TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos De Investigação E Criminalistica

Por:   •  1/3/2023  •  Projeto de pesquisa  •  3.513 Palavras (15 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1 TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA        4

2.2 FUNDAMENTOS DE INVESTIGAÇÃO E CRIMINALISTICA        5

2.3 FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE DIREITO        6

2.4 EXPANSÃO DA CRIMINALIDADE        7

2.5 TEORIA GERAL DO DIREITO CONSTITUCIONAL        9

2.6 EXEMPLIFICANDO BOAS PRÁTICAS VIVENCIADAS EM SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL        10

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

O Direito Constitucional é um ramo do Direito Público responsável por analisar, interpretar e garantir o cumprimento da Constituição de um país; ou seja pode ser entendido como conjunto de normas que regulam e delimitam o poder do Estado e garantem o cumprimento dos direitos considerados fundamentais.

Neste contexto, a produção textual deste semestre vem com a temática “bandido bom é bandido morto” e “CPF cancelado”; expressões utilizadas pelo delegado Sivuca do Rio de Janeiro, quando em campanha eleitoral em 1986, que viralizou, tornando-se expressões cotidianas para a nossa sociedade. Tais expressões esbarram em questões controversas aos princípios do Direito Constitucional e Penal do Brasil.

No Brasil, em 2016,o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou que 60% dos brasileiros possuem concordância que “Bandido Bom é Bandido Morto”, a pesquisa adverte ainda que este é o panorama nacional da população brasileira.

Assim; a situação geradora coloca a problemática que norteará a elaboração deste relatório, no qual será desenvolvido em 6 etapas, onde discorre-se sobre o tema, fomentado pelos conhecimentos adquiridos durante os estudos das disciplinas de Teoria da argumentação jurídica; Fundamentos de investigação e criminalística; Fundamentos históricos e introdução ao estudo do Direito; Expansão da criminalidade e Teoria geral do Direito Constitucional; bem como em documentários, publicações e contexto de vivência diária visto principalmente nos telejornais.

A violência só tem aumentado, a ressocialização  tem sido ultimamente  um grande problema para os presídios, tendo em verdades a situação que os presídios se encontram nos dias atuais.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

O que vem a ser Teoria Argumentação Jurídica?

argumentação jurídica, portanto, é a capacidade de exteriorizar o conteúdo da lei e sua relação com o caso concreto, gerando uma interpretação jurídica que seja convincente. Hoje, portanto, o advogado precisa muito mais do que apenas conhecer as leis. A argumentação jurídica é uma das ferramentas mais importantes no trabalho de um profissional no exercício da advocacia. Por meio de argumentos com clareza e  convincentes, ele defende sua posição ao longo de todo o processo judicial e presta o melhor serviço para o cliente

Todos nós realizamos atos comunicativos e expressivos, que vão desde o momento em que acordamos até mesmo a hora em que voltamos a dormir, e , para isso, podemos utilizar a linguagem verbal escrita, falada, bem como a linguagem não verbal. Sabe se que para cada momento em que utilizamos essa ferramenta de linguagem, de forma consciente ou intuitiva, verificamos uma espécie de estrutura que nos leva a criar, compreender e assimilar.

Para Jakobson (2010), estão presentes no processo comunicativo os elementos da comunicação que são: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente. “Cada um desses seis fatores determina uma diferente função da linguagem (JAKOBON, 2010, p. 157).

O emissor é aquele que transmite a mensagem. Ou seja, é o sujeito que se manifesta por meio do código escolhido por ele e envia a mensagem ao receptor. Nesse caso o emissor são os policiais, a atividade policial em exercício.

O código é o conjunto de sinais escolhidos pelo emissor que são usados no processo comunicativo para a transmissão da mensagem. É o código que é decodificado pelo receptor.

O código usado na comunicação pelo emissor deve ser um código pré-estabelecido entre ele e o receptor, pois caso os dois não compartilhem do mesmo código, a comunicação será falha e não será estabelecida. O código das afirmativas são “bandido bom é bandido morto” e “CPF cancelado”.

A mensagem destacada em si,  é o objeto da comunicação. É o assunto que é tratado na comunicação estabelecida entre o emissor e o receptor, ou seja, a mensagem a se passar a sociedade é que um bandido é melhor morto ou cancelar seu CPF simplesmente.

O canal pode ser considerado como o meio em que a mensagem é transmitida, podendo ser físico ou virtual. É pelo canal que a mensagem circular até que chegue no seu destino. O canal mais utilizado hoje em dia são as redes sociais, onde a maioria da população tem acesso instantâneo.

O receptor também pode ser chamado de interlocutor, destinatário (como nos correios) ou ouvinte. Ele é quem recebe a mensagem transmitida pelo locutor. A sociedade brasileira é o receptor destes acontecimentos.

De acordo com Berlo (1989);

 “no processo de comunicação espera-se que a comunicação seja a mais fiel possível. Para tanto são necessárias habilidades comunicativas, evitando-se a todo custo os ruídos que interferem e deturpam a comunicação”

O ruído é qualquer interferência que possa atrapalhar a comunicação entre o emissor e o receptor. Mesmo não sendo um dos elementos da comunicação, ele pode aparecer em alguns momentos comunicativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (214.4 Kb)   docx (227.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com