TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios Da Inclusao Digital Aos Professores De EJA

Monografias: Os Desafios Da Inclusao Digital Aos Professores De EJA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 8

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS

Giselia Cristina Rosa

OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DOS RECURSOS TECONOLÓGICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EJA.

PALMEIRÓPOLIS – TO

MAIO, 2014

Giselia Cristina Rosa

OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DOS RECURSOS TECONOLÓGICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EJA.

Trabalho apresentado ao Instituto Federal do Tocantins - IFTO como parte de requisitos para qualificação do projeto de pesquisa na disciplina de Pesquisa e Produção de Trabalho de Conclusão de Curso Pós-PROEJA.

Orientador: Prof. M.Sc. Daniele Bueno Godinho Ribeiro

PALMEIRÓPOLIS – TO

MAIO, 2014

RESUMO

Este trabalho busca abranger algumas questões da relação entre o professor de matemática da EJA e a inserção no mundo digital através da aplicação dos novos recursos tecnológicos em suas aulas com enfoque principal ao computador e internet que poderiam ser usados como recurso didático durante a prática docente. Para a investigação, será adotada a hipótese de que a maioria dos professores de matemática ainda teme e se recusam a inserir os novos recursos tecnológicos principalmente o uso do computador e da internet em suas aulas, e que este medo se dá pela falta de preparo e conhecimento técnico por parte dos próprios professores. Como metodologia será adotada inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre a história da informática, o surgimento da informática educacional, os desafios enfrentados pelo professor frente às novas tecnologias e finalmente será realizada uma pesquisa de campo a fim de diagnosticar o que pensavam os professores da EJA na cidade de Paranã a respeito do uso do computador com ênfase à internet no processo de ensino aprendizagem da matemática. Este estudo disserta então sobre os desafios encontrados pelos professores de matemática que na maioria das vezes não receberam formação específica em informática educacional ou mesmo em internet e ao verem acontecer a inserção da inclusão digital na escola se sentem imersos em uma zona de risco e não possuem auto confiança para acompanhar esta revolução midiática. Através deste estudo espera se constatar que o processo de inclusão digital deve acontecer primeiramente com os professores para que estes possam ter conhecimento e segurança para planejar e ministrar suas aulas tendo como suporte toda a gama de recursos oferecidos pelas novas tecnologias.

Palavras-chave: Educação, Desafios, Formação, Prática- pedagógica, Computador e Internet.

1 INTRODUÇÃO

A Matemática é uma ciência que está ligada diretamente ao cotidiano dos cidadãos, de natureza lógica, e tem nos últimos anos papel muito importante na solução para problemas científicos e tecnológicos .

Com a consolidação do computador e todos os recursos tecnológicos e mídias que temos disponíveis, podemos explorar fatores como interação homem-computador e experimentação, na solução de problemas de ensino e aprendizagem, oferecendo uma prática mais rápida e efetiva, onde o intercâmbio com a tecnologia incentiva professores a buscar nova forma de ensinar e aprender.

A elaboração desta pesquisa busca apresentar o uso do computador e softwares educativos nas aulas de Matemática e da EJA, como um importante recurso metodológico e didático, disponibilizando de maneira geral aos alunos, oportunidades de inovação.

Os objetivos dos PCN’s - Parâmetros Curriculares Nacionais pontuam a necessidade de diferentes formas de desenvolver raciocínio: (PCN, 1988, p. 8) "[...] a potencialidade do conhecimento matemático deve ser explorada da forma mais ampla possível no ensino fundamental, e com isto levar o aluno, entre outros objetivos, a compreender e transformar o mundo a sua volta; resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados; desenvolver formas de raciocínio; estabelecer conexões entre temas matemáticos e outras áreas[...]”.

Desta forma régua, esquadro, compasso e transferidor não são os únicos recursos que ocupam as mochilas dos estudantes, versões eletrônicas desses instrumentos mais sofisticadas e lúdicas vêm ganhando espaço nos discos rígidos (os HDs) de micro escolares, tabletes, e até mesmo em celulares smarth fones utilizados pela maioria dos jovens. As ferramentas utilizadas trazem também em muitos projetos os softwares educativos, programas de computador cada vez mais comuns nas aulas de matemática.

Muitos anos foram marcados pela presença do quadro negro, do giz e do livro didático como instrumentos tecnológicos mais utilizados no ensino para a mediação pedagógica. No entanto, nos últimos anos presenciamos a difusão de um artefato tecnológico, uma ferramenta complexa que está se expandindo, tomando conta de, praticamente, todas as instâncias educacionais: o computador e os androides.

2 JUSTIFICATIVA

Com todas as mudanças, que está acontecendo em nossa sociedade, é inimaginável que o professor, principalmente de Matemática continue centrando sua prática pedagógica na transmissão de conhecimentos por meio de giz ou pincel. Uma vez que, a sociedade caminha para um mundo marcado pela presença de tecnologias que se diferem do lápis e do papel, mas que podem ser trabalhadas unilateralmente com estes recursos, gerando várias conjecturas as quais podem ser analisadas e debatidas entre professores e alunos.

Uma aula com a presença de novas mídias como: computadores, softwares, calculadoras, retro – projetores, data show e até mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com