TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios da Governança Corporativa no Brasil e no Mundo

Por:   •  23/3/2023  •  Exam  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Palestra: Os Desafios da Governança Corporativa no Brasil e no Mundo

Governança corporativa é um sistema de controle. É um sistema que vai controlar e monitorar os processos organizacionais, tudo que acontece na organização. A partir do momento em que a empresa passa a ser uma empresa de capital aberto, há a necessidade de um controle na empresa para prestação de contas e transparência.

A governança faz parte da estrutura organizacional da empresa, é um mecanismo de controle, monitoramento e fiscalização, e tem como princípios a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa.

A transparência consiste na comunicação interna e externa da empresa. A equidade refere-se ao tratamento igualitário, independente do cargo ou função. A prestação de contas está diretamente ligada a transparência, com a prestação de contas é possível verificar uma boa governança, e verificar quanto a possíveis fraudes na empresa. A responsabilidade corporativa diz respeito a responsabilidade social e ambiental da empresa, trata-se da responsabilização pelos seus atos.

A governança nas empresas pode gerar benefícios como ausência ou redução de escândalos e conflitos, valorização da imagem da empresa e aumento do valor de mercado da organização por gerar uma boa imagem no mercado.

A implantação da governança pode ser dividida em algumas etapas, são elas, a criação de um conselho administrativo, a criação de uma politica de gestão de crise e monitoramento das ações da governança.

É importante para a empresa a detecção de possíveis problemas e riscos que possam levar a momentos críticos.

Para o monitoramento da governança podemos utilizar o ciclo PDCA (Plan;Do;Check;Action) para análise e verificação de algo que possa vir a prejudicar a empresa, fazendo sua correção imediatamente.

A empresa deve estar em constante atualização na sua governança corporativa para sua sobrevivência perante a concorrência, deve gerenciar seu risco e cada vez mais profissionalizar os trabalhadores.

A governança corporativa deve promover a integração da área de compliance aos demais setores da organização, deve cumprir com o código de ética e conduta da empresa, promover treinamentos e trabalhar a comunicação interna da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (21.8 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com