TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DESAFIOS E FORMAÇÃO NUM MUNDO TECNOLÓGICO.

Por:   •  23/4/2016  •  Monografia  •  13.507 Palavras (55 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 55

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

VALDINEI CARDOSO DA SILVA

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:

DESAFIOS E FORMAÇÃO NUM MUNDO TECNOLÓGICO.

DOURADOS – MS

2012

[pic 2]

VALDINEI CARDOSO DA SILVA

 

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:

DESAFIOS E FORMAÇÃO NUM MUNDO TECNOLÓGICO.

Trabalho de conclusão para obtenção do título de graduação em Licenciatura em Matemática apresentado à Universidade Paulista – UNIP.  

Orientadora: Profa. Ma. Paula Martins da Silva

DOURADOS – MS

2012

                                       [pic 3]

VALDINEI CARDOSO DA SILVA

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:

DESAFIOS E FORMAÇÃO NUM MUNDO TECNOLÓGICO.

Trabalho de conclusão para obtenção do título de graduação em Licenciatura em Matemática apresentado à Universidade Paulista – UNIP.  

Orientadora: Profa. Ma. Paula Martins da Silva

Aprovado em:

       BANCA EXAMINADORA

_______________________/__/___

Prof. _________________________

Universidade Paulista – UNIP

_______________________/__/___

Prof. _________________________

Universidade Paulista – UNIP

_______________________/__/___

Prof. _________________________

Universidade Paulista – UNIP

                         

 

Minha mãe Maria Aparecida, pessoa fundamental para que eu desse mais este passo e tantos outros que ainda darei em minha vida. A ela:

OFEREÇO

Minha esposa Jaqueline , grande parceira nessa trajetória que sempre esteve ao meu lado me incentivando, me encorajando, com muita compreensão e com apoio incondicional, entendendo cada momento de “desatenção” e ausência e,certamente, aprendeu muito com isso. A ela,

DEDICO

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, agradeço a Deus que me deu a vida e está sempre presente em meus caminhos, que durante as dificuldades me confortou, mostrou o caminho e me fortaleceu para dar mais um passo e pela oportunidade de concluir este trabalho.

A meus queridos pais, que desde cedo mostraram o valor da vida e o compromisso de vivê-la de forma intensa, com o vigor e a sabedoria de um peregrino que sempre está em busca de novos caminhos.

Aos meus irmãos Alvanei e Rosenilda que ao decorrer da realização desta pesquisa me incentivaram, colaboraram e pacientemente souberam compreender o meu envolvimento na elaboração deste trabalho.

Porém, o meu maior MUITO OBRIGADO! neste momento de minha vida, é para  a minha esposa Jaqueline, minha companheira e mulher da minha vida, que eu  escolhi e me escolheu para compartilharmos nossa história, por me ensinar todos os dias, por respeitar as minhas escolhas, por me incentivar e acreditar em mim, por me amar do jeito que sou e me fazer esposo.

A Profª Zeza Inácio, pelo carinho , dedicação , compreensão e principalmente pela paciência que teve comigo durante este curso de licenciatura.

A Profª. Ma. Paula Martins da Silva, pela dedicação e paciência em suas orientações prestadas na elaboração deste trabalho.

Aos membros da banca avaliadora, pela paciência na leitura deste trabalho de conclusão de curso.

Finalmente, a todos que fizeram parte desta longa e salutar jornada e que de um jeito ou de outro, colaboraram e me apoiaram na elaboração deste trabalho, os meus sinceros agradecimentos, que Deus em sua infinita misericórdia derrame suas bênçãos, como raios de luz sobre todos. Muito obrigado.

.  

 “ Nossa mente é a melhor tecnologia, infinitamente superior em complexidade ao melhor computador, porque pensa, relaciona, sente, intui e pode surpreender.”

José Manoel Moran

       

RESUMO[pic 4]

Alguns professores ainda se perguntam sobre porque e como ensinar com uso de tecnologias digitais enquanto muitos são oriundos dos cursos de licenciatura, formados sem capacitação para utilizar tais recursos para o ensino-aprendizagem da disciplina. Este trabalho tem por objetivo focalizar a educação matemática e os recursos tecnológicos através de um estudo bibliográfico, permitindo a compreensão da necessidade de se repensar a educação matemática frente à constante evolução tecnológica de nossa era. Nesse estudo, vamos abordar sobre o perfil do educador frente às inovações tecnológicas e como o ensino e aprendizagem devem ser vistos para atender as novas exigências da sociedade. Procura se expor esse tema de forma simples, mas clara, caracterizando que as  novas tecnologias presentes no cotidiano devem ser inseridas e devidamente trabalhadas também no cotidiano escolar. O principal objetivo deste estudo é o de mostrar que os recursos tecnológicos é um instrumento facilitador para o ensino na atualidade, onde permite transformar os processos de pensamento e os processos de construção do conhecimento, e que tornou-se inevitável a utilização de novos instrumentos de informática e comunicação no ensino, pois ao inserir o uso de novas tecnologias no ensino da matemática, buscamos um ensino mais dinâmico e prazeroso, onde o aluno constrói seu conhecimento, tendo o professor como seu mediador, e o professor têm o estímulo necessário para estar em constante aperfeiçoamento de suas práticas e conhecimentos. A formação continuada deve ser incentivada e praticada em todos os momentos da vida do docente, principalmente ao querer aliar-se novas tecnologias e educação, pois este é um caminho natural da educação na atualidade, mas deve ser amplamente discutido e trabalhado com seriedade, para de fato se tornar uma melhoria e não um entrave no ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (94.3 Kb)   pdf (530.2 Kb)   docx (58.8 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com