TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONVERSAS PARALELAS NO COTIDIANO: SEUS EFEITOS E IMPACTOS NA VIDA SOCIAL

Por:   •  17/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  2.059 Visualizações

Página 1 de 8

CONVERSAS PARALELAS NO COTIDIANO: SEUS EFEITOS E IMPACTOS NA VIDA SOCIAL

Gabriela Harumi O. K. Oberger

Jackson Felipe da Silva

Patrícia da Silva Figueiredo

Roanaldo dos Santos Rocha

Resumo

Neste artigo desenvolvemos uma breve análise sobre as conversas paralelas, muitas vezes caracterizadas por indisciplina. Atentamos para a necessidade de se buscar o entendimento desta problemática, a fim de investigar quais os motivos efeitos e impactos que a conversa paralelas podem afetar a vida social. Para tanto, levantamos alguns pontos de vista provenientes de situação ocorrida em nosso meio, acreditando no potencial deste tema no que se refere a compreender as situações que levam à conversa atravessada, aquele comentário desnecessário seja em sala de aula, durante uma reunião e no dia-a-dia.

Palavras-chaves: Conversas Paralelas.

  1. Introdução

“Menina deixa eu te contar o que aconteceu comigo ontem”, “Olha o sapato novo que comprei ”-“Kara, você viu como meu time jogou bem ontem?” É mais ou menos assim que se inicia uma conversa de entre as pessoas. Conversar não é nenhum problema, porém na maioria das vezes a conversa acaba sendo mais importante que os objetivos do dia! Algumas pessoas querem contar tudo o que aconteceu em sua vida após o final do expediente do dia anterior (como foi à volta para casa, a relação com o esposo ou esposa, o que os filhos aprenderam na escola, curiosidades sobre o bichinho de estimação, como dormiram e como foi o trajeto na condução até a volta ao trabalho).  É natural que aconteça essa situação, pois somos todos seres humanos e necessitamos dividir nossas emoções com pessoas que nos cercam no dia a dia.

 Porém avalia-se pelo menos três horas perdidas em produtividade apenas com essas “conversinhas” que como todos dizem, não faz mal a ninguém, mas faz um tremendo mal para os indicadores e metas da organização.

Conversa paralela fora de hora, apesar de ser muito comum em qualquer ambiente podem prejudicar ou influenciar a busca por resultados de qualquer organização, isso porque ela não tira só a atenção das pessoas, como também afeta a qualidade, produtividade e o prazo de entregas das tarefas e atividades, um exemplo bem claro de conversa paralela é em sala de aula, manter o foco durante a aula é essencial para um bom aprendizado, mesmo assim, alguns alunos dispersam sua atenção durante as aulas e começam a conversar sobre assunto completamente divergente daquele proposto pelo professor e acabam  prejudicando tanto a si próprio como os colegas.

 Esta questão de conversa paralela é um dos temas relevantes que atualmente mobilizam professores, em diferentes locais e contextos, assim acaba surgindo às indagações: Será que minhas aulas não são estimulantes ou os alunos é que estão desinteressados? Como devo proceder? Será que devo convocar os pais? Será que devo me utilizar de outros recursos didáticos? Onde é que devo melhorar em meus procedimentos didáticos para conseguir “cativar” os alunos? O que estaria errado? A lousa? O ritmo de minha aula? Meu comportamento em sala? Estas são apenas algumas das questões ditas com frequência por professores que lamentam a dificuldade em se trabalhar minimamente com a ordem necessária à aprendizagem, a disciplina é fundamental para que uma lição siga sem interrupções desnecessárias e o aprendizado ocorre de forma mais tranquila.

  1. CONVERSAS PARALELAS DURANTE AS AULAS
  1. Quais suas prováveis causas?

Não temos como intenção apresentar uma solução para o problema, mas, sim, uma forma de amenizá-lo, apontar estratégia simples que, quando realizadas pelo professor, têm como resultado um melhor rendimento da aula.

  • Deixar com que os alunos se envolvam com o aprendizado, evitando explicações e instruções desnecessárias ou extensas demais;
  • Definir um objetivo e tempo limite para conclusão das atividades
  • Evitar atividades repetitivas;
  • Monitorar os alunos durante as atividades, a fim de evitar o tempo excessivo, porém garantir o tempo suficiente;

 Outro exemplo de conversas paralelas é no ambiente de trabalho podendo gerar transtornos, advertência e até mesmo demissões por justa causa, sem contar que este comportamento pode manchar a imagem profissional do colaborador perante seus superiores.

É importante lembrar que a comunicação é fundamental no meio profissional, pois, é através delas que surgem novas ideias, projetos criativos e inovadores, assuntos fora do contexto profissional deve ser tratado com cautela, de preferência nos horários de intervalo ou fora do expediente, neste caso o bom senso é fundamental. A conversa paralela não restringe ao vinculo face a face, pelo contrario, elas também podem estar presentes na utilização de redes sociais, e-mail pessoal ou chats coorporativos durante o horário de expediente, existem empresas que já estabelecem regras e normas sobre conversinhas fora de hora durante a contratação do profissional, ou seja, ao ser contratado o colaborador já fica ciente do que pode e não pode, do que deve ou não deve fazer durante seu horário de trabalho.

  1.  O impacto das conversas paralelas no dia a dia

Vamos utilizar o exemplo de uma Central em Call Center, no qual os Analistas de atendimento sentam um ao lado do outro. Sempre tem aquele funcionário que adora a conversar e fica extremamente incomodado com os colegas que estão trabalhando. Esse acaba “cutucando” o outro, convencendo-o a debater um determinado assunto, fazendo com que a perda de foco seja mútua, e pior, geralmente esse tipo de pessoa gosta de criar grupos de debate, levando contigo pelo menos uns quatro analistas que estão próximos a ele. Imagine uma equipe de 15 Analistas com 04 que geralmente perdem o foco, neste caso o tempo perdido afetará a produtividade.

  1. Como trabalhar de maneira estratégica e eliminar ao máximo as conversas paralelas em qualquer ambiente

A regra é simples o individuo “tagarela” deve ficar o mais próximo possível do responsável pela equipe e mais distante possível de grupo de pessoas, por exemplo, em uma mesa de ponta ou em uma fileira sem vizinhos. Reduza ao máximo as chances dessa pessoa se perder e tirar o foco das outras pessoas, além disso, acabar com o grupinho que perde o foco é saudável e a equipe só tem a ganhar e poderá ser reconhecida pelas metas alcançadas.

OBSERVAÇÃO: O curioso é que as pessoas “tagarelas” não perdem o foco, mas tiram praticamente todo o foco da equipe com seus assuntos. Ele sabe trabalhar e conversar simultaneamente, porém infelizmente alguns que o acompanha não sabem unir as duas coisas e se perdem, portanto não leve em consideração apenas o resultado desse colaborador, analise também seu comportamento no dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (367.6 Kb)   docx (191.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com