TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Elementos de Máquinas

Por:   •  18/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

APS 2 – ESTUDO DIRIGIDO DOS ARTIGOS 1 e 2

DEFINIÇÕES CONFORME O ARTIGO 1

a) Manutenção Corretiva Planejada.

R: Manutenção Corretiva Planejada: é a correção do desempenho menor do que o esperado ou da falha, por decisão gerencial, isto é, pela atuação em função do acompanhamento da condição, ou pela decisão de operar até a quebra.

b) Manutenção Corretiva Não Planejada.

R: A ABNT (1994) na sua norma NBR 5462 a define como a manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida.

c) Manutenção Preventiva.

R: Manutenção Preventiva: Segundo Araújo e Santos (2004), consiste em um trabalho de prevenção de defeitos que possam originar a parada ou um baixo rendimento dos equipamentos em operação.

d) Manutenção Preditiva.

R: tem como característica básica o monitoramento de parâmetros que caracterizam o estado de funcionamento dos equipamentos, os métodos empregados envolvem técnicas e procedimentos de medida, acompanhamento e análise desses parâmetros.

e) Manutenção Detectiva.

R: é uma ação de investigação em equipamentos ou máquinas, com o objetivo de encontrar falhas não perceptíveis às equipes de operação e, até mesmo, para a equipe de manutenção.  Esse tipo de manutenção é fundamental na garantia de confiabilidade e viabilidade das máquinas.

f) Engenharia de Manutenção.

R: Engenharia de Manutenção: é onde foca-se na causa básica do problema, ou seja, ao contrário de somente reparar, eliminar a razão do defeito/falha, através de estudo do projeto do equipamento, análise dos problemas e modificações.

g) Os Autores como Kelly (2006) propõem a utilização da metodologia de BCM – Business-Centered Maintenance (Manutenção Centrada no Negócio) para a gestão da manutenção.DESCREVA A METODOLOGIA BCM.

R: A metodologia BCM é descrita como um framework de orientação para definir os objetivos da manutenção, formulando planos e cronogramas de manutenção, projetar a organização da e a criação de sistemas adequados de documentação e controle.

h) O que afeta diretamente os objetivos de desempenho da maneira como a manutenção é organizada?

R: Velocidade, flexibilida, confibilidade, custos e qualidade.

i) Quais são as gerações dos sistemas de manutenção definidas por Kardec e Nascif? Cite uma característica de cada geração.

R: Primeira Geração (antes de 1940): Expectativa de conserto após a falha. Segunda Geração (1940 a 1970): Expectativa de disponibilidade crescente e maior vida útil do equipamento. Terceira Geração (Após 1970): Expectativa de maior disponibilidade e confiabilidade, melhor benefício-custo, melhor qualidade dos produtos.

j)  Sobre qualidade na manutenção, Verri (2007) afirma que diversas teorias, técnicas e ferramentas da qualidade podem ser utilizadas na atividade de manutenção. Kardec e Nascif (2001) concluem que a simples utilização dos diversos instrumentos gerenciais não é sinônimo de bons resultados e alerta que muitos gerentes têm transformado estas ferramentas em objetivos da manutenção e os resultados são desastrosos. CITE UM EXEMPLO QUE PODE SER EVIDENCIADO NUMA EMPRESA QUE VOCÊ CONHECE.

R: Exemplo bastante comum é o tratamento alguns indicadores de manutenção que são definidos pela equipe gerencial da empresa. Para o bom funcionamento da Gestão da Qualidade Total na empresa, é necessário a participação de todos funcionários da manutenção e operação, desde a equipe do “chão de fábrica” até o corpo gerencial. Com a participação de integrada de todos, a manutenção se torna muito mais eficiente na tratativa de problemas levantados pelos próprios operadores que operam determinado equipamento diariamente.

DEFINIÇÕES CONFORME O ARTIGO 2

a) Confiabilidade em manutenção.

R: a coleta de dados de falha é uma ferramenta crucial no estudo da confiabilidade. Estes dados podem ser obtidos sob condições controladas, através de testes realizados em bancos de provas, possibilitando avaliar parâmetros de confiabilidade relevantes. é preciso determinar uma distribuição de probabilidade que se adeque aos dados de tempo entre falhas do equipamento.

b) Escreva a principal função de probabilidade que é adotada para o estudo de confiabilidade em manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (251.7 Kb)   docx (260.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com