabalho gerado pelos motores elétricos em comparação aos veículos convencionais, estudos estão sendo realizados para comprovar a viabilidade da inserção deste tipo de tecnologia.

           Este trabalho pretende comparar tecnologias empregadas nos veículos que já utilizam o sistema hibrido ou apenas elétrico, esclarecendo as vantagens e desvantagens desses sistemas, analisar parâmetros técnicos no qual se compara o motor a combustão com o elétrico, apontar a viabilidade econômica de transformar um veículo de combustão interna em hibrido.

1.2        Justificativa

O Brasil conta hoje com uma frota de aproximadamente 97.5 milhões de veículos (DENATRAN, 2018) com uma participação mínima de veículos híbridos, e devido a essa grande diferença de percentual torna viável esse estudo de atualização dos veículos convencionais transformando-os em híbridos com o auxílio de um dispositivo sobreposto, contudo, justifica-se de uma maneira sócio ecológica e economicamente viável.

A elaboração de tais dispositivos vem ao encontro de uma necessidade atual que certamente irá oferecer alternativas aos proprietários de veículos que não tenham a intenção de sua substituição, outra questão que pode favorecer este projeto é a possibilidade do uso das mesmas tecnologias empregadas nos novos veículos híbridos que estão sendo disponibilizados no mercado.  

Essa sugestão pode ser aplicada até mesmo aos fabricantes desses veículos, que podem receber tais dispositivos, favorecendo a preservação de muitas plataformas de fabricação evitando grandes investimentos em novas linhas de montagem possibilitando uma concorrência mais justa ao mercado e ao consumidor final.

        Em paralelo a essa transição atual que sugere o desenvolvimento de novas alternativas de geração e de fontes de energia renováveis em favor da substituição dos combustíveis fosseis que por sua vez a maior representação no aumento dos prejuízos econômicos e ambientais atrelados ao uso de veículos automotores.

Em tempos em que a necessidade do uso de veículos se tornou indispensável a maioria da população essa preocupação não mais pode ser desconsiderada nem mesmo deixada para um segundo plano, sendo assim essa pesquisa tende a colaborar com a difusão de novas alternativas para tais questões.

1.3        Objetivo Geral

Avaliar os tipos de dispositivos aplicados aos veículos hibridos e eletricos a fim de comparar os resultados buscando definir o sistema mais adequado a nossa proposta, verificar tendências do mercado automotivo e as soluções alternativas para a adequação socio-ambiental e econômica.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (796.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com