TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fenômenos de Tranporte

Por:   •  17/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI

Carlos Eduardo da Silva Junior  2019012009

Fenômenos de Transporte I Experimental

Experimento 2 – Experimento de Medida de Temperatura

Turma: 13

Itajubá-MG

2019

Sumário

1-        INTRODUÇÃO        3

2-        DESENVOLVIMENTO        3

2.1- Descrição dos equipamentos        3

2.2- Realização do experimento        4

3-        MEDIDAS E CÁLCULOS        5

4-        CONCLUSÃO        6

5-        REFERÊNCIAS        7

  1. INTRODUÇÃO

O experimento realizado no Laboratório da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), teve como objetivo observar as variações da medida da temperatura. Para tal objetivo, teve que compreender o fenômeno térmico e fazer medidas de temperatura com mudança de fase para que se possa ter conclusões efetivas.

Para realizar o experimento, teve que relembrar os conceitos de temperatura, e saber o que representa a temperatura microscopicamente e macroscopicamente. Temperatura é uma medida estatística do nível de agitação entre as moléculas, relacionado com o deslocamento de energia cinética de um átomo ou molécula. Esta definição representa a temperatura microscopicamente, pois é algo que não dá para se ver. Já a macroscopicamente é a sensação de frio ou quente, ou seja, algo que é sensitivo.

Neste experimento foram utilizados alguns equipamentos, como:

O termômetro digital, que é um instrumento amplamente utilizado em empresas, destinados a medir a temperatura em processos e produtos diversos.

Outro equipamento utilizado foi o Acetato de Sódio Trihidratado, que misturado com a água e passar por alguns processos, passou por uma observação de variação de temperatura com mudança de fase. O Acetato de Sódio é um composto cristalino incolor, da fórmula (CH3COONa), possuindo massa molar de aproximadamente 82,03. Uma curiosidade sobre esse elemento, é que o mesmo é usado em industrias têxtil para neutralizar correntes de rejeitos.

O experimento contou com uma etapa, entretanto, nesta etapa pode-se obter tanto o contato visual para ver a variação da temperatura, tanto o contato físico e matemático, podendo calcular algumas medidas e relações entre as mesmas.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1- Descrição dos equipamentos

Os equipamentos empregados no experimento foram:

Descrição

Quant

Recipiente de 300 ml

1

30 g de água

1

220 g de Acetato de Sódio Trihidratado

1

Cronômetro

1

Termômetro digital -50ºC a 300ºC

1

[pic 2]

Figura 1: Alguns dos equipamentos que foram utilizados.

2.2- Realização do experimento

O experimento realizado contou apenas com uma parte, e teve aspectos visuais, físicos e matemáticos, para que pudesse observar e calcular medidas desse fenômeno.

O experimento utilizou todos os equipamentos citados anteriormente, e se iniciou misturando os 220 g de Acetato de Sódio Trihidratado com os 30 g de água. Depois que a substancia se misturou, aqueceu-a em banho maria e, em seguida deixou-se resfriar à temperatura ambiente. Ao chegar na temperatura ambiente, introduziu o termômetro no recipiente em que se estava a mistura. Logo após essa ação, pulverizou-se uma pequena mostra de CH3COONa + 3H2O sobre a mistura em temperatura ambiente, e assim observou-se a variação de temperatura com a mudança de fase e pode verificar a final do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (638.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com