TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Materiais de Construção

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Lista 3 – Questão 5

        5. (a). Cite duas diferenças principais entre as transformações martensíticas e perlítica.

RESPOSTA: As duas diferenças principais são:

1) A difusão atômica é necessária para a transformação perlítica, enquanto a transformação martensítica ocorre sem difusão; 2) em relação à taxa de transformação, a martensítica é virtualmente instantânea, enquanto a perlítica depende do tempo.

(b). Cite duas diferenças importantes entre os diagramas de transformação por resfriamento contínuo para aços carbono e aços liga.

        

(d). Cite duas razões pelas quais a martensita é tão dura e frágil.

 O carbono dissolve-se prontamente na austenita, porém é praticamente insolúvel na ferrita. Quando a austenita é resfriada a uma temperatura em que não é mais estável, o ferro gama (austenita) transforma-se em ferro alfa (ferrita) e o carbono é expulso da solução sólida, formando Fe3C.

 Quando se aumenta a velocidade de esfriamento da austenita, pode-se chegar a uma velocidade tal que não permite a expulsão do carbono para formar Fe3C, tem se então uma solução sólida supersaturada de carbono no ferro alfa, constituindo a martensita, cuja dureza elevada deve ser atribuída à distorção de reticulado cúbico causado pela supersaturação, a dureza máxima obtida depende do teor de carbono.

A têmpera deve ser realizada a uma temperatura superior à linha crítica A1 (deve-se evitar o superaquecimento, pois formaria martensita acicular muito grosseira de elevada fragilidade. O resfriamento deve ser rápido de maneira a formar a martensita, os meios de resfriamento variam em função da composição do aço e da espessura da peça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com