TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Efeitos e Impacto Econômico de Corrosão

Por:   •  31/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.338 Palavras (18 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 18

Os efeitos e Impacto Econômico de Corrosão

A CORROSÃO é um processo natural. Assim como a água flui para o menor

nível, todos os processos naturais tendem para a menor energia possível estados. Assim, por exemplo, ferro e aço têm uma tendência natural de combinar com outros elementos químicos para retornar à sua menor energia estados. Para retornar a estados de energia mais baixos, ferro e aço freqüentemente

combinam com oxigênio e água, ambos presentes na maioria dos ambientes, para formar óxidos de ferro hidratados (ferrugem), similares em composição ao minério de ferro original. A figura 1 ilustra a corrosão ciclo de vida de um produto de aço.

[pic 1]


A definição de corrosão

Corrosão pode ser definida de várias maneiras. Algumas definições são muito estreitar e lidar com uma forma específica de corrosão, enquanto outros são ampla e cobrir muitas formas de deterioração. A palavra corroer é derivada do latim corrodere, que significa “roer pedaços”.

A definição geral de corroer é comer ou desgastar gradualmente, como se roendo. Para os propósitos aqui, a corrosão pode ser definida como uma ou reação eletroquímica entre um material, geralmente um metal, e seu ambiente que produz uma deterioração do material e suas propriedades.

O ambiente consiste em todo o entorno em contato com o material. Os principais fatores para descrever o ambiente são os seguintes:

(a) estado físico - gás, líquido ou sólido;

(b) composição química— constituintes e concentrações; e

(c) temperatura. Outros fatores podem ser importante em casos específicos. Exemplos desses fatores são o relativo velocidade de uma solução (devido a fluxo ou agitação) e cargas no material, incluindo tensão residual dentro do material. O A ênfase neste capítulo, bem como em outros capítulos deste livro, está corrosão aquosa ou corrosão em ambientes onde a água está presente. A deterioração dos materiais devido a uma reação com gases quentes, no entanto, está incluído na definição de corrosão dada aqui.

Para resumir, a corrosão é a deterioração de um metal e é causada pela reação do metal com o meio ambiente. Referência para marinho corrosão de um empilhamento de cais significa que o empilhamento de aço corrói por causa de sua reação com o ambiente marinho. O ambiente é saturado água do mar. O ambiente pode ser melhor descrito especificando a análise química da água do mar e a temperatura e velocidade da água do mar na superfície de empilhamento.

Quando a corrosão é discutida, é importante pensar em uma combinação de um material e um ambiente. O comportamento de corrosão de um material não pode ser descrito a menos que o ambiente no qual o material é estar exposto é identificado. Da mesma forma, a corrosividade ou agressividade um ambiente não pode ser descrito a menos que o material a ser exposto para esse ambiente é identificado. Em resumo, o comportamento da corrosão do material depende do ambiente ao qual está sujeito, e a corrosividade de um ambiente depende do material expostos a esse ambiente.

É útil identificar combinações naturais e combinações não naturais na corrosão. Exemplos de combinações naturais ou desejáveis ​​de material e ambiente incluem níquel em ambientes cáusticos, chumbo em água e alumínio em exposições atmosféricas. Nestes ambientes, a interação entre o metal e o meio ambiente geralmente não resultam em problemas de corrosão prejudiciais ou onerosos. A combinação é uma combinação natural para fornecer um bom serviço de corrosão. Combinações antinaturais, por outro lado, são aquelas que resultam em corrosão do metal devido à exposição a um indesejável meio Ambiente. Exemplos de combinações não naturais incluem cobre em soluções de amônia, aço inoxidável em ambientes contendo cloreto (por exemplo, água do mar) e chumbo com vinho (ácido acético em ataques de vinho conduzir). Tem sido postulado que a queda do Império Romano pode ser atribuído em parte a um problema de corrosão, especificamente o armazenamento de vinho em vasos revestidos de chumbo. Chumbo dissolvido no vinho e consumido por a hierarquia romana resultou em insanidade (envenenamento por chumbo) e contribuiu para a eventual queda subsequente. Outra anedota sobre chumbo e bebidas alcoólicas remonta à época de Benjamin Franklin.

Uma manifestação foi a “dor de barriga seca” acompanhada de paralisia, que foi mencionado por Franklin em uma carta para um amigo. este doença foi realmente causada pela ingestão de chumbo de chumbo corroído Condensadores de bobina usados ​​na fabricação de conhaque. O problema tornou-se tão difundido que a legislatura de Massachusetts aprovou uma lei no final dos anos 1700 que proibiu o uso de chumbo na produção de bebidas alcoólicas.

Talvez o mais perigoso de tudo seja a corrosão que ocorre nas principais plantas, tais como usinas de energia elétrica ou processamento químico plantas. Os desligamentos da planta podem ocorrer e ocorrem como resultado da corrosão. Isto é apenas uma de suas muitas conseqüências diretas e indiretas.

Algumas conseqüências são econômicos e causam o seguinte:

  • Substituição de equipamentos corroídos;
  • Overdesign para permitir a corrosão;
  • Manutenção preventiva, por exemplo, pintura;
  • Desligamento do equipamento devido a falha de corrosão;
  • Contaminação de um produto;
  • Perda de eficiência - como quando os produtos de superdesign e corrosão;

            diminuir a taxa de transferência de calor em trocadores de calor;

  • Perda de produto valioso, por exemplo, de um contêiner que corroeu através;
  • Incapacidade de usar materiais desejáveis;
  •  Danos do equipamento adjacente àquele em que ocorre falha de corrosão.

Ainda outras conseqüências são sociais. Estes podem envolver os seguintes problemas:

  • Segurança, por exemplo, falha súbita pode causar incêndio, explosão, liberação;

            de produto tóxico, e colapso de construção;

  • Saúde, por exemplo, poluição devida ao produto fugitivo da corrosão;

            equipamento ou devido a um produto de corrosão;

  • Depleção de recursos naturais, incluindo metais e combustíveis usados ​​para

            fabricá-los;

  • Aparência como quando o material corroído é desagradável ao olho Naturalmente, todos os itens sociais anteriores têm aspectos econômicos também (veja a discussão que se segue, “Economic Impact of Corrosion”).

Claramente, há muitas razões para querer evitar a corrosão.


As muitas formas de corrosão


A corrosão ocorre em várias formas amplamente diferentes. A classificação é geralmente baseado em um dos três fatores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (430.4 Kb)   docx (280.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com